Ajuda principiante
Ajuda principiante
Boas companheiros!
Como indica o titulo nao tenho grande experiencia em surfcasting..
A linha que tenho é 0.45 no carreto e 0.30 na montagem..pesco em areal sem qualquer rochedo e o mar que pesco é por natureza agitado.
Penso que tenho linhas exageradas para o tipo de pesca que pratico.
Alguem me pode dar umas dicas para melhorar a performance?
Agradecia.
Cuom's e boas pescas!
Como indica o titulo nao tenho grande experiencia em surfcasting..
A linha que tenho é 0.45 no carreto e 0.30 na montagem..pesco em areal sem qualquer rochedo e o mar que pesco é por natureza agitado.
Penso que tenho linhas exageradas para o tipo de pesca que pratico.
Alguem me pode dar umas dicas para melhorar a performance?
Agradecia.
Cuom's e boas pescas!
- pintassilgo
- Utilizador Regular
- Registado: domingo jan 11, 2009 2:48 pm
Re: Ajuda principiante
eu so uso multi.por isso e melhor aguardares. 
-
Comporta50
- Registado: segunda jan 02, 2012 2:36 pm
Boas
O 0.45 no carreto é grosso demais. Apanha mais vento e tende a ser arrastado. Se houver corrente lateral o martambém o arrasta.
Para fundos de areia uso 0.23/0.25 para quando o mar não faz prender a chumbada. Quando prende passo para as bobines com 0.35.
No primeiro caso com chicotes cónicos, no segundo com chicote 0.40 (tudo monofilamento)
As montagens são todas com 0.40 (mono). Os estralhos dependem das condições do mar. Com calmaria, estralhos 0.30/0.35. Com mar agitado 0.40 e mais curtos, sempre em flourocarbono.
Mais dúvidas?
Ab
O 0.45 no carreto é grosso demais. Apanha mais vento e tende a ser arrastado. Se houver corrente lateral o martambém o arrasta.
Para fundos de areia uso 0.23/0.25 para quando o mar não faz prender a chumbada. Quando prende passo para as bobines com 0.35.
No primeiro caso com chicotes cónicos, no segundo com chicote 0.40 (tudo monofilamento)
As montagens são todas com 0.40 (mono). Os estralhos dependem das condições do mar. Com calmaria, estralhos 0.30/0.35. Com mar agitado 0.40 e mais curtos, sempre em flourocarbono.
Mais dúvidas?
Ab
Obrigado a todos, deram'me uma grande ajuda..
Mas por enquanto como sou principiante e faço disto um bom passatempo, secalhar opto por seguir o conselho do companheiro comporta50.
A minha zona de pesca tem o mar quase sempre agitado, posto isso secalhar meto no carreto 0.35 mono chicote 0.40 mono, montagem 0.40 mono e estralhos 0.35 fluorcarbonato.
Sei que devia trocar consoante o mar, mas enquanto a experiencia e a sabedoria é muito pouca vou ter que escolher apenas um conjunto para todas as condiçoes do mar, o mar como ja disse pouco varia, esta muito raro estar calmo.
Que me dizem do 'conjunto' que sugeri?
Mas por enquanto como sou principiante e faço disto um bom passatempo, secalhar opto por seguir o conselho do companheiro comporta50.
A minha zona de pesca tem o mar quase sempre agitado, posto isso secalhar meto no carreto 0.35 mono chicote 0.40 mono, montagem 0.40 mono e estralhos 0.35 fluorcarbonato.
Sei que devia trocar consoante o mar, mas enquanto a experiencia e a sabedoria é muito pouca vou ter que escolher apenas um conjunto para todas as condiçoes do mar, o mar como ja disse pouco varia, esta muito raro estar calmo.
- joaonumberone
- Utilizador Regular
- Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm
Epá, parece que te copiei tudo, é mesmo o que tenho sem tirar nem porComporta50 Escreveu:Boas
Mais dúvidas?
Ab
- krazy_dude
- Utilizador Regular
- Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am
Zé para ficares com linha "todo o terreno" ou seja para as várias pescas com vários mares, no meu ponto de vista (não sou nenhum pró muito longe disso) o melhor é mesmo como dizes, coloca o 0,35... tinhas vantagem caso pudesses ter 2 ou 3 diametros como 0,25, 0,30, 0,35 pois podias alternar consoante o mar, e nos casos de mar mais calmo ganharias mais uns metros em lançamentos em poderes baixar de um 0,35, para 0,30 ou mesmo 0,25... mas assim com um 0,35 dá para tudo, compreendo-te muito bem, no meu caso faria o mesmo 0,35 e toca a pescar, como fiz varios e varios meses até eu ter arranjado uns bons metros de multifilamento que uni e deu para encher bem o carreto.zedocarmo Escreveu:Obrigado a todos, deram'me uma grande ajuda..
Com o tempo depois vês, e caso possas depois compras outro carreto ou outra bobine e alternas, mas pra já ficava-me pelo 0,35 e caso não usasse chumbadas pesadas (acima de 140gr e também consoante o tipo de lançamento que fazes e força) nem colocava um fio de união... mas pelo sim pelo não, coloca e já ficas com outra segurança!
Este é o meu ponto de vista como faria para mim! aliás como fiz e sem stresses no meu caso!
Abraço e põe a cana de molho
Muito obrigado, foi de facto foi uma grande ajuda!
E e como dizes e muito bem, nestes momentos e ainda por cima sem trabalho a pesca nao pode ser onde deva gastar muito dinheiro, mas nao e mesmo por falta de vontade ja que pesquei muitos anos no rio e sempre tive paixão pela pesca!
Neste momento a minha única hipótese e ter uma linha multifuncional, sei que perco qualidade e pode ate ser a diferença entre o apanhar e o nao apanhar, mas tambem digamos que para a mim pescar o peixe em si e apenas a cereja no topo porque pesco é pelo gosto!
Melhores tempos virão com certesa e ai ja puderei melhorar o equipamento!
Obrigado mais uma vez, boas pescarias a todos!
Cumprimentos
E e como dizes e muito bem, nestes momentos e ainda por cima sem trabalho a pesca nao pode ser onde deva gastar muito dinheiro, mas nao e mesmo por falta de vontade ja que pesquei muitos anos no rio e sempre tive paixão pela pesca!
Neste momento a minha única hipótese e ter uma linha multifuncional, sei que perco qualidade e pode ate ser a diferença entre o apanhar e o nao apanhar, mas tambem digamos que para a mim pescar o peixe em si e apenas a cereja no topo porque pesco é pelo gosto!
Melhores tempos virão com certesa e ai ja puderei melhorar o equipamento!
Obrigado mais uma vez, boas pescarias a todos!
Cumprimentos