Tendo finalizado um tópico no fórum canas, abro este neste fórum para colocar algumas questões que os mais batidos no surfcasting me possam esclarecer, bem como comentar uma curiosidade que me surgiu, de modo a que mais interessados possam ver.
O carreto que estava a contar utilizar na minha cana nova, afinal mesmo após assistência, continua com defeito, assim tive de improvisar, até poder comprar outro.
Peguei no carreto Shimano Alivio 6000FA, que lá tenho mais para pescas com pião e/ou rockfishing e vai de prepará-lo para surfcasting. As bobines acho que têm pouca capacidade para surfcasting (0,30 - 270m, 0,35 - 240m). 1ª Pergunta - Qual a capacidade ideal para um carreto de surfcasting???
Numa bobine coloquei madre em fio Shimano Speed Master Special Surf 0,25 (6,800kg), um chicote com aprox. 18 a 20m de fio Kali Kunnan Kendo 0,45 (25,100kg) e para as montagens e estralhos estou a contar com fio Cormoura Sprint Line FluoroCarbon 0,35 (15,750Kg). 2ª Pergunta - Está ok? Posso utilizar na montagem e nos estralhos fio do mesmo diâmetro ou convêm os estralhos serem de menor diâmetro?
Na 2ª bobine coloquei fio Berkley Trilene XT Extra Tough 0,30mm (8,400kg), sendo o chicote, montagens e estralhos igual à 1ª bobine. Aí é que surgiu o episódio estranho.....
A bobine de fio Berkley Trilene indica que tem 300m de fio, o Carreto Shimano Alivio 6000Fa, indica ter capacidade para 270m de fio 0,30. Então como é que consegui meter a bobine inteira de fio (sobraram 2mts aprox.) + o chicote de 0,45 no carreto??
Assim me despeço, um abraço e boas pescas para todos
Nelson