O dia começou cedo, faltavam 10min para as 04h da manha quando envio um sms ao Bruno/vergokan para ele não adormecer! Ao que ele em acto imediato me responde que já está acordado e com muiiiito sono!!!!!
Eram 04h40 arrancamos de Torres directos à estação de serviço de Alcochete onde tínhamos combinado nos encontrar.
Fomos os primeiros a chegar, mas nem 5min depois aparece o Rmendes.
Passado pouco tempo lá vem também o Joaonumberone e Rider.
Meia de conversa, e lá arrancamos para Setúbal onde chegamos por volta das 06h15 e onde já se encontravam os restantes 3 elementos, amigos do Mestre e que compunham o grupo de 8 que é a lotação do barco.
Material carregado e toca a zarpar…….
Mar calmo, sem uma única onda……o vento não se fazia sentir e não fosse o nevoeiro e o típico frio da manha, estava tudo perfeito.
Estamos a navegar e vou na conversa com o joaonumberone quando ele me diz que caso não haja sorteio, gostava de ficar na posição 8….ao que lhe respondo, claro que sim.
Chegados ao pesqueiro perto das 07h10 vamos fazer o sorteio.
Fui o primeiro a tirar a bolinha e sai o num 7.
Como sou um gajo cheio de sorte, o num 8 calhou mesmo ao joaonumberone!
Preparar o material, eu a estrear uma cana nova e o meu amigo do lado direito a estrear um novo carreto….tudo pronto e pescas lá para baixo.
Mas onde é que anda o peixe?!?!?!?! Fugiu?!?!?!
Eram 09h da manha e o meu registo era de 3 peixes…..(2 safias e 1 besugo)
E assim continuou durante largo tempo…..infelizmente não era o único, havia quem ainda não tivesse um único peixe.
Mudamos de local (mais 40min de barco) e nova poitada.
Não era melhor nem era pior que a primeira…..era a mesma merd@!
Uns toques muito subtis que rapavam a isca toda e mesmo com anzol n. 4 eles não pegavam.
Aos poucos lá fomos apanhando uns peixitos, o meu parceiro da direita só se queixava das bogas que lhe estavam a sair e quando olhava à volta só via sair choupas e parguetes. É a vida…….
Chega as 16h e estamos no ir……mas é para outro pesqueiro!!!!
Mais 30min de barco e lá fomos para um “sitio” que costuma sair uns besugos de bom porte. Verdade seja dita que eles andavam por lá, mas a quantidade não era muita…..lá foram saindo aos poucos, juntamente com umas choupas e assim foi até ás 18h e alguns minutos.
Seriam perto das 17h quando passa por nós o navio da marinha que andava por lá, não sei se em exercícios marítimos ou se em fiscalização, mas que passou perto de nós e com a ondulação que fez, provocou um banho ao Rmendes que estava à ré…isso fez.
De salientar o polvo que o joaonumberone apanhou que devia rondar as 800/900g, o parguete que o “je” apanhou, os 2 parguetes que o Rmendes tirou, sendo um deles kileiro, o parguete que o Bruno/vergokan também sacou….e umas choupas de bom porte.
Já falei nas bogas que o joaonumberone tirou, não já???? Pois…..
Demos a pesca por terminada e vai de volta para a doca.
Não fosse pelo belo dia que estava…..não fosse pela companhia dos meus amigos (Joãonumberone; Bruno/vergokan; Rmendes; Rider) e honestamente não tinha gostado da pesca.
Já não foi a 1ª vez que saí com o Mestre, mas acho que a lotação de 8 pessoas é excessiva. Seria preferível levar só 6 pessoas e cobrar um pouco mais a cada um. Evitava os atropelos e todos estavam mais à vontade…..mas é a minha opinião!
Não quero com isto dizer que a falta de peixe se deveu ao Mestre! Nada disso!
Muito fez ele para que todos apanhassem peixe, este é que tinha fugido.
Para terem uma noção, e não querendo mentir, ao todo devemos ter feito cerca de 2,5h a andar de barco…..ou talvez mais.
O Mestre bem se esforçou, e por isso, o meu obrigado.
O meu registo fica-se pelos 6kg de peixe entre safias, choupas e um parguete (e 4 ou 5 cavalas pequenas)
Isco:
1,3kg de camarão previamente descascado e deixado de molho na véspera.
300g de lingueirão
Montagens:
- 20>40>40>40 estralhos com 25cm e anzol n.4
- 25>45>45>45 estralhos com 30cm e anzol n.4
- 30>50>50>50 estralhos com 35cm e anzol n.3
- Anzóis da Sesame Chinu Gokobuso e outros mais finos que não me lembro o modelo
- Madre em 0,28 fluorcoeted gorilla UC-4
- Estralhos em 0,285 Seagur FXR
- Crossbeads da Sesame “S”
Chumbada de 200g plastificada (e foi sempre a mesma durante o dia)
Cana:
Banax Zicoor
Carreto:
Banax GT4000W
Linha:
PowerPro multifilar em 0,23 e 9mts de Tubertini Gorilla UC-4 fluorcoeted 0,35
Fotos, não tirei mas o RMendes tem uma ou duas com os parguetes.
(Raul, sff mete lá aqui as fotos)
E assim se passou mais um belo dia em que o peixe não abundou, mas vale sempre pela companhia que foi excelente……...e claro……a peca não consiste só em apanhar peixe!
E já agora, ninguém chamou pelo “zé gregório”.
E que venha a de dia 20 em Peniche.