Dúvidas sobre o uso de chicote
Dúvidas sobre o uso de chicote
Boas amigos,
Preciso da vossa ajuda para me esclarecerem algumas dúvidas que tenho sobre o uso de chicotes.
Actualmente pesco ao fundo, normalmente em sitios com muita pedra no fundo, com fio de madre 0,40 Sufix Duraflex mono, que aguenta 15,5kg. Nas montagens uso o mesmo fio mas em 0,30 que aguenta 9,7kg. Para os estralhos uso o 0,20 com uma resistência de 4,5kg. Coloco as chumbadas com uma laçada dupla. Com este material, neste tipo de locais, perco muito material.
Aconteceu-me já umas 2 vezes, ao lançar com chumbadas de 80grs, do fio da laçada da chumbada (o 0,30) rebentar a laçada, perdendo a chumbada no lançamento! 9,7kgs de resistência e não aguenta um lançamento, que nem sequer puxo muito?! Não deveria aguentar?! Deverei colocar antes a chumbada num clip metálico?
Para evitar isto, posso colocar um chicote de 15m de um fio mais resistente, tipo um 0,45. Mas aqui é que está a minha maior dúvida: ao colocar um fio mais resistente do que o fio madre, se prender, ao puxar, não irá rebentar pela madre em vez de rebentar pela montagem? Para aguentar o lançamento, posso antes fazer as minhas montagens com fio igual ao da madre?
Obrigado desde já pela vossa ajuda.
Um abraço,
João Pinto
Preciso da vossa ajuda para me esclarecerem algumas dúvidas que tenho sobre o uso de chicotes.
Actualmente pesco ao fundo, normalmente em sitios com muita pedra no fundo, com fio de madre 0,40 Sufix Duraflex mono, que aguenta 15,5kg. Nas montagens uso o mesmo fio mas em 0,30 que aguenta 9,7kg. Para os estralhos uso o 0,20 com uma resistência de 4,5kg. Coloco as chumbadas com uma laçada dupla. Com este material, neste tipo de locais, perco muito material.
Aconteceu-me já umas 2 vezes, ao lançar com chumbadas de 80grs, do fio da laçada da chumbada (o 0,30) rebentar a laçada, perdendo a chumbada no lançamento! 9,7kgs de resistência e não aguenta um lançamento, que nem sequer puxo muito?! Não deveria aguentar?! Deverei colocar antes a chumbada num clip metálico?
Para evitar isto, posso colocar um chicote de 15m de um fio mais resistente, tipo um 0,45. Mas aqui é que está a minha maior dúvida: ao colocar um fio mais resistente do que o fio madre, se prender, ao puxar, não irá rebentar pela madre em vez de rebentar pela montagem? Para aguentar o lançamento, posso antes fazer as minhas montagens com fio igual ao da madre?
Obrigado desde já pela vossa ajuda.
Um abraço,
João Pinto
Re: Dúvidas sobre o uso de chicote
boas,
e assim se podes pescar com 0.40 directo que ele a principio nao parte, evitas o chicote.
meter a montagem na propria linha.
ab
e assim se podes pescar com 0.40 directo que ele a principio nao parte, evitas o chicote.
meter a montagem na propria linha.
ab
Boas ó João Pinto.
Na minha opinião esse 0,40 mm da Sufix parece-me um bocadinho fraco, as linhas 0,40 costumam aguentar mais de 15 kg, depois se usas um 0,40 vale mais pescar directo, sem a montagem.
Se usares montagem em 0,30 é claro que vai partir com facilidade no lançamento, ou usas uma linha equivalente ou vais continuar a ter esse problema.
Se pescas em zonas de areal a montagem pode ser tão forte como a linha madre, não tem problemas, só acho que a linha madre podia ser um 0,30/0,25 com chicote (shock leader).
Pelo que observo usas pouco material ( destorcedores, clips e outros) usas mais o estilo laçadas, portanto faz isso na linha madre, eu quando pesco em zonas de pedra (tipo rockfishing) pesco com 0,40 e pesco directo, duas laçadas, uma para a chumbada e outra para o estralho, se enrochar parte pelo nó.
Boas pescarias
Na minha opinião esse 0,40 mm da Sufix parece-me um bocadinho fraco, as linhas 0,40 costumam aguentar mais de 15 kg, depois se usas um 0,40 vale mais pescar directo, sem a montagem.
Se usares montagem em 0,30 é claro que vai partir com facilidade no lançamento, ou usas uma linha equivalente ou vais continuar a ter esse problema.
Se pescas em zonas de areal a montagem pode ser tão forte como a linha madre, não tem problemas, só acho que a linha madre podia ser um 0,30/0,25 com chicote (shock leader).
Pelo que observo usas pouco material ( destorcedores, clips e outros) usas mais o estilo laçadas, portanto faz isso na linha madre, eu quando pesco em zonas de pedra (tipo rockfishing) pesco com 0,40 e pesco directo, duas laçadas, uma para a chumbada e outra para o estralho, se enrochar parte pelo nó.
Boas pescarias

Soaresffgsoares Escreveu: eu quando pesco em zonas de pedra (tipo rockfishing) pesco com 0,40 e pesco directo, duas laçadas, uma para a chumbada e outra para o estralho, se enrochar parte pelo nó.
Ontem iniciei-me no surfcasting e fui até à praia da Assenta; das 12 às 17 h fartei-me de perder material, e grade.

A minha pergunta é de principante:
As duas laçadas que fazes, são praticamente juntas, no fim da linha, ou são mais distantes uma da outra??
Um abraço
R Mendes
Isso acontece a maioria das vezes não porque o fio não aguente mas pelo facto da argola da chumbada estar enferrujada e roçar a linha da laçada. Um clip metálico deve resolver esse problema.jppinto Escreveu: Aconteceu-me já umas 2 vezes, ao lançar com chumbadas de 80grs, do fio da laçada da chumbada (o 0,30) rebentar a laçada, perdendo a chumbada no lançamento! 9,7kgs de resistência e não aguenta um lançamento, que nem sequer puxo muito?! Não deveria aguentar?! Deverei colocar antes a chumbada num clip metálico?
O problema aqui não está no chicote ou se a linha da madre é fina, o problema aqui está na prisão, geralmente da chumbada, e para isso deves colocar um "escape link" (escape de chumbada) um acessório no qual colocas a chumbada para o arremesso e que a liberta (abre) assim que cai na água, ficando a recolha a cargo dessa fraqueza, que parte no caso de enrochar.jppinto Escreveu: Para evitar isto, posso colocar um chicote de 15m de um fio mais resistente, tipo um 0,45. Mas aqui é que está a minha maior dúvida: ao colocar um fio mais resistente do que o fio madre, se prender, ao puxar, não irá rebentar pela madre em vez de rebentar pela montagem? Para aguentar o lançamento, posso antes fazer as minhas montagens com fio igual ao da madre?
Já que a chumbada está perdida, ao menos que venha o aparelho e, melhor ainda, o peixe se lá estiver.
Pescar na pedra é uma tarefa que exije muita determinação ao pescador.
É uma praia muito difícil de pescar companheiro R Mendes, conheço bem e já lá perdi muito material mas também já apanhei alguns bons peixes, toda aquela zona é básicamente de pedra, até pode ter alguma areia mas quando vamos recolher as pescas lá sentimos as rochas, mas, no geral é só pedra.RMENDES Escreveu:Soaresffgsoares Escreveu: eu quando pesco em zonas de pedra (tipo rockfishing) pesco com 0,40 e pesco directo, duas laçadas, uma para a chumbada e outra para o estralho, se enrochar parte pelo nó.
Ontem iniciei-me no surfcasting e fui até à praia da Assenta; das 12 às 17 h fartei-me de perder material, e grade.![]()
As duas laçadas que fazes, são praticamente juntas, no fim da linha, ou são mais distantes uma da outra??
Um abraço
R Mendes
Quanto á laçada, vou tentar explicar, quando fazes a laçada dobras a linha e atas, ok ! eu dobro a linha e volto a dobrar, dou o nó que no caso é um nó duplo(duas passagens) corto os restos e ficam duas laçadas no mesmo nó e do mesmo tamanho, numa coloco a chumbada e na outra coloco o estralho, um, á parte, por vezes (só por vezes) coloco uma argola de linha um pouco mais fraca na argola da chumbada e depois passo pela agola da madre, um género de fuzível.
Mas como costumo pescar mais em zonas de pedra é com esferas perfuradas e enfiadas na madre, uma missanga por baixo e uma laçada simples,(a missanga protege o nó da laçada) onde coloco o estralho aí com 50/60 cm, assim o peixe não sente tanto a prisão do peso da chumbada, nesta pesca uso chumbadas de vários pesos dependendo da distância a que quero chegar, uso esferas de 40/60/80/90 gr.
Espero ter ajudado, manda sempre.
Boas pescarias

- joaonumberone
- Utilizador Regular
- Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm
Amigo, a pergunta não é pra mim, mas o que sei é que uma laçada no final para a chumbada e outra um palmo acima para o estralho, isto regra geral porque pode haver variações naturalmente.RMENDES Escreveu:Soaresffgsoares Escreveu: eu quando pesco em zonas de pedra (tipo rockfishing) pesco com 0,40 e pesco directo, duas laçadas, uma para a chumbada e outra para o estralho, se enrochar parte pelo nó.
Ontem iniciei-me no surfcasting e fui até à praia da Assenta; das 12 às 17 h fartei-me de perder material, e grade.![]()
Um abraço
R Mendes
A Assenta não é assim grande sitio para essa pesca, cada lançamento cada chumbada que lá fica é só pedras.
Para essa praia tem de ser uma chumbadinha ligeira e mesmo assim perde-se material.
Nessa zona a praia da Calada dá e S. Lourenço também mas nesta ultima tens de ir descobrindo onde prende menos.
Além disso não é conveniente deixar a pesca na água muito tempo.
Um abraço e até á próxima.

Soares,ffgsoares Escreveu:RMENDES Escreveu:ffgsoares Escreveu:
Quanto á laçada, vou tentar explicar, quando fazes a laçada dobras a linha e atas, ok ! eu dobro a linha e volto a dobrar, dou o nó que no caso é um nó duplo(duas passagens) corto os restos e ficam duas laçadas no mesmo nó e do mesmo tamanho, numa coloco a chumbada e na outra coloco o estralho,
Boas pescarias
Agradeço a tua explicação. Parece-me que seria também desse modo, que um pescador local, ao meu lado, tinha a montagem feita (pareceu-me ser militar na reserva - por sinal bastante atencioso e simpático). Ele até nem perdia muito material - e pescava com canelões antigos e carretos Rocha - mas lá está: experiência...)
Olá João,joaonumberone Escreveu:RMENDES Escreveu:ffgsoares Escreveu: Amigo, a pergunta não é pra mim, mas o que sei é que uma laçada no final para a chumbada e outra um palmo acima para o estralho, isto regra geral porque pode haver variações naturalmente.
A Assenta não é assim grande sitio para essa pesca, cada lançamento cada chumbada que lá fica é só pedras.
Para essa praia tem de ser uma chumbadinha ligeira e mesmo assim perde-se material.
Nessa zona a praia da Calada dá e S. Lourenço também mas nesta ultima tens de ir descobrindo onde prende menos.
Além disso não é conveniente deixar a pesca na água muito tempo.
Um abraço e até á próxima.
Obrigado pela tua resposta.
Olha, eu até fui à praia da Calada, mas não estava lá ninguém.
Como tenho lido alguns relatos desagradáveis de sítios isolados, não arrisquei e tentei a Assenta. Cheguei lá e pensei: o ideal um iniciante: fico com o carro perto a mim, estavam lá vários pescadores, havia espaço para todos.... O pior, pelos vistos, é que lá em baixo é tudo rocha.
Agora, só há que tentar noutos locais, ver se me estreio....
Um abraço e até um dia destes ... na 6ª embarcada.