Boa tarde, sobre o uso, e respectiva efectividade, destas amostras para os predadores maritimos não posso tecer grandes considerações pois nunca as usei para esse fim. Estas amostras foram desenvolvidas pela industria do Achigã, são amostras de superficie que tentam recrear os movimentos de um pequeno animal em dificuldades á superficie da água despertando assim o instinto predatório dos peixes.
Tendo em conta que grande parte do seu poder de atração se baseia na agitação que as hélixes provocam na superficie da água não sei até que ponto as mesmas conseguirão ser efectivas na ondulação do mar, deixo aqui alguns exemplos de modelos das mesmas usados para os predadores de água doce:
Existem dois tipos principais de recuperação/animação que se costuma dar a estas amostras, a recuperação continua, que consiste em recuperar a amostra de forma continua animando-a com toques de ponteira para que amostra faça uma espécie de zig zag; a outra maneira consiste em recuperar de forma pausada com muitos toques de ponteira á mistura:
Para terminar, uma foto de um Achigã capturado por mim no verão do ano passado usando uma amostra da Hedon igual á segunda que aí coloquei a contar de cima:
Um abraço
José Elvas