Começo hoje pela barragem do Caia:
BARRAGEM DO CAIA
Barragem situada no Destrito de Portalegre e que abrange os concelhos de Arronches e Campo Maior, é, em tamanho e capacidade, a maior barragem do destrito e uma das maiores do país, como seria de esperar numa barragem destas dimensões possui vários tipos de pesqueiros e areas cada um mais adaptado a umas espécies que a outras. Na foz do seu principal tributário, o Rio Caia, temos uma area de pouca profundidade, media inferior a 2 metros, na costumo apostar quando o alvo são os peixes miudos como o Bordalo, a Boga e o Alburno, obviamente que também é bom sitio para as restantes espécies mas geralmente para essas costumo usar outros pesqueiros. Existe uma abundante quantidade de Alburnos nas aguas da albufeira, foi aliás o primeiro sitio onde foi registada a presença da espécie em Portugal, a sua pesca é fácil usando-se a pesca á Francesa para a sua captura, o isco usado é o Asticôt, para quem goste de pesca ritmada é a espécie ideal pois podem-se fazer médias de até 6/7 peixes por minuto!!!! Ocasionalmente capturam-se algumas Bogas, Bordalos e mesmo alguns rarissimos Cabozes de água doce, infelizmente com a introdução de especies exóticas de forma descontrolada o seu numero encontra-se em acentuada recessão

Nas proximidades de Santa Eulália temos aquela que é uma das melhores zonas, quando a barragem se encontra cheia, para o spinning aos predadores. É uma zona de muito baixa profundidade mas com uma quantidade enorme de obstáculos/pedras.
Podem-se capturar na barragem Achigãs, Lucios (muito raros) e grandes Barbos, recentemente têm surgido alguns relatos de capturas de Lucio-percas mas honestamente até provas em contrário, através de capturas minhas ou presenciadas por mim, não acredito muito nesses relatos. Há uns anos atrás as técnicas mais produtivas eram os vinin empatados á Texas com os quais se "varriam" grandes areas de terreno á procura dos peixes estacionários nas zonas limitrofes ás pedras, crankbaits, jerkbaits e amostras de superficie também tinham bons momentos. No entanto com a introdução e posterior massificação dos Alburnos nas suas águas os predadores começaram a investir mais nessas presas, como seria aliás de esperar, logo hoje em dia as amostras que melhores resultado me dão são aquelas que imitem as cores, formas e movimentos dos mesmos. Não é raro capturarem-se bons peixes mas infelizmente com a excessiva pressão por parte dos pescadores locais, os quais nunca devolvem um peixe

Á medida que nos aproxima-mos da zona do paredão surgem obviamente as zonas mais fundas ideais para as grandes Carpas e Barbos, tenho nestas zonas alguns pesqueiros já defenidos de há muitos anos os quais têm profundidades que varia dos 2 aos 7 metros de fundura. Nas zonas do Monte da Rocha e da Herdade da Contenda já retirei alguns peixes de bom porte (acima dos 6/7 kg). Vê-se nestas zonas muitas pessoas a pescar á Inglesa, Bolonhesa e ao fundo usando molas de arame nas quais moldam o engodo, pessoalmente costumo usar os boillies para dessa forma selecionar apenas o peixe maior e evitar a enorme abundancia de pequenas Carpas, Pimpões e Barbos que por lá existem. Obviamente, e como devem imaginar, em qualquer zona da barragem se podem fazer boas pescarias a qualquer uma das espécies, sendo tudo isto que referi apenas baseado nas minhas experiências pessoais.
No caso de desejarem qualquer informação adicional sobre esta barragem em questão ou qualquer outra das que planeio aqui abordar, basta pedir, espero que tenha sido esclarecedor e do vosso gosto

Para terminar algumas fotos:

Cumprimentos
José Elvas