A minha maior grade

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"A minha maior grade"
na nova versão do site.

luis amaral
Registado: quinta jun 26, 2008 8:54 pm

A minha maior grade

Mensagem por luis amaral »

Ha muito tempo que não posto aqui um relato em condições, muito por causa de não ter ido muito à pesca nos últimos tempos, diga-se meses.
E...meus amigos tenho muita pena de não ser desta que vos mostro peixe, que sei que é isso que a malta sempre espera.
Vou relatar a bela história de mais uma grade, mas uma com muito estilo, muita distração, uma grande surpresa e quiça alguma inexperiência.
Estando eu e mais 5 excelentes companheiros numa das nossas belas praias desde as 20 horas sem sentir um peixe até á meia noite, juntamo-nos não à volta de uma fogueira, mas antes à volta de uma cana, que por acaso não era a minha, em alegre cavaqueira. Falavamos como é habitual de pesca. Uns iam contando as suas aventuras piscatórias, enquanto outros iam partilhando truques e dicas, de tal forma que as canas ficaram esquecidas.
Algumas com as montagens dentro de agua, outras nem isso tal era já no momento a fé que aquela noite pudesse de alguma forma ser proveitosa. Eu tinha a minha cana a pescar e iscada com caranguejo de dois cascos e casulo.
A dado momento um dos companheiros disse que o carreto de uma das canas que se encontrava à nossa direita estava a cantar, e outro tambem disse ouvir. Eu, sou sincero não ouvi o ou entao nao liguei, nao sei bem, ao que eles tinham dito e a conversa continuou por mais uns bons 30 minutos.
Era sensivelmente 1 da manha quando alguem disse que estava na hora de recomeçar a pesca, que a mare estava a virar. Fui recolher a linha e noto que a mesma tinha corrido toda para a esquerda, ao que de inicio nao liguei porque de facto estava a correr para esse lado desde o inicio da pesca, e como ja estava dentro de agua para ai ha 1 hora...
Começo a recolher e noto que esta presa e pensei que a chumbada tinha areado, o que ainda nao tinha acontecido, ou entao estava enredado nas linhas das 4 ou 5 canas que se encontravam à minha esquerda. Fui enrolando e andando e a primeira coisa que achei deveras estranho é que a minha linha passava por tras das primeiras duas canas como se alguem pegasse nela, a fosse tirar da agua e e a tivesse levado por tras das canas e a metesse de novo na agua. Ainda agora penso nisso e nao consigo perceber como foi a linha ali parar. Continuei a andar, agora ja tinha de alguma forma descartado a hipotese de estar enredado com as outras linhas mas puxava pela linha, cana toda dobrada a fazer força e a chumbada nao se mexia. Estava enterrada definitivamente, pensava eu quando repentinamente mas muito pausadamente começa a sair linha do carreto. Chamei o David, para me ajudar porque tinha peixe.. Isto não era uma certeza :hummm: :hummm: . continuei a andar e a enrolar mas aquela coisa que se tinha movido uns metros estava de novo parada e nem para ca nem para la. Andamos para ai 200 metros, passamos mais um pescador que se juntou a nos na caminhada e a coisa continuava a nao sair do sitio, o David dizia que talvez fosse um monte de lixo, eu nao sabia o que pensar quando finalmente consegui durante uns 2 ou 3 segundos levantar o lixo e enrolar umas voltas de linha dentro do carreto, e foi ai que o lixo de repente ganhou asas e disparou tipo torpedo por ali fora. O carreto começou a cantar, zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz, eu que de repente fiquei surpreso porque nunca tinha sentido uma coisa assim com a cana a querer de repente saltar-me das maos, levei a mao ao drag para o abrir mas abri de mais, e recomeçei a fechar de leve, mas o peixe nao parava. A cana estava completamente dobrada, e quem a conheçe sabe bem que ela nao é dessas coisas. O senhor que estava connosco nesse momento ja dizia que finalmente ia ver um peixe grande, mal ele sabendo que tambem eu esperava ver o meu primeiro gigante, e passados uns segundos, depois daquele poderoso arranque, o 0,25 que tinha nessa manha posto no carreto em substituiçao do multifilar que la estava da ultima embarcada, rebentou e eu fique ali a pensar que peixe era aquele que parecia uma pedra e nao se movia um centimetro do fundo, para de repente arrancar daquela maneira e com toda aquela voracidade. Não o cheguei a ver, mas muito provavelmente seria uma corvina.
E esta foi a historia da grade que me fez querer estar novamente na presença de outro animal com aquela força, vou persegui-lo havidamente. Este levou a melhor, mas há mais marés que marinheiros.
Agora é a hora de pensar o que fiz mal e o que posso fazer diferente.
Um abraço
Cabe
Registado: quarta abr 25, 2012 9:01 pm

Re: A minha maior grade

Mensagem por Cabe »

Realmente, lá se foi o peixe que podia ser de uma vida,ó Luis, mas como disse e bem, há mais marés que marinheros. Agora só por curiosidade, vou perguntar-lhe! Não será o 0.25 demasiado fino para ter no carreto de surfcasting, numa área onde a qualquer momento pode fisgar grandes corvinas ou douradas??? Abraço e obrigado pelo relato
luis amaral

Cabe Escreveu:Realmente, lá se foi o peixe que podia ser de uma vida,ó Luis, mas como disse e bem, há mais marés que marinheros. Agora só por curiosidade, vou perguntar-lhe! Não será o 0.25 demasiado fino para ter no carreto de surfcasting, numa área onde a qualquer momento pode fisgar grandes corvinas ou douradas??? Abraço e obrigado pelo relato
Pois amigo se calhar tem razao, mas a ideia foi ter um fio mais fino par conseguir ganhar metros no lançamento.
Na altura fiquei a pensar que se la tivesse o multi 0,22 que tirei para colocar o mono nao tinha perdido o peixe, mas...
Ja agora pescava com estralho 0,28 fluor da casini, fio que ja me deu provas.
Um abraço, e sim era de certeza o peixe da minha vida.
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Ó Luís vais ter de teimar e muito, tanto mais que esse não era o peixe da tua vida, esse ainda está para sair, por isso não te esqueças de ir à pesca.

Abraço.

Braga
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro, nessas circunstâncias nada havia a fazer, só se por mero acaso estivesses a pescar pesado, com linhas acima de 0,40 e estralhos bem fortes, porque numa situação normal se a madre é fina também o estralho o é e, se não partir a madre parte o estralho.

Seria eventualmente o peixe de uma vida, mas, não foi desta será noutra altura, mais pescarias farás e com mais exito.

Excelente partilha e bom relato.

Boas pescarias :fixe:
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Amigo Luís, antes de mais epa, sejas bem aparecido. Tenho saudades tuas, temos que ir a pesca. Vê se dás notícias.
Deixa-me que te pergunte se foste às corvinas? É que pescares com 0,28 a elas :119: , nem que fosse o melhor fio do mundo. Podes eventualmente tirar uma, num dia em que ela esteja cansada :join: , mas 99% das vezes vais perdê-las.
Acredito que tenhas sentido algo único. Como sabes já tive esses encontros paranormais, e passei semanas a bater mal.
Ah e conheço bem a tua cana, logo sei bem que só poderia ser um peixe muito grande, e com esses arranques só podia ser corvina, e com esse colega que foste que é da tua zona, mais fico na ideia que foi mesmo uma grande corvina.
Eu estou sempre a dizer o mesmo, muitas vezes mal interpretado sobre o diametro de linhas, e forma de pescar. Eu não uso uma linha grossa às corvinas por apanhar dezenas de corvinas gigantes por época, eu uso, porque não quero que me aconteça o que já me aconteceu, a mim, e a muita gente, e porque no dia em que novamente o peixe da minha vida lá for, estarei preparado para isso. Nunca sabemos a cada lançamento se aquele não será o que te dá o peixe da tua vida, ainda por cima às corvinas. Das burras de 15 a 35kg, nós de terra temos poucas na vida cravadas, logo nesse dia quando tivermos a sorte de as sentir temos que estar preparados.
Pode ser que tenhas sorte e em breve craves outra, de preferencia não com um 0,28mm. Andavas às douraditas, e calhou-te um tubarão do rio :join: .
zezinho
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Mensagem por zezinho »

Boas
Peixe manhoso :hummm: grande relato :fixe: :fixe: já agora as corvinas tem esse comportamento?
Obrigado pela partilha :fixe:
Boas pescarias :let:
luis amaral

FILIPEPC Escreveu:Amigo Luís, antes de mais epa, sejas bem aparecido. Tenho saudades tuas, temos que ir a pesca. Vê se dás notícias.
Deixa-me que te pergunte se foste às corvinas? É que pescares com 0,28 a elas :119: , nem que fosse o melhor fio do mundo. Podes eventualmente tirar uma, num dia em que ela esteja cansada :join: , mas 99% das vezes vais perdê-las.
Acredito que tenhas sentido algo único. Como sabes já tive esses encontros paranormais, e passei semanas a bater mal.
Ah e conheço bem a tua cana, logo sei bem que só poderia ser um peixe muito grande, e com esses arranques só podia ser corvina, e com esse colega que foste que é da tua zona, mais fico na ideia que foi mesmo uma grande corvina.
Eu estou sempre a dizer o mesmo, muitas vezes mal interpretado sobre o diametro de linhas, e forma de pescar. Eu não uso uma linha grossa às corvinas por apanhar dezenas de corvinas gigantes por época, eu uso, porque não quero que me aconteça o que já me aconteceu, a mim, e a muita gente, e porque no dia em que novamente o peixe da minha vida lá for, estarei preparado para isso. Nunca sabemos a cada lançamento se aquele não será o que te dá o peixe da tua vida, ainda por cima às corvinas. Das burras de 15 a 35kg, nós de terra temos poucas na vida cravadas, logo nesse dia quando tivermos a sorte de as sentir temos que estar preparados.
Pode ser que tenhas sorte e em breve craves outra, de preferencia não com um 0,28mm. Andavas às douraditas, e calhou-te um tubarão do rio :join: .
Nao amigo, nao fui ás corvinas. Tinha ido à lagoa fazer um surfcasting e bateu uma burra daquelas, acho que nao havia muito a fazer, mas tambem me distrai um bocado e deixei a gaja ali de drag aberto mais de 30 minutos, depois quando vi que tinha peixe ela estava ainda cheia de força e aquele arranque deixou-me estupefacto.
Abraço
Responder