QUANTIDADE DE LINHA NAS BOBINES

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"QUANTIDADE DE LINHA NAS BOBINES"
na nova versão do site.

nelsonpamaral
Registado: quarta jun 08, 2011 2:59 pm

QUANTIDADE DE LINHA NAS BOBINES

Mensagem por nelsonpamaral »

Boas companheiros,
Tendo finalizado um tópico no fórum canas, abro este neste fórum para colocar algumas questões que os mais batidos no surfcasting me possam esclarecer, bem como comentar uma curiosidade que me surgiu, de modo a que mais interessados possam ver. :tecla:

O carreto que estava a contar utilizar na minha cana nova, afinal mesmo após assistência, continua com defeito, assim tive de improvisar, até poder comprar outro. :hummm:

Peguei no carreto Shimano Alivio 6000FA, que lá tenho mais para pescas com pião e/ou rockfishing e vai de prepará-lo para surfcasting. As bobines acho que têm pouca capacidade para surfcasting (0,30 - 270m, 0,35 - 240m). 1ª Pergunta - Qual a capacidade ideal para um carreto de surfcasting???

Numa bobine coloquei madre em fio Shimano Speed Master Special Surf 0,25 (6,800kg), um chicote com aprox. 18 a 20m de fio Kali Kunnan Kendo 0,45 (25,100kg) e para as montagens e estralhos estou a contar com fio Cormoura Sprint Line FluoroCarbon 0,35 (15,750Kg). 2ª Pergunta - Está ok? Posso utilizar na montagem e nos estralhos fio do mesmo diâmetro ou convêm os estralhos serem de menor diâmetro?

Na 2ª bobine coloquei fio Berkley Trilene XT Extra Tough 0,30mm (8,400kg), sendo o chicote, montagens e estralhos igual à 1ª bobine. Aí é que surgiu o episódio estranho..... :119:

A bobine de fio Berkley Trilene indica que tem 300m de fio, o Carreto Shimano Alivio 6000Fa, indica ter capacidade para 270m de fio 0,30. Então como é que consegui meter a bobine inteira de fio (sobraram 2mts aprox.) + o chicote de 0,45 no carreto?? :hummm: :grrr:

Assim me despeço, um abraço e boas pescas para todos :fixe:

Nelson
zezinho
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Re: QUANTIDADE DE LINHA NAS BOBINES

Mensagem por zezinho »

Boas
Não percebendo nada do assunto deixo uma opinião :hahaha:
Deves ter apertado bem o fio e ele quando chega aos 270 m não para sozinho podes ter metido 300m mas pode estar cheio demais e mais para a frente durante as pescarias podes vir a notar ele começa a enrolar ou a desfiar da bobine.
Pode sempre a bobine ter vindo com meia dúzia de metros a menos, a informação do carreto estar mal ou a medida do fio diz que é 0,30 mas na realidade pode ser um 0.29 ou ate 0,28 :hummm:
Boas pescarias :let:
Comporta50
Registado: segunda jan 02, 2012 2:36 pm

Mensagem por Comporta50 »

Boas

A questão da bobine com o fio Berkley Trilene está, quanto a mim, muito bem respondida.
Quanto à 1ª; "Qual a capacidade ideal para um carreto de surfcasting???"
Penso que para Surfcasting o ideal seria nunca superior a 200 mt.
2ª questão, se está ok???
Cá por mim não vejo inconveniente que os diâmetros dos fios da montagem e estralhos sejam iguais. Só não concordo com as madres em fluorocarbono. Eu não faço por ficarem caras demais (o fluorocarbono é mais caro que o mono normal, mesmo que esse normal seja caro)

Espero ter ajudado
ondapesca
Registado: sábado jan 16, 2010 4:58 pm

Mensagem por ondapesca »

nelsonpamaral Escreveu:Qual a capacidade ideal para um carreto de surfcasting???
Penso que as bobines devem levar sempre a mesma quantidade de fio na madre, independentemente da espessura da linha.
Considero os 200m sugeridos pelo Comporta curtos, principalmente se optares por fios finos, na ordem do 0,20/0,22, no mínimo os 250m para ficares salvaguardado de algum arrebenta e não perderes a totalidade do fio que ainda te restou.

nelsonpamaral Escreveu:Numa bobine coloquei madre em fio Shimano Speed Master Special Surf 0,25 (6,800kg), um chicote com aprox. 18 a 20m de fio Kali Kunnan Kendo 0,45 (25,100kg) e para as montagens e estralhos estou a contar com fio Cormoura Sprint Line FluoroCarbon 0,35 (15,750Kg). 2ª Pergunta - Está ok? Posso utilizar na montagem e nos estralhos fio do mesmo diâmetro ou convêm os estralhos serem de menor diâmetro

Esse fio da Shimano não é um azul, se for tem atenção que não resiste muito à salinidade nem à abrasão. Não é grende coisa em termos de fio, aliás como quase todos da Shimano. Eles dantes tinham um o Technium que até era bom, mas caro demais, em bobines de 200m, e noutras marcas há bem melhores a muito melhor preço. A Shimano é um fabricante de carretos, de mecânica, esqueçam lá os fios que isso não é com eles.
Quanto ao chicote 8m são suficientes a não ser que pesques regularmente em praias fundas e precises de suster da escoa uma captura de maior porte.
Quanto à montagem, não vejo a vantagem de ser em fluor, aliás até é menos resistente do que um mono, além de que de menor espessura. O chicote pode aguentar a força do arremesso mas a montagem não. A não ser que estejas a fzaer uma pesca muito específica e pretendas precisamente essa característica da montagem.
nelsonpamaral

Companheiros,
Grato pelas v/opiniões.
As madres não são com fluorocarbono, só a montagem e os estralhos.
O fio da shimano é esse mesmo. Utilizei-o agora porque já lá o tenho desde o ano passado (numa bobine de 500mts), não tive de o comprar, mas verdade seja dita não me parece grande coisa, não. Vamos lá ver o que acontece no 1º lançamento. O fio da outra bobine dá-me mais confiança.
Segundo a opinião do amigo "ondapesca" será mais seguro ligar os estralhos ao próprio chicote, não?

Abraço

Nelson
ondapesca
Registado: sábado jan 16, 2010 4:58 pm

Mensagem por ondapesca »

nelsonpamaral Escreveu: As madres não são com fluorocarbono, só a montagem e os estralhos.
A montagem, a linha onde ligas os estralhos, é que não tem vantagens em ser em fluor.
nelsonpamaral Escreveu: Segundo a opinião do amigo "ondapesca" será mais seguro ligar os estralhos ao próprio chicote, não?
Não tem vantagem nenhuma, se os estralhos vierem empachados enquanto estás a desembaraçar a tua pesca está fora da água, e aí :no2: não pesca. A montagem deve ser ligada à madre/chicote por um acessório que permita a sua substituição sempre que necessário :let:
nelsonpamaral

Sim, sim, baralhei-me todo :119:
O que eu queria dizer era ligar os estralhos a uma montagem feita com o mesmo fio do chicote...
Abraço
Nelson
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro se a bobine diz 270 m e colocáste 300 m, é porque apertáste a linha talvez demasiado, vais ter o cuidado de ver como fica a bobine depois em acção de pesca, fazes um lançamento ou dois e recolhes, logo vês se enche demais, aí é melhor tirares linha senão faz cabeleira e tens de cortar.

Quanto á montagem, eu uso montagens de 0,40 mm de um mono normal, penso que 0,35 mm pode partir no lançamento e, só os estralhos em fluorocarbono ou similar, os estralhos podem ser iguais no diâmetro ou mais finos depende da pesca que estás a fazer e se o mar está a enrolar muito os estralhos.

Ainda quanto á quantidade de linha, eu coloco sempre os 300 m que vem na bobine (costumo usar 0,30 mm na madre e chicote 0,30/0,57 mm), até porque se tiver azar e partir a linha, coloco mais cama e volto a usar a linha, se aplicar menos linha fico sem essa possibilidade.

Espero ter ajudado.

Boas pescarias :fixe:
Responder