Cana de Spinning para a nossa Costa

Spinning / Corrico na Costa

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Cana de Spinning para a nossa Costa"
na nova versão do site.

tiagolaurentino
Registado: terça nov 28, 2006 7:28 am

Cana de Spinning para a nossa Costa

Mensagem por tiagolaurentino »

Deixo aqui uma questão sobre o spinning na nossa costa a cana.
Sabemos que o Spinning é uma modalidade que só agora está a ter mais foco aqui em portugal, em França por exemplo esta técnica está muito mais desenvolvida mas será que os nossos materiais são iguais aos que se utiliza em França e Espanha. Digo isto porque se aconselham muitas vezes canas de spinning 2,70 e de c.w. muito reduzidos isto é uma cana excelente sim para caneiros onde se tira fácilmente o peixe, para pescar em areia canas muito leves que não cansam os braços que nos dão maiores sensações com o peixe.
Será este tipo de canas o mais indicado para o spinning na nossa costa?
Eu penso assim é indicado para muitos locais na nossa costa isto é verdade mas nunca por exemplo onde eu pesco porque posso ter um ou 2 spots que a cana dá mas não posso trazer 2 canas e nos outros até a uma mais forte é fraca. O que eu acho é como na boia existe a pesca junto á água e em falésia. No spinning existe pesqueiros e pesqueiros uns de cima de pedras altas outros a pescar na areia.
Levanto esta questão porque quando falo da minha cana speedmaster 360 50-100 sou abordado com que cana tão grande para quê a verdade é que por aqui eu pesco fraco porque o pessoal usa canas de buldo a fazer spinning para conseguir tirar o peixe.
Será que não é melhor conjugar uma cana que lançe seja leve quanto baste, tenha um comprimento que nos permita trabalhar melhor o peixe e salvar amostras além de ser mais forte para nos ajudar a tirar o peixe em locais complicados.
Fica uma opinião sobre este assunto para uma discussão penso que engraçada. :D
Os prós e contras de cada um e a cana que utiliza para chegar-mos a conclusões.

Uma imagem de um dos onde se tem de tirar peixe por aqui.

Imagem
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Cana de Spinning para a nossa Costa

Mensagem por aranha »

embora nao seja a pesca de momento mais praticada por mim, conheço o suficiente para dar a minha humilde opinião.
tenho canas de spinning de 1m :mrgreen: 2.40, 2.70, 3.30 e 3.90, e porquê?? porque cada pesqueiro é um caso :wink:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Boas.

Eu penso que para a nossa costa o tamanho mínimo será os tais 2,70m. A partir dai sempre a subir.

O Mário quando fala de canas de metro está a falar de spinning mas em águas interiores :wink:

O material e o pescador tem de se adequar ao ambiente envolvente. Ao não fazer isso só está a aumentar as dificuldades (ferragem, retirar amostra da água, retirar / trabalhar o peixe, etc).

Uma nota acerca aqui do Sítio, não coloque imagens através de sites externos, coloque como anexo à própria mensagem, obrigado.
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

paulo Escreveu:O Mário quando fala de canas de metro está a falar de spinning mas em águas interiores :wink:
aranha Escreveu:porque cada pesqueiro é um caso :wink:
flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

Boas
Regra geral,para pescar de praia, uma cana de 2,70 a 3,10m e acção entre 10-40gr ou 20-50gr, com acção
rápida, é o mais adequado para o nosso spinning.Permite uma correcta animação de amostras de superficie, minows e jerkbaits, sem se tornar demasiado "pesada" após umas dezenas de lançamentos.A sensibilidade será tb melhor que com uma vara mais dura.Canas mais compridas dificultam as animações com a ponteira baixa, destinadas a trabalhar pencil-baits e afins na sub-superficie...
Evidente que condições especificas pedem material adequado... por ex. para corricar ás anchovas num pontão :mrgreen: 3,30 a 3,90 50-100gr e uma acção semiparabólica facilitará certamente o nosso trabalho. Na pesca na pedra e em altura os 3m povavelmente tb seram curtose um blank mais forte ajuda a "içar" o peixe caso se torne necessário...
Por outro lado, de verão, quando a Baila é o principal objectivo, uma cana com uma acção 10-40gr ou menos e +- 3m, cansa menos e permite trabalhar pequenas amostras com muito mais sensibilidade.
...assim e em jeito de conclusão diria que a cada pesqueiro\condições de mar\amostras a utilizar corresponde uma cana "ideal"... e perfeito perfeito seria trazer sempre umas 3 para estar prevenido :twisted:

cumps salgados
Serial Fisher
Registado: segunda dez 03, 2007 2:38 pm

Mensagem por Serial Fisher »

tenho alguma curiosidade nesta tecnica....nunca pratiquei mas já vi que tenho de ir ter uma aulas
pedrito
Registado: sexta out 28, 2005 3:13 pm

Mensagem por pedrito »

Ora aí esta uma duvida para a qual so arranjei resposta depois de exprimentar.Eu comecei a usar amostras directas com a minha cana de buldo(4.20)e nao foi por isso que deixei de tirar peixe mas o rendimento era curto,pois cansava me facilmente,depois comprei uma de 3.30,e parecia me a cana ideal mas ,nao,nas animaçoes como a cana baixa tambem me desgastava os braços rapidamente e nao era rapida suficiente para passeantes ou para pencilbaits como diz o Flex e bem,neste momento tenho uma de 2.70 e uma de 2.40 e estou satisfeito,quando pratico spinning de costa 95% é em pedra onde trabalho com a ponteira sempre abaixo da cintura e nao vejo inconveniente de a cana ser tao curta,e so levanto peixe abaixo de kg.Para quem pesque em areia onde haja ondulaçao uma de 3.00m parece me uma boa soluçao,para a pedra os 2.70 sao um bom compromisso,com uma acçao de ponteira rapida de preferencia.Mas como ja foi dito tudo depende das caracteristicas dos pesqueiros por nos utilizados,eu se tivesse um pesqueiro a 3 ou 4m de altura utilizaria uma cana de 3 ou 3.30 pois baixando a cana em direcçao a agua a linha vinha a ser puxada a cerca de meio metro da água nao originando a subida involuntaria da amostra.Mas tudo depende dos gostos de cada um e da utilizaçao que lhe vamos dar.

Abraços
flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

Boas Labrax...ooops Pedrito :mrgreen:
...a primeira cana que usei para o spininng no mar tb foi uma 3.30m acção 30-60gr da Mori... #-o pensei que seria polivalente :roll: Bulbo e spinning ....agora está para ai em parte incerta :twisted:
Mas já apanhei uma teca de robalos a corricar com uma cana de beach ...á falta de outro material e com os peixinhos ali a passear na praia á minha frente :lol: ...falhei uma montanha de toques #-o ... ainda assim ofereci jantar para 6 no dia seguinte :mrgreen:

cumps salgados
Responder