Ruído "seco" ao bobinar

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ruído "seco" ao bobinar"
na nova versão do site.

jppinto
Mensagens: 134
Registado: sexta ago 31, 2012 9:16 pm

Ruído "seco" ao bobinar

Mensagem por jppinto »

Boas,

Tenho um Tica Scrambler 6000, com 4 pescarias efectudas (2 surfcasting, 2 embarcadas). Na última embarcada, como estava a pescar mais fundo (cerca de 90m) e com 180g de chumbo, ao puxar o peixe, como o esforço era maior, notava um ruído tipo "seco" ao bobinar o carreto. Parecia que estava a "roçar" metal com metal! Nas vezes que o usei no surfcasting não notei esse ruído.
Quando regresso da pesca, retiro o bobine do carreto, passo-a por água doce, limpo a mesma depois com WD40, assim como o carreto todo, lubrificando o veio com este óleo. Fiquei preocupado pois fiquei a pensar que poderia ter perdido alguma anilha ou coisa do género que pudesse estar a fazer com que o carreto fizesse aquele ruído.
Já alguém teve alguma coisa do género? Como resolveram?

Obrigado.

João Pinto
Avatar do Utilizador
aneldefogo
Mensagens: 149
Registado: domingo set 25, 2011 1:34 pm

Re: Ruído "seco" ao bobinar

Mensagem por aneldefogo »

Não será um rolamento ... pelo que contas, apontava para um rolamento, estava a acontecer-me isso com um certate, troquei rolamento e ficou novo; ou então será que não está com massa seca, e que tenha apanhado água salgada ... já o abriste
abraço
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Ruído "seco" ao bobinar

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro, penso que só desmontando o carreto podes chegar a alguma conclusão.

Por acaso um dos meus carretos de surfcasting também está a fazer um barulho anormal face ao costume, vou ter de desmanchar pelo menos a parte de cima até ao rotor (por baixo da bobine) para me certificar de onde vem, penso que é o que terás de fazer, até pode ser um rolamento que se tenha deteriorado e é só substituir a coisa !

Boas pescarias e que não seja nada de grande monta. :fixe:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Ruído "seco" ao bobinar

Mensagem por Ramiro »

Só para acrescentar que o WD40 é bom para limpezas, não sendo aconselhável como lubrificante. Pode até tornar-se prejudicial, limpando os óleos e massas lubrificantes que se encontram por dentro, portanto essa aplicação do produto no veio é para esquecer. Pode aplicar um pouco de óleo comprado nas lojas de pesca ou então daqueles frasquinhos para as máquinas de costura (mais barato). :wink:
Avatar do Utilizador
chodadog
Mensagens: 628
Registado: domingo jan 15, 2006 11:45 pm

Re: Ruído "seco" ao bobinar

Mensagem por chodadog »

Boas,
Se tiver na garantia o melhor é levá-lo onde compraste para ver o k se passa. Não é normal com 4 pescarias feitas fazer esse barulho. Mas deves por massa no carreto e não wd40.
Cumpts :fixe:
Carvalho
Avatar do Utilizador
Abade
Mensagens: 1123
Registado: terça dez 21, 2010 7:26 pm

Re: Ruído "seco" ao bobinar

Mensagem por Abade »

Ramiro Escreveu:Só para acrescentar que o WD40 é bom para limpezas, não sendo aconselhável como lubrificante. Pode até tornar-se prejudicial, limpando os óleos e massas lubrificantes que se encontram por dentro, portanto essa aplicação do produto no veio é para esquecer. Pode aplicar um pouco de óleo comprado nas lojas de pesca ou então daqueles frasquinhos para as máquinas de costura (mais barato). :wink:
Concordo pois uma vez usei WD40 para limpar um interior do carreto por completo e sim tirou com bastante facilidade a massa e óleo lubrificante que lá tinha.
Caso lubrifiques o carreto com WD40 nao o deves fazer, secalhar foi por isso que está a fazer esse bobinar "seco", tens de abri-lo e ver, caso esteja na garantia vais à loja e dizes que não é normal fazer isso que eles vêm de que se trata.
Boas pescarias :fishcool:
FRAPE
Mensagens: 79
Registado: quinta jul 14, 2011 2:55 pm

Re: Ruído "seco" ao bobinar

Mensagem por FRAPE »

Já me aconteceu esse ruido a alguns dos meus carretos mais velhotes, era sempre o rolamento
do enrolamento do fio gripado, ou cheio de ferrugem. tente enrolar sem o fio ou sem esforço para
ver se o ruido continua.
Avatar do Utilizador
renato maquarte
Mensagens: 220
Registado: terça jul 15, 2008 12:22 pm

Re: Ruído "seco" ao bobinar

Mensagem por renato maquarte »

O meu basia QDX esta assim, só quando esta a pescar, recolhendo chumbo ou peixe ...
Meu mecanico :join: disse que é rolamento :fixe:

Vou leva-lo para a revisão esta semana e confirmarei
Responder