A melhor forma de congelar o peixe capturado?

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies
Avatar do Utilizador
nelsonpamaral
Mensagens: 508
Registado: quarta jun 08, 2011 2:59 pm

A melhor forma de congelar o peixe capturado?

Mensagem por nelsonpamaral » quinta out 17, 2013 11:04 am

Boas pessoal,

Para já, como não sei se este será o melhor sítio para este tópico, estejam à vontade para se assim o acharem o mudarem para outro local. :fixe:

Ora bem, a minha questão centra-se no facto de alguns de nós apanharmos peixe às carradas (eu incluido é claro :^o :^o :^o :^o :^o ) e não ser possível confecioná-lo todo de seguida sendo necessário congelá-lo.

E aqui está a minha questão, qual a melhor forma de congelar o peixe capturado, de maneira a manter o mais possível toda a sua frescura e qualidade, não secando?

Eu quando o faço (muito raramente, por falta de matéria prima - o gelo está-se mesmo a ver :hahaha: :hahaha: ) não o amanho, congelando-o como veio, com escama, guelras e tripas.

E vocês, como fazem?

:fixe:



Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: A melhor forma de congelar o peixe capturado?

Mensagem por Joao Rodrigues » quinta out 17, 2013 11:08 am

É isso mesmo Nelson :fixe:
Tal como está, mesmo que tenha areia ou sangue, metes num saco plastico e congelador/arca com ele. Agua corrente e depois congelar...NUNCA!
Quando o fores comer, 2 horas antes, retiras da arca e ai é que o lavas, tiras a tripa, escamas, escalas como queiras.

Atenção aos besugos....por vezes cheiram a fénico e esses convem arranjares logo e só depois de limpo é que congelas.

Fora estes.....é tal como estão. :fixe:

Abraço

Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: A melhor forma de congelar o peixe capturado?

Mensagem por bladerunner » quinta out 17, 2013 11:14 am

Boas,

Igual. Conforme vem da pescaria, vai directo para o congelador.

Abraço

Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: A melhor forma de congelar o peixe capturado?

Mensagem por Panca » quinta out 17, 2013 11:23 am

Eu por ordens superiores :lady: tenho que congelar o peixe já limpo senão :moca: mas digo que fica igual a fresco :fixe: :fixe:



Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: A melhor forma de congelar o peixe capturado?

Mensagem por bladerunner » quinta out 17, 2013 11:25 am

Panca Escreveu:Eu por ordens superiores :lady: tenho que congelar o peixe já limpo senão :moca: mas digo que fica igual a fresco :fixe: :fixe:
Eu é também por ordens superiores... a preguiça! :mrgreen:

Abraço

Avatar do Utilizador
Orzan47
Mensagens: 41
Registado: segunda set 30, 2013 10:43 pm

Re: A melhor forma de congelar o peixe capturado?

Mensagem por Orzan47 » quinta out 17, 2013 11:27 am

Olá.

Eu embalo sempre com água antes de arranjar. Desta forma o gelo, na minha opinião, não "queima"/seca o peixe.

Depois de descongelado é que depois faço o arranjo para cozinhar.

Abraço.

mcll
Mensagens: 179
Registado: quarta ago 24, 2005 12:44 pm

Re: A melhor forma de congelar o peixe capturado?

Mensagem por mcll » quinta out 17, 2013 11:28 am

Eu estou nas mesmas condições do Panca. Na embarcada, enquanto mudamos de pesqueiro ou no regresso a terra, vou tirando a tripa/guelras ao peixe.
Na apeada, lavo o material e faço a mesma operação ao peixe. Só não escamo. No entanto quase todos os meus amigos congelam o peixe tal como vem da pescaria.

Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: A melhor forma de congelar o peixe capturado?

Mensagem por tiagopacheco » quinta out 17, 2013 11:59 am

EU não sei.. Por mais peixe que leve para casa... Desaparece instantaneamente!!!! Só Comilões!!!!!!!!!



Responder