DICAS PARA JIGING/ZAGAIAR

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"DICAS PARA JIGING/ZAGAIAR"
na nova versão do site.

bluemerlim
Utilizador Regular
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

DICAS PARA JIGING/ZAGAIAR

Mensagem por bluemerlim »

Olá e boas. 8)
Visto que se está a aproximar o tempo ideal para se fazer as melhores capturas em jiging e na arte de zagaiár,gostaria de criar este tópico,visto k esta é uma pesca k me interessa bastante.
Quais os melhores locais?
Quais os peixes a que se destina este tipo de pesca? EX; O robalo pode cair numa zagaia?
Quais as cores mais produtivas numa amostra/zagaia?
È nesseçario afastar-se muito da costa para se obter uma boa captura?

Emfim ,tudo o k possa ser dito dentro deste tópico e que possa ser util á maioria dos praticantes e tambem para quem se queira iniciar!!

Vamos lá a dar dicas ao pessoal!!!

BMS
Pedro Russo
Registado: quinta jun 29, 2006 1:19 pm

Mensagem por Pedro Russo »

Olá camarada Barreirense !

Apesar de eu não ter experiência nenhuma neste tipo de pesca, acho que este site http://www.pecheaubar.com/ tem informações sobre como pescar o robalo com zagaias.

Veja os videos, vale a pena!
bluemerlim
Utilizador Regular

RESP

Olá e boas. 8)
Pessoal,então.......????
Ninguém quer dar uns bitaites acerca deste tema!!
Será que sou só eu k ando maluquinho para apanhar uns bicharocos VALENTES nesta vertente........!
Só quero saber,entre outras coisas,se é nesseçario pescar muito ao largo da costa para se puder praticar esta ténica.....!!
Será k se andar peixe proximo da costa ,este dificilmente se atirará a uma zagaia ,por estar muito proximo da mesma.......será que tem k ser nesseçariamente um tipo de pesca para se praticar a partir dos 50 mtrs..

Vá lá amigos...........descosam-se lá com essas dicas.
Eu ando danadinho para por as amostras ou zagaias na agua,mas por vezes acanhome por estar muito proximo da costa ,tipo a pescar a 20/30 mtrs....por isso!!!!

B.M.S
SOMOS POUCOS ,MAS PUROS!!!
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Eu já apanhei robalos com zagaias (a pescar da costa).

De barco nunca pesquei por isso não posso ajudar.

Agora há uns tempos vi um documentário no caça e pesca com uns japoneses e fiquei cá um bichinho para testar o jiging... Apanharam cada pargo :shock:
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

onde andam os moderadores deste topico?????? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
bluemerlim
Utilizador Regular

RESP

Olá e boas. 8)
Paulo,fiquei com a sensação que nos estavas a tentar dizer que utilizaste uma zagaia numa cana em surfcasting........!!!!não sabias k se pudia fazer isso,será k percebi bem??
OK,pôr uma amostra e lançar de costa ,isso será spining,mas será que dá para utilizar uma zagaia??
Outra duvida????
Será que se utilizar engôdo na pesca embarcada(20/30 mtrs) terei mais hipoteses de sucesso se praticar jiging ou zagaiar,derivado a açção do engodo???
Vamos lá a puxar pelas logicas da batata que ainda vamos criar mais uma modalidade........ZAGAIAR Á BOIA!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
È claro k é brincadeira...........mas será k é possivel...........e se não o é,qual a razão????

B.M.S
SOMOS POUCOS,MAS PUROS!!!!!
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Sim o que faço é spinning com zagaias. Robalos, cavalas, e outros predadores mandam-se a elas.

Utilizo zagaias até 100grs, a cana é de spinning tem é uma acção mais elevada.

Se reparares os chivos galegos são uma espécie de zagaia.

Agora as zagaias para jigging são diferentes das que utilizo. Em primeiro lugar, na costa da pesca o movimento da zagaia é feito na horizontal ou diagonal (se estiveres num sitio alto).

Em jigging o movimento da pesca é feito na vertical, o mais parecido que já se fazia aqui em Portugal há muito tempo é a pesca à lula com uma toneira.

http://www.pescador.online.pt/pesqueiro.php?id=20

No filme que vi, estava lá o mestre japonês da arte do jigging, a técnica residia em puxar e parar, uns faziam de uma forma mais rápida, outros de uma mais lenta, mas a ideia era dar a impressão de um peixe em dificuldades.

Pelo que vi não vejo vantagem nenhuma em engodo ou bóias, nem percebo muito bem essa ideia :? :? se quiseres explicar melhor a lógica. :wink:
bluemerlim
Utilizador Regular

resp

Olá e boas. 8)

Vá lá ........eu sei que há ai uns mestres nesta ténica..........

Será que sou sou eu que pratico ou quero praticar pesca nesta vertente.....

Paulo,aquilo da boia era brincadeira e não hipotese real.

Mas já fiquei a saber que posso utilizar uma zagaia ou amostra pessada em surfcasting,por isso deve de haver mais hipoteses

B.M.S
SOMOS POUCOS,MAS PUROS!!!
Responder