Inventário

canas e carretos adquiridos em conjunto

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Inventário"
na nova versão do site.

FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Inventário

Mensagem por FILIPEPC »

Vamos então tentar fazer isto com calma: João desculpa, tenho me esquecido.

Começo pelos carretos de surfcasting, mesmo me esquecendo de alguns concerteza, ficam os que me lembro. Muitos tenho em duplicado.

Surfcasting parte 1.

Shimano Ultegra 10000 XT: O 1 dos Ultegras que comprei. Já lá vão cerca de 12 anos. Um poço de força, na altura estava situado na gama dos Power Aero, custava uns 200 e tal euros. Forte, muito resistente, reboca praticamente tudo. Tem uma relação força/desempenho/preço, única no mercado.
Na altura como não tinha mais fez-me 2 anos de pesca embarcada, onde sofreu, mas sobreviveu. Rebocava tudo, sem se queixar, era e é um poço de força. Após estes anos todos apenas troquei algumas anilhas pelas tais folgas que ganha. Trabalha e não tem medo de nada. Claramente o melhor de todos os Ultegras existentes. O mais "Metálico".
Ponto forte: A tal relação desempenho/força/preço.
Ponto fraco: Talvez o peso, se fosse umas 100 gramas mais leve satisfazia-me mais.

Banax Poseiden 5600: Foram uns carretos que me fizeram os mesmos anos dos Ultegra xt. Comprei mais ou menos pela mesma época. Fortes, muito certinhos, ainda hoje funcionam e são primeiras escolhas para o casting médio, aquele que faço dentro da baía ás douradas. Já me tiraram inclusivé Corvinas, robalos de bom porte e douradas sem nunca perderem a luta. Eram carretos que custavam cerca de 120 euros. Muito fiáveis, ganham com o tempo uma folga entre a manivela e a pega.
Ponto forte: A fiabilidade, para a época de compra era uns best sellers e não se queixavam com nada.
Ponto fraco: Para mim aquelas folgas na manivela, e eu pessoalmente não gostar da manivela, acho-a pouco condizente com o carreto que é.

Shimano Aero technium 10000 XT: Que dizer do melhor carreto do mundo para mim, obviamente. Antes de mais pecrebam que se trata de um arreto que traz uma roda de coroa em titanio. Alguém conhece outro que tenha???
Tem o melhor enrolamento que já vi em qualquer carreto que tenha usado, e olhem que foram quase todos existentes das marcas que se comercializa em Portugal.
Impressionante a segurança que transmitem, a solidez que demonstram, a precisão do seu trabalhar é algo único. Só quem usa sabe ao que me refiro. Quem vai para a pesca de praia e tem confiança que apareça o exemplar da sua vida, tem nestes carretos o amigo do peito.
Ponto forte: O enrolamento, não tem igual.
Ponto fraco: Bem, como não faço competição as 620 gramas para mim são razoáveis, dentro da força que tem. Apenas lhe fazia uma troca: A pega, não confundam com manivela. Eu sou adepto de pegas grandes.
Com um ratio de 3,56 obviamente estão fora de hipótese para pesca na pedra.

Shimano Ultegra 10000 xsa. Pouco existe a dizer, pois é outro Ultegra. Acho este mais " plástico" do que o XT, e consequentemente a trabalhar grandes peixes menos seguro. Mas o resto está lá. O carreto, a base é a mesma. Qualidade inegável.
Ponto forte: A mesma do XT.
Ponto fraco: Ser menos "duro" do que o XT.

Shimano Ultegra 10000 xsb: Bem é um Ultegra. Ponto. É muito bom. Tem inovações físicas comparando com os antecessores, mas não acho que os supere. Tal como o xsa, está abaixo do XT pois aparenta ser mais frágil, dentro da sua inegável dureza. Não é á toa que estes não são made in japan.
Ponto forte: As inovações tecnológicas deixaram-no mais bonito a olho, mais ligeiro.
Ponto fraco. O mesmo do xsa. É menos "duro" que o XT.

Shimano Titanos 10000 XT. O IRMÃO MAIS BARATINHO :hahaha: DO ULTEGRA. Foi um best seller para quem queria gastar pouco e bem. Na altura abriam-se estes carretos que apenas traziam 2 rolamentos e trocava-se os casquilhos de teflon por rolamentos e ficava-se com um Ultegra dos pobres :hahaha: . Excelente carreto, made in japan, ainda hoje com algumas modificações trabalha. Fiável, não se nega a nada, embora seja mais fraco do que o Ultegra.
Ponto forte: A fiabilidade para o seu preço era espectacular.
Ponto fraco: Por serem de um material mais fraco aparentemente avariavam primeiro do que os Ultegra. Mais feios em termos de design.

Shimano Aero technium 10000 xsb: O mano velho dos XT, não tem infelizmente nada a ver... É um carreto estrondoso, bonito, forte, um rebocador impressionante. Levanta tudo. Foi o carreto até hoje que mais me levantou chumbadas areadas. mAS INFELIZMENTE QUEM PEGA NOS XT fica para sempre marcado, e o enrolamento deste não é igual, até devido ao seu ratio bem superior.
Ponto forte: É mais versátil do que o xt, tem melhorias a nível de peças, como a asa de cesto.
Ponto fraco: Quem tem um carreto com roda de coroa em titanio trocar por outra :122: . Não tem assim um ponto fraco á vista, talvez o facto de ter um drag muito especial para quem não está habituado. Ao mínimo descuido fecha muito ou abre muito, o que pode se tornar fatal.

Shimano Bulleye 10000 xt: Bem, este é recente nas minhas mãos, mas posso dizer que tem uma suavidade impressionante. Parece uma pena, e tem uma relação força/suavidade muito boa. 20 quilos de drag a rodar assim é obra. Tem a melhor pega do mundo para as minhas mãos :hahaha: .
Ponto forte: A pega e a relação força/suavidade. Um ferrari.
Ponto fraco: Para já nada, talvez o preço :dedos2: .

Por hoje chega que estou já saturado :join: .
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Boas pessoal das pescas.
Aqui vai o meu simples e modesto espólio, mas que espero alargar dentro das possibilidades financeiras e nos próximos meses.
Que este meu contributo sirva para incentivar aqueles que de algum modo se possam sentir retraídos pelo facto de terem pouco ou material mais simples, desde que gostemos de pescar e trocar ideias, todos os contributos por mais simples que sejam têm sempre o seu valor.

Surfcasting/fundo
Cana Daiwa sensor surf SE S503H 5.00, cana parabólica, um bocado pesada mas para o meu gosto, lança bem, com o senão,é um bocado grossa de ponteira.
Cana Amorim Equinox S beach surf 4.50, acção 100/250g carbono alto módulo, fininha e leve, nunca tinha lançado com uma cana assim, até tenho algum receio no lançamento, em meia dúzia de lançamentos direi que é semi parabólica, talvêz mais acção de ponteira, preciso de fazer umas quantas pescarias com ela para a conhecer melhor.

Carretos
Daiwa AGP 6000, não é de grande qualidade mas vai dando para fazer fundo, recupera bem e sem esforço, parece-me !
Shimano Ultrega 10000 XSB, ainda só lancei com ele meia dúzia de veses, é uma maravilha, a recuperar é de uma leveza espectacular.

Bóia
Cana Hiro BTF 500 Pró basic, ainda não pesquei com ela, não tenho portanto opinião formada.
Carreto, ando a ver o que há e os preços, mas aceito umas dicas do pessoal.
O material que tenho de outros tempos vou fotografar e colocar noutro tópico, um canelon que nem sei a marca, um carreto Breton, um Sofi e um Rocha.
Pronto este é o meu modesto espólio.
Boas pescas e um abraço a todos.
MarcoPombo
Registado: segunda set 20, 2010 11:48 pm

Mensagem por MarcoPombo »

zezinho Escreveu:Sinceramente acho uma boa ideia. :fixe:
Mas pelo " menos mo meu caso " que o pessoal se sente intimidado no caso de quem tem canas da decathlon por exemplo (por acaso não tenho mas se for preciso são piores) apresentar o seu "panda" com pessoal a apresentar o seu "X5".
Não sou contra a ideia de maneira nenhumas mas acho que o pessoal amador fica desmotivado a dizer.
Não me levem a mal. :hahaha:

Bem em relação ao tópico propriamente dito apesar de nao ter nenhum arsenal a ver se para o fim de semana tenho tempo para ver o que para aqui tenho, apesar de a grande maioria ja ser tudo bem velhinho. Em relação ao comentário do nosso amigo pescador posso lhe dizer que eu pessoalmente em casa tenho 4 canas da carpelan 3 de 1.8m de encaixe que uso ecencialmente no corrico e uma directa de seis metros, e que ja tiraram alguns peixinhos para fora de agua, é claro que a nivel de qualidade nao se comparam com quase nada mas no entanto é o que se pôde arranjar para aprender, com calma e com tempo vai se melhorando o material, mas o que realmente importa é "matar o vicio"
jofecar
Registado: sexta jun 10, 2011 3:53 pm

Mensagem por jofecar »

joaosousa Escreveu:Não sei se já existe algum tópico do género, eu pelo menos não encontrei! Sei que já existiu um sobre o dinheiro que já gastamos em material de pesca, mas rapidamente chegamos à conclusão que não valia a pena fazer contas :lol: sob pena de ficarmos doente :lol:

Objectivo deste tópido é fazer um pequeno inventário daquilo que cada um tem sobre canas e carretos, pois assim talvez fosse mais fácil, quando alguém quisesse determinado producto, saber se já alguém o tem e, assim, tirar mais facilmente dúvidas sobre ele! Acho que um tópico do género faz todo o sentido num forum como o Sítio do Pescador, pois é um forum que marca pela diferença, ou seja, não se prende a um patrocínio de uma marca, havendo assim, liberdade de expressão!

Eu começo com o meu humilde material, que vou comprando aos poucos visto que ainda não trabalho mas que me dá gosto estimá-lo :)

Surfcasting/Fundo

Canas:
Cana Spro FastFwd Serie 6, 100-200gr 4.50
Lineaeffe Tempesta 4.50 100-200gr

Mais duas Vega, velhinhas, (4.50 100-250gr) a precisar de passadores novos, mas que vou restaurar por serem canas de combate, ideias para pescar na pedra e levar porrada :D

Carretos: 2x Barros Albatroz XR-480

Bóia
Cana: Barros Gold class 6m (de momento nao sei precisar a acçao e peso, assim que vir, coloco aqui)

Carreto: Barros Nitrox 60 que veio em conjunto com a cana. Não sendo nenhum Shimano, estou bem contente com ele, tem feito umas pescarias engraçadas e tem-se portado bem :D

Corrico

Cana: BARROS PREDATOR MX CAST 360 acção 30-150
Carreto: NBS Tactus Spin 4500SW e o Barros Nitrox 60

Carpfishing
Cana: Nash Hooligun 12pés 3Lb
BARROS PREDATOR MX CAST 360 (uso-a no carpfishing por ter a acção ideal para os lançamentos e trabalhar do peixe)
Caperlan 12pés 3Lb - tira carpas de 10kg com uma perna às costas :D

Carretos: 2x Barros XR-480 (tem duas bobines, por isso os utilizo nas duas modalidades, já que se adequam bastante bem a ambas)
Carreto Caperlan em que veio em conjunto com a cana. Tem baitrunner mas é um carreto fraquinho ^^ Já tirou carpas e um grande barbo com 5kg e portou-se bem, mas dá para ver que não é carreto para durar!

Isto é material comprado conforme se vai arranjando dinheiro :D Obviamente, quando já tiver mais r€cursos, pretendo subir a qualidade do material, mas para já tem de ser assim :)

Agora façam-me sonhar :) Digam o que têm :D
boas para todos, amigo joao acho esta ideia magnifica no sentido em que ela e culocada ter ou nao ter bom material nao impede que este ou aquele seja melhor ou pior pescador cada um tem o que pode ter, admiro o sitio do pescador pois nele todos somos pescadores o material que possuimos nao faz a diferença mas sim a amisade de apoiar e elucidar quem pede ajuda eu vor ver o material que tenho para culocar vao-se rir pois ja teem na ordem dos trita anos e sinto-me bem com ele ja pesquei bons peixes garanto que nao compro mais (a nao ser linhas anzois etc.) digo isto para que todos nao se sintam inferiorizados em relaçao material que teem, e de ilogiar todos mas todos os pescadores com bom medio e mau material o importante e pescar e tirar peixe nem tenhamos de deichar de fumar um cirrago para oferecer ou peixe e quando este vier pedir lume nos a polada matamo-lo e trazemos para casa (força de expreçao) abraço
jofecar
Registado: sexta jun 10, 2011 3:53 pm

Mensagem por jofecar »

ola ca estou eu para contrbuir com o meu inventario tenho
1 cana de fivra castanho escuro nao me lembro da marca tem 30 e poucos anos ja la meti chumbo 300 gr
1 cana de fivra castanho claro nao me lembro da marca tem 30 e poucos anos ja la meti 250 gr
estas ja alterei as ponteiras cortando a meio e emendando para ter mais poder de arranque estas com 4.20 metros as duas de tres elementos
1 michel prima II 240 com 2.40 metros dois elementos acçao 30 a 120 gr

estas utilizo pesca ao fundo

1cana silstar (julgo ser este o nome) de 5.20 telescospia ja com alguns largos anos

esta utilizo raramente a boia

1 carreto serrage crack e um vega AA 4000 pesca fundo

1 carreto shimano exage 1000fa para boia
rbento
Registado: quinta set 28, 2006 9:27 am

Mensagem por rbento »

Bom dia, sei que o nosso pescador "Jofecar" tem um carreto serrage crack. Um tio meu ofereceu-me dois carretos destes. mas precisam de reparação, pois tem folgas. Peço ao colega que me indique algum sitio de confiança para mandar reparar estes carretos. São muito antigos, talvez da década de 50 ou 60, feitos em França. o meu Mail [email protected]

Obrigado.
zezinho
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Mensagem por zezinho »

Todos os utilizadores do fórum agradeciam que fizesses a apresentação em Primeiras Participações para te conhecer melhor para te poderem ajudar apesar de não ser obrigatório mas nunca fica mal :D
Boas pescarias :fixe:
rbento
Registado: quinta set 28, 2006 9:27 am

Mensagem por rbento »

Peço desculpa por não me apresentar. O meu nome, Rui bento e tenho 52 anos. costumo ir á pesca para os lados de Peniche, mais precisamente entre a Areia Branca e Peniche, Ericeira e também para o sudoeste alentejano entre odeceixes e a praia do Amado. Tenho dois carretos que utilizo com frequência. O primeiro um Shakespeare 2410 de fabrico japonês, o segundo um penn 850 de fabrico americano. Quanto a canas, foram-me dadas pelo meu pai e pelo meu tio e são muito antigas pois o cabo das mesmas são em madeira com ponta em aço.Tudo para pesca ao fundo. E agora deram-me estes dois carretos da serrage mas que precisam de reparaçao pois tem folgas e talvez precide de fazer uma ou outra peça para os meter a funcionar bem. Vivo em Alverca e o bichinho da pesca já vem de longa data.

Cumprimentos.
Responder