110% Novato

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"110% Novato"
na nova versão do site.

cao_que_mia
Mensagens: 4
Registado: segunda set 03, 2007 10:59 pm

110% Novato

Mensagem por cao_que_mia »

Ora boas o meu nome é Nelson sou de Coimbra e tenho uma enorme vontade de me iniciar na pesca so que tenho um pequeno problema não sei quase nada de nada.

Por onde devo começar? que material básico devo comprar? existe alguma zona do forum que ensine a dar os primeiros passos?

Obrigado

Nelson

Ps: tenho preferencia na pesca de fundo e á boia
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

bem vindo a este pesqueiro nelson. rio ou mar? vai pesquisando e participando, vais ver que quanto mais leres, menos duvidas terás, mas se elas surgirem nao te acanhes em perguntar que alguem te irá ajudar :wink:
cao_que_mia
Mensagens: 4
Registado: segunda set 03, 2007 10:59 pm

Mensagem por cao_que_mia »

Boas! tenho dado umas voltas por aqui mas não encontro assim nada de muito esclarecedor para quem começa do zero tenho preferencia no mar mas posso vir a dar uma perninha em barragem :lol:

Um obrigado a todos
Avatar do Utilizador
pisões
Utilizador Regular
Mensagens: 1805
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Mensagem por pisões »

E no mar que tipo de pesca costumas fazer? Surcasting (lançar o isco para longe apoiado com uma chumbada), bóia, corrico, spining, chumbadinha, cagadinha, barco, etc.

Os inamoviveis que estão no inicio de cada tema têm muita informação. Dentro dos pesqueiros também encontrarás muita informação. É uma questão de leitura.

Se tiveres dúvidas pergunta.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

O Primeiro passo nos dias que correm é comprares a licença.

Depois pensa no tipo de pesca que queres fazer, conforme o tipo, conforme o material. De seguida posta aqui para dar-mos umas dicas mais concretas.
Arctico
Mensagens: 11
Registado: terça ago 28, 2007 8:41 pm

Mensagem por Arctico »

Bem vindo a este pesqueiro antes de mais :D

Como NOVATO a 99.99% que sou (comecei há 1 semana) posso-te dizer os passos que tenho estado a seguir:

Como o "boss" disse... para começar o melhor é ires a uma caixa multibanco e tirares a licença.

Vais a Pagamentos de Serviços - Estado - Licença de Pesca Lúdica.

Depois escolhes por quanto tempo queres (eu por exemplo escolhi por 3 anos) e escolhes a capitania na qual queres pescar (no meu caso foi capitania de lisboa, mas podia ser de cascais, setúbal, porto, etc).
A minha por 3 anos para a capitania de Lisboa ficou-me em 15 euros (não é caro se for para uma zona especifica). Podes também escolher licença de pesca nacional (não está limitada a capitanias) mas é bastante mais cara, acho que ronda os 45 Euros.

Depois de teres a licença começa a pensar no material... se fôr para pescar a partir da praia ou de rochas tens 2 tipos principais de pesca:
- Pesca à Bóia
- Pesca ao Fundo

Na pesca à bóia usas uma bóia e uns chumbos pequenos para equilibrar a bóia.

Na pesca ao fundo já não tens bóia, mas sim uns chumbos mais pesados no fundo da linha, o que proporciona lançamentos para mais longe.

Quer a pesca à bóia quer a pesca ao fundo têm secções específicas no fórum e podes tirar lá as dúvidas.

Eu pessoalmente tenho uma cana para pescar à bóia que comprei ontem e ainda nem a testei, mas tem 6 metros.
E tenho uma cana da decathlon de 3,5 metros que uso para pescar ao fundo (apesar da cana não ser das melhores já dá para apanhar uns peixitos).

O meu conselho... faz o mesmo que eu... vai a uma loja de pesca na tua área e pede conselhos sobre material, locais e iscos a usar à pessoa que estiver na loja. Pelo menos a mim ajudaram-me bastante.

Como eu disse também ainda sou um novato e se estiver a dizer alguma barbaridade corrijam-me :P

Boa pesca :D
Avatar do Utilizador
bluemerlim
Utilizador Regular
Mensagens: 1753
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

boas. 8)

tu já tás é quase 1 professor, Artico.

É assim mesmo, este é o espirito nessecario para pudermos cada vez ter mais conheçimento e sucesso para pescar.

Existe outro lado na Pesca que é o convivio e o Respeito pela Natureza,tal como,respeitar as várias faunas existentes ,mesmo k não tenham valor para nós têm sempre o seu valor e função no planeta, os tamanhos minimos e peixes sem valor gastronomico (não queres,não mates,volta a por dentro de agua em condições para sobreviver) e os cuidados com o lixo que por norma é o resultado da pescaria( colocar todo o nosso lixo e se possivél o de outros que já lá estava) e deixar o pesqueiro limpo.

Se conseguires isto tudo e estiveres em harmonia com o que te rodeia e absorveres tudo o que a natureza tem para nos dar, vais ver que o peixe até nem é o mais importante e quer apanhes ou não peixe,acabas sempre o dia satisfeito por "" AINDA"" ter oportunidade de fazer uma das coisas que mais gostamos que é PESCAR
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

á grande macho =D> =D> =D> quem fala assim, nao é cego, ops...surdo :lol: :lol: :lol:
Responder