Opinião sobre cana para Pesca à Bóia

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Opinião sobre cana para Pesca à Bóia"
na nova versão do site.

Wackko
Registado: quarta ago 30, 2006 9:13 am

Opinião sobre cana para Pesca à Bóia

Mensagem por Wackko »

Boas pessoal!

Estou a pensar em adquirir uma nova cana para a pesca à bóia (sou adepto incondicional deste tipo de pesca).

Ouvi falar em 2 grandes modelos... Hiro Power X de 5 mt ou NBS Power Steel também de 5 mts.

Qual aconselham? E porque?

(se preferirem outra marca / modelo, gostava que dissessem).

Abraço e obrigado
Humberto
Registado: segunda jan 17, 2005 12:00 am

Mensagem por Humberto »

Ambas as canas são muito boas eu tenho uma Power X, têm uma acção mais de ponteira, não é muito " dançarina" ou seja levanta peso com robustez sem que trema, (este problema é mais notorio em canas de 6m e 7m) " levanta sem qualquer problema um peixe de kilo ao "esticão", que é muito diferente de levantar um peso constante a uma velocidade constante, pois nestas circunstancias normalmente qualquer cana levanta o peso que nela é enunciado.

A stell power é de facto uma cana muito boa, embora existe em dois modelos uma que diz levantar 2kg e outra 7kg, esta ultima nunca experimentei mas a ver pelo peso que têm acho-a é muito pesada. O maior defeito que encontro nestas canas é o preço, na minha opiniao nao valem os quase 300 euros!!
Wackko
Registado: quarta ago 30, 2006 9:13 am

Mensagem por Wackko »

Com grandes certezas posso dizer que arranjo as Steel Power de 5 mts a menos de 200€.

A que eu vi, mais leve, afirma levantar um peso de 3 Kg.
Humberto
Registado: segunda jan 17, 2005 12:00 am

Mensagem por Humberto »

Tens razao a steel de 6 metros é que ronda os duzentos e tal euros!!

Afirmarem que levanta 3kg so se for o modelo mais resistente que dizem levantar 7kg!!! e este modelo é seguramente mais de 200 euros!!
Strob
Registado: segunda set 04, 2006 9:55 am

Mensagem por Strob »

Wackko Escreveu:Com grandes certezas posso dizer que arranjo as Steel Power de 5 mts a menos de 200€.

A que eu vi, mais leve, afirma levantar um peso de 3 Kg.
Porque não opta por uma cana de 6m?
Julgo ser uma medida hoje universal e tem a vantagem de a poder utilizar em outro género de pesqueiro que não a de pescar com a água "nos pés". Para além de ter a certeza de conseguir levantar um peixe de maior envergadura com mais à vontade.
Existe no mercado material que até nos baralha o sistema, muitas das vezes nem sabemos para que lado nos havemos de virar. Depois existem as marcas que patrocinam os ditos "mestres", o que para mim nem sempre são as melhores opções (aqui a máquina do marketing é que tenta funcionar).
Há bem pouco tempo uma marca de pesca lançou no mercado uma cana que pelo que consegui constatar fartou-se de vender numa e certa zona do país. Pois eu garanto se essa marca é assim de tão boa qualidade, ela ainda não chegou aqui à minha zona e muito menos a vi num qualquer pescador de bóia. E garanto que por aqui na zona centro norte do país, existem muitos e bom pescador de pesca à bóia.

Posso adiantar algumas das referências de cana de bóia que por aqui andam na berra:
- Força 4 da Barros
- Power Fighting
- Grauvel Energy
- Hulk Fly

Todas estas canas estão +/- bem preparadas para levantar alguma boa dose de peso.
Curiosamente, não tenho nenhuma delas :D
Optei por canas de valor inferior mas onde o conforto está sempre presente e garanto que o peixe vem parar junto de mim sem problema de maior (nunca vi, e dificilmente verei alguém a tentar içar um peixe de 3kg. Mesmo já tendo assistido a uma cana passar com um peso superior a 4kg por cima de um carro várias vezes. Duvido que alguém faça tamanha aventura em acção de pesca; uma coisa é um peixe, outra é um teste).
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Strob vou ter de discordar contigo acerca dos 6 metros pescarem em qualquer lugar.

Acho que o material deve ser o adequado para o pesqueiro. Eu, nos locais onde pesco à bóia, normalmente prefiro canas até 4,5metros. Esse metro e meio só me vinha atrapalhar, principalmente quando o peixe anda numa de morder os pés. Pelo que percebi (no tema chumbadinha) nos locais onde pescas, costumas pescar sempre a uma certa distância na horizontal, uma cana maior é vantajosa aí, aqui nesta zona (Lourinhã/Peniche) nem por isso. Existem pesqueiros aqui onde nem é possível com canas de 6 metros porque batem nas pedras que estão por cima.

De todas as canas (que tenho) a minha preferida é uma Vega Rocca com 4,30metros. Já a cana que utilizo na chumbadinha também tem 4,30 metros. Acho o tamanho ideal para os pesqueiros que frequento. Provavelmente curtas demais para os teus pesqueiros. :wink:
pisões
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Mensagem por pisões »

Pois é Pedro

Acabei por comprar a tica taurus de 6 metros.

Agora falta o carreto e penso que vou optar pelo symetre 4000.

Temos que combinar uma pescaria no teu "pesqueiro privado".
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

:shock: tás mesmo com pica :shock: xisca-se :lol: :lol: :lol:

bora lá, tambem tenho saudades dumas belas boias :lol:
Responder