No sábado passado foi convidado para uma pescaria no Rio Ferreira. Fomos 2 pescadores e 1 "melga"
Fomos depois do almoço, já eram umas 15h00 quando chegamos ao pesqueiro, um dos meus amigos pôs uma cana pequenina daquelas usadas para pescar com amostra, a pescar ao fundo com um chumbo de 20 gramas numa cova do rio que ele conhece e onde, segundo ele, os barbos gostam de encostar. Entretanto ia-mos montando o restante material, estávamos nisto quando a cana dele deu sinal de um toque e a linha começou a fugir para jusante onde apanhou uma linha de uma cana que ele estava a preparar, deu um autêntico nó cego no material, mas com ajuda lá conseguiu tirar um barbo para cima de kilo, o primeiro da tarde:
Após uns tempos sem sentir toques e o meu amigo a ferrar barbo atrás de barbo, mas sem os tirar ou porque partiam a linha ou porque se desferravam, sempre com a mesma canita na "cova secreta", decido ir mais para montante a umas águas mais mexidas e de pouca profundidade tentar umas bogas "ao toque", e após algumas tentativas consigo apanhar 2 bonitas bogas, entretanto o estralho preso nas pedras e fiquei sem ele, decidi dar por terminada a minha pesca. Aqui estão elas:
Chego junto dos meus amigos e como já estava a noite a cair decidimos arrumar as coisas e ir embora. Já tinhamos quase tudo arrumado quando de repente a cana miniatura do meu amigo engatou outro barbo, após alguns minutos de luta lá tiramos o ultimo da tarde, já quase era quase noite cerrada, aqui está a foto dele:
E o meu amigo "melga" também safou a grade ao apanhar uma boguinha, mas como era muito grande não cabia na foto
Assim se passou mais uma tarde de sábado...
Ab
Zé Manel