Fio carreto

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Fio carreto"
na nova versão do site.

joaoduartefoto
Registado: terça out 09, 2012 4:20 pm

Fio carreto

Mensagem por joaoduartefoto »

Bom dia,

Comprei um conjunto cana e carreto a um amigo, para pesca à boia no mar. A cana é uma Hiro de 7m de carbono e o carreto o okuma. O fio que vinha com o carreto é multi filamento mas nao sei a marca. so sei que tenho que o substituir, pois ja apresenta algum desgaste. Gostaria que me aconselhassem entao marca e espessura de uma bobine de fio para trocar o que tenho actualmente no carreto. É para pescar a boia no mar.

Obrigado.

João Duarte
Alvaro Leite
Registado: terça set 11, 2012 9:16 pm

Re: Fio carreto

Mensagem por Alvaro Leite »

Boas

Há muitos testemunhos positivos em relação ao Sufix 832 que não é muito caro.
Panca
Utilizador Regular
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Mensagem por Panca »

Alvaro Leite Escreveu:Boas

Há muitos testemunhos positivos em relação ao Sufix 832 que não é muito caro.
Ou mesmo um Power Pro mas antes disso porquer não tiras o fio da bobine e vez como é que esta o fio no fim se estiver bom depois é só bobinar ao contrario :fixe:
joaoduartefoto
Registado: terça out 09, 2012 4:20 pm

Mensagem por joaoduartefoto »

Obrigado pelas V/ respostas. Mas para este tipo de pesca é necessário que o fio seja multi filamento? Desculpem a minha ignorancia mas sou novato nestas andanças.

João Duarte
krazy_dude
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Mensagem por krazy_dude »

Em antes de o trocares tenta fazer o que o Costa te disse, pois o fio pode ter desgaste somente nos primeiros metros e se tiver muita linha, a linha que está por ultimo pode estar boa ai é só "virá-la"...
Quanto a ter que ser multi ou mono... pode ser uma das duas,
mas por exemplo usando um multifilamento 0,18 0,19 por ai... ganharás muitos metros no lançamento (pois como é uma linha fina sai melhor o lançamento), depois também ajuda dentro de agua pois com linhas mais grossas com um mar mais mexido a boia tem tendencia a andar para os lados ou a encostar mais rápidamente...
um multi a meu vêr é muito mais resistente do que um mono... dá-me muita mais segurança. Por exemplo um multi 0,19 é mais ou menos o equivalente a um mono 0,35 (ou 0,40 depende).
Depois tens que vêr onde pescas, se é só calhau... ou se é um pesqueiro misto...
Estas são as minhas opiniões não quer dizer que estejam totalmente certas... Deixa vêr se algum camarada dá mais umas dicas e se for o caso me corrije.
Abraço :fixe:
krazy_dude
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Mensagem por krazy_dude »

Em antes de o trocares tenta fazer o que o Costa te disse, pois o fio pode ter desgaste somente nos primeiros metros e se tiver muita linha, a linha que está por ultimo pode estar boa ai é só "virá-la"...
Quanto a ter que ser multi ou mono... pode ser uma das duas,
mas por exemplo usando um multifilamento 0,18 0,19 por ai... ganharás muitos metros no lançamento (pois como é uma linha fina sai melhor o lançamento), depois também ajuda dentro de agua pois com linhas mais grossas com um mar mais mexido a boia tem tendencia a andar para os lados ou a encostar mais rápidamente...
um multi a meu vêr é muito mais resistente do que um mono... dá-me muita mais segurança. Por exemplo um multi 0,19 é mais ou menos o equivalente a um mono 0,35 (ou 0,40 depende).
Depois tens que vêr onde pescas, se é só calhau... ou se é um pesqueiro misto...
Estas são as minhas opiniões não quer dizer que estejam totalmente certas... Deixa vêr se algum camarada dá mais umas dicas e se for o caso me corrije.
Abraço :fixe:
joaonumberone
Utilizador Regular
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Mensagem por joaonumberone »

joaoduartefoto Escreveu:Obrigado pelas V/ respostas. Mas para este tipo de pesca é necessário que o fio seja multi filamento? Desculpem a minha ignorancia mas sou novato nestas andanças.

João Duarte
O multi é melhor para sentir os toques e se for preciso puxar não rebeta por aí.

Podes usar mono, um dos bons pescadores com quem ás vezes pesco não usa multi e dá grandes sovas a outros (como eu) que pescam com multi. Se for mono um 0,30 ou 0,35 é capaz de ser o adequado.
Leo Jesus
Registado: terça mar 22, 2011 8:36 am

Mensagem por Leo Jesus »

No meu ponto de vista, acho que devias utilizar multifilamento se fizeres uma pesca a boia mais pesada ( pesca com pião por exemplo).
Agora se vais fazer uma pesca mais leve para apanhar uns sargos e até talvez uns robalos mais pequenos e que não precises de grandes lançamentos, um bom fio mono chega perfeitamente.
Responder