Página 1 de 4

Chumbadinha - fundo ligeiro (até 20g) eficaz para Robalos?

Enviado: terça jan 01, 2013 7:59 pm
por japar
Depois de devorar este tópico, especialmente os comentários e postagens do nosso amigo de Peniche com o penteado esquisito :D, percebo que esta pode ser uma técnica interessante para mim e para os locais que pesco. Gosto de uma pesca dinâmica, com frequentes banhos e trambolhões :D, em cima de pedras procurando os melhores spots de abrigo e caça de...robalos.

Na minha zona os sargos não abundam e os robalos são reis. Tenho lido muito aqui no fórum mas tenho percebido que falam sempre nesta pesca como eficaz para peixes de pedra residentes e sargos. A minha questão é se a podemos considerar eficaz para atacar uns robalos em locais de espuma e MUITA pedra... Ou então que tipo de adaptações são necessárias para que os robalos ataquem.

Grato desde já!

Re: Chumbadinha - fundo ligeiro (até 20g) eficaz para Robalo

Enviado: terça jan 01, 2013 9:11 pm
por Panca
Ainda não capturei nenhum robalo até hoje á chumbadinha se bem que pesco á muito pouco tempo :fixe:

Mas o tempo dirá pois é uma pesca que me esta a fascinar e na qual tenho praticado bastante :let:

Re: Chumbadinha - fundo ligeiro (até 20g) eficaz para Robalo

Enviado: terça jan 01, 2013 10:57 pm
por japar
Penso que teremos de fazer algumas adaptações, nomeadamente estralhos, forma e tipo de iscada... Em breve farei alguns testes e coloco aqui os resultados, mas vamos ver se o pessoal com mais horas deste tipo de pesca comenta :D

Re: Chumbadinha - fundo ligeiro (até 20g) eficaz para Robalo

Enviado: segunda jan 07, 2013 10:58 am
por joaoduartefoto
japar, já sabes que funciona com os robalos, agora é so aprefeiçoar ;)

Re: Chumbadinha - fundo ligeiro (até 20g) eficaz para Robalo

Enviado: segunda jan 07, 2013 10:25 pm
por japar
Quer dizer então que a técnica reside em convidar pessoal e vê-los apanhar uns peixes! :D
G

Re: Chumbadinha - fundo ligeiro (até 20g) eficaz para Robalo

Enviado: terça jan 08, 2013 8:15 am
por joaoduartefoto
Foi sorte de principiante :)

Re: Chumbadinha - fundo ligeiro (até 20g) eficaz para Robalo

Enviado: sábado jan 19, 2013 1:36 am
por ffgsoares
japar Escreveu:Penso que teremos de fazer algumas adaptações, nomeadamente estralhos, forma e tipo de iscada... Em breve farei alguns testes e coloco aqui os resultados, mas vamos ver se o pessoal com mais horas deste tipo de pesca comenta :D
Já conseguiste alguns resultados companheiro?

Eu também sou de opinião que a chumbadinha mais tradicional (quer com a oliva a correr até ao anzol, quer, a mesma a correr até a um destorcedor e com um pequeno estralho por baixo, nunca uso mais de 30/40 cm) se direcciona mais aos sargos e outros peixes residentes nas malhadas de pedra, para se tentar alguma eficácia aos robalos teremos de alterar a apresentação da isca e isso passará pela segunda opção mas, com um estralho bem maior, e, não sei se a isca não deveria estar um pouco mais afastada do fundo usando um flutuador junto á iscada, no entanto este tipo de montagem pode ser propícia a ficar agarrada ás pedras por causa do tamanho do estralho, que achas ?

Isto porque (eu penso) o robalo tem um comportamento natural de predador, portanto vagueia entre ou sobre as pedras (rochas) mas não me parece que aborde buracos ou pare nos fundos emboscado á espera da presa.

Há que aprofundar a coisa, se tiveres alguma ideia em prática diz aí qualquer coisa, ok !

Boas pescarias :fixe:

Re: Chumbadinha - fundo ligeiro (até 20g) eficaz para Robalo

Enviado: domingo jan 20, 2013 1:31 pm
por japar
Devo dizer que a chumbadinha não é eficaz para Robalos - pelo menos na minha zona - por si só. Tem a vantagem de poder pescar onde outros tipos de pesca não podem com eficácia, mas a isca fica demasiadamente colada ao fundo ou dentro de pequenas beiradas. Os únicos robalos que apanhei com a técnica foi, curiosamente, no arranque da chumbada do fundo, quando a isca levanta e acciona uma capa de água superior.

Por outro lado, um amigo no mesmo pesqueiro conseguiu ter toques de robalo ( e apanhar) quando usou a chumbadinha com estralho (como se de uma pesca ao fundo regular se tratasse). Eficaz para peixes residentes de pedra, esta técnica perde a meu ver, eficácia na pesca ao predador do atlântico precisamente pela sua curta zona de acção.

Acho que podemos resolver isto de uma maneira simples: Atráves de um stopper e um flutuador perto do 1,20m que funcionariam quase que como estralho. Testei esta técnica e tive resultados muito mais proveitosos. Mas se houver mais ideias, estou sempre disposto a arriscar! :D