Os iscos que não há à venda

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Os iscos que não há à venda"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
morcom
Mensagens: 343
Registado: sábado nov 24, 2007 10:53 am

Os iscos que não há à venda

Mensagem por morcom »

Começo por admitir que na pesca ao fundo o que me faz mais confusão é a escolha do isco certo para cada altura do ano e condições do mar.Mas ca vou mostrar os meus preferidos e que não há à venda nas casa de pesca, penso eu!!!!!

1º - Bicha Kilometro ou bicha da areia

A bicha kilometro é uma bicha muito comprida de cor bem alaranjada que consigo arranjar mais no verão em sitios com pedras ou barro caido e fundo de areia.Depois de tirar as pedras para o lado,algumas bem grandes recolho a areia do fundo e consegue-se apanhar bastante bicha.Com este isco consigo apanhar todo o tipo de peixes.É um isco muito procurado pelos pescadores cá da terra.O modo de as preparar é limpar-las bem da areia e enfiar-las em serrim de pinho para as secar,há quem mude varias vezes de serrim.É um isco que não aguenta muito tempo,penso que no maximo 2 dias.

2º - Milha de ouriço

A milha de ouriço é para mim mais dificil de iscar,mas com a pratica apanha-se o jeito.A milha de ouriço de cor bem alaranjada é bastante mole por isso deve de ser amarrada,aminha tecnica é a seguinte:enrolo um bocado de fio fino no anzol,depois coloco um bocadinho de milha e enrolo mais fio qb e mais um bocado de milha e mais fio até ficar com o isco do tamanho pretendido.Penso que não é um isco para grandes lançamentos e tem tendencia a desfazer-se na agua,quando recolho não costumo tirar o isco que sobra mas sim iscar por cima deste até que consigo ficar com o isco mais resistente.Para apanhar ouriços consigo nas marés mais baixas mas não são os meus preferidos,como pratico caça submarina tenho por habito sempre que vou ao mar trazer bastantes que são bem maiores e mais não seja para dar aos amigos que tb gostam de os comer e beber umas cervejas.Não é dos iscos que o pessoal cá da terra prefere mas toda a gente diz que é um bom isco.Eu pessoalmente nunca fiz grandes pescarias com ouriço mas quando apanho peixe,principalmente sargos,são todos bastante grandes,coincidência ou não,não sei!!!

3º - Pulgas

As pulgas são o isco para mim mais facil de apanhar,principalmente á noite,tb porque a fartura é muita.Quando as algas ou sargaço como se chama aqui,dá a costa é só ver as praias quase que infestadas com pulgas que se esconder por baixo deste.Com este isco é raro ver alguem pescar mas para mim é dos iscos que melhores resultados tenho tirado,robalos e sargos.Pesco principalmente com pulga na altura em que há fartura e de noite,mas de dia tb tenho apanhado alguns sargos.Eu isco a pulga pelas costas desta enfiando no anzol entre 4 a 6 pulgas conforme o tamanho delas.Prefiro as maiores,e dizem que as de cá são bem grandes,porque terem os cornos maiores e alaranjados,que chamam mais a atenção do peixe.Este isco não tem interesse guardar por na altura certa há muito mas se queremos pescar de dia e eles teem a mania de se enterrarem então ensinaram-me que se deve por uma rodela de batata no balde junto com eles para eles se aguentarem mais.Eu disse que estes iscos não há á venda mais ando desconfiado que já anda pessoal á apanhar pulgas para as vender.Ah,a minha maneira de apanhar pulga rapidamente é a seguinte:avista-se um monte de algas,isto de noite e sem acender qualquer luz,apercebemo-nos que tem bastantes pulgas então fazemos uma cova a cerca de meio metro das algas e então acendemos a luz virada para elas e atras da cova,então é só ve-las a saltar para o buraco e depois apanha-las para o balde.Consigo apanhar 1 milhão de pulgas em 30 segundos,acreditam????
Anexos
Ouriço
Ouriço
Pulga
Pulga
MLNunes
Mensagens: 15
Registado: domingo out 28, 2007 6:12 pm

Mensagem por MLNunes »

Boas amigo morcom.
O seu tópico chamou a minha atenção pelas pulgas. Já agora podia explicar em que tipo de pesca se usa e com que resultados?
Parabéns pelas explicações que deu sobre os iscos.
Abraço.
Mário Nunes
Avatar do Utilizador
morcom
Mensagens: 343
Registado: sábado nov 24, 2007 10:53 am

Mensagem por morcom »

Amigo Mário,eu costumo pescar com pulgas do mar ou saltões como tb lhes chamam,na pesca ao fundo.Como é um isco que não é muito resistente eu uso na pesca com lançamentos curtos para a beira(á cagadinha como costumo chamar).Em lançamentos mais longos às vezes amarro um bocadinho de fio,só mais para aguentar o lançamento,mas prefiro á cagadinha.Uso este isco como é normal á cagadinha quando o mar está mais calmo e tb com as aguas mais limpas.Experimente que não se arrepende,o problema é que nesta altura dificilmente se encontra pulgas é mais no verão quando o sargaço dá á costa.
Espero que faça grandes pescarias com este isco porque é para mim um prazer poder ajudar.

Um Abraço do Morcom
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

Boas

Com ouriços e pulga nunca pesquei, qt à bicha quilómetro, que julgo ser a Teagem, é dos meus iscos preferidos. Sempre que posso e a maré permite procuro apanhar. Também se encontra à venda mas não aconselho, sempre que comprei fiquei com a amarga ideia que tinha sido enganado. Pracase.

Ab
Manel
Avatar do Utilizador
robalo
Mensagens: 18
Registado: sábado dez 16, 2006 5:29 pm

Iscos que não há á venda

Mensagem por robalo »

Essa bicha avermelhada, é uma maravilha para qualquer tipo de peixe, na Figueira da Foz quase todos pescam com ela, chamamos-lhe minhocão.
Tambem é boa isca a minhoca de perna: apanhamo-la no meio do mexilhão, nas rochas.
Avatar do Utilizador
bluemerlim
Utilizador Regular
Mensagens: 1753
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

PedrasSalgadas Escreveu:Boas

Com ouriços e pulga nunca pesquei, qt à bicha quilómetro, que julgo ser a Teagem, é dos meus iscos preferidos. Sempre que posso e a maré permite procuro apanhar. Também se encontra à venda mas não aconselho, sempre que comprei fiquei com a amarga ideia que tinha sido enganado. Pracase.

Ab
Manel
Atenção Manel...eu acho que a bicha quilometro não é teagem,é outra coisa!!!
Nós cá pelo sul raramente encontramos disso,mas quando saimos em peniche eu levei para a malta ver se conheçiam.
São uma minhocas grossas tipo o ganso mas têm á volta de 50cm cada uma,por isso penso que não deve ser teagem Manel.

Por cá tambem tem o nome de minhoca cordel devido ao seu enorme tamnho,mas infelismente dura muito pouco tempo.
Abraço
Nuno
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

bluemerlim Escreveu:Por cá tambem tem o nome de minhoca cordel devido ao seu enorme tamnho,mas infelismente dura muito pouco tempo.
Abraço
Nuno
Olá Nuno

De facto também conheço essa minhoca cordel, pracase estive vai não vai pra comprar disso lá prós AllGarves, dizem que é mortal com as douradas. Se as houver. Ora o bacano lá da loja disse que aquilo só de encomenda, que aquelas já eram pra um Dr. da capital, e tive que ir apanhar a teagem. Aqui pró Nuorte a teagem tb se designa por bicha quilómetro, que aqui é tudo em grande.
Bem dizia eu que o cordel é bom prás douradas, se as houver, e havia mas apnheias com teagem e o tal Dr. ficou com o cordel não sei bem pra quê. Prontos.

Ab
Manel
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Os iscos que não há à venda

Mensagem por aranha »

morcom Escreveu:...A milha de ouriço é para mim mais dificil de iscar,mas com a pratica apanha-se o jeito
experimente fazer a chucha, ou seja, pegar num bocadinho de meia de senhora(vidro) e enrolar bem :wink:
Responder