Começo pelos carretos de surfcasting, mesmo me esquecendo de alguns concerteza, ficam os que me lembro. Muitos tenho em duplicado.
Surfcasting parte 1.
Shimano Ultegra 10000 XT: O 1 dos Ultegras que comprei. Já lá vão cerca de 12 anos. Um poço de força, na altura estava situado na gama dos Power Aero, custava uns 200 e tal euros. Forte, muito resistente, reboca praticamente tudo. Tem uma relação força/desempenho/preço, única no mercado.
Na altura como não tinha mais fez-me 2 anos de pesca embarcada, onde sofreu, mas sobreviveu. Rebocava tudo, sem se queixar, era e é um poço de força. Após estes anos todos apenas troquei algumas anilhas pelas tais folgas que ganha. Trabalha e não tem medo de nada. Claramente o melhor de todos os Ultegras existentes. O mais "Metálico".
Ponto forte: A tal relação desempenho/força/preço.
Ponto fraco: Talvez o peso, se fosse umas 100 gramas mais leve satisfazia-me mais.
Banax Poseiden 5600: Foram uns carretos que me fizeram os mesmos anos dos Ultegra xt. Comprei mais ou menos pela mesma época. Fortes, muito certinhos, ainda hoje funcionam e são primeiras escolhas para o casting médio, aquele que faço dentro da baía ás douradas. Já me tiraram inclusivé Corvinas, robalos de bom porte e douradas sem nunca perderem a luta. Eram carretos que custavam cerca de 120 euros. Muito fiáveis, ganham com o tempo uma folga entre a manivela e a pega.
Ponto forte: A fiabilidade, para a época de compra era uns best sellers e não se queixavam com nada.
Ponto fraco: Para mim aquelas folgas na manivela, e eu pessoalmente não gostar da manivela, acho-a pouco condizente com o carreto que é.
Shimano Aero technium 10000 XT: Que dizer do melhor carreto do mundo para mim, obviamente. Antes de mais pecrebam que se trata de um arreto que traz uma roda de coroa em titanio. Alguém conhece outro que tenha???
Tem o melhor enrolamento que já vi em qualquer carreto que tenha usado, e olhem que foram quase todos existentes das marcas que se comercializa em Portugal.
Impressionante a segurança que transmitem, a solidez que demonstram, a precisão do seu trabalhar é algo único. Só quem usa sabe ao que me refiro. Quem vai para a pesca de praia e tem confiança que apareça o exemplar da sua vida, tem nestes carretos o amigo do peito.
Ponto forte: O enrolamento, não tem igual.
Ponto fraco: Bem, como não faço competição as 620 gramas para mim são razoáveis, dentro da força que tem. Apenas lhe fazia uma troca: A pega, não confundam com manivela. Eu sou adepto de pegas grandes.
Com um ratio de 3,56 obviamente estão fora de hipótese para pesca na pedra.
Shimano Ultegra 10000 xsa. Pouco existe a dizer, pois é outro Ultegra. Acho este mais " plástico" do que o XT, e consequentemente a trabalhar grandes peixes menos seguro. Mas o resto está lá. O carreto, a base é a mesma. Qualidade inegável.
Ponto forte: A mesma do XT.
Ponto fraco: Ser menos "duro" do que o XT.
Shimano Ultegra 10000 xsb: Bem é um Ultegra. Ponto. É muito bom. Tem inovações físicas comparando com os antecessores, mas não acho que os supere. Tal como o xsa, está abaixo do XT pois aparenta ser mais frágil, dentro da sua inegável dureza. Não é á toa que estes não são made in japan.
Ponto forte: As inovações tecnológicas deixaram-no mais bonito a olho, mais ligeiro.
Ponto fraco. O mesmo do xsa. É menos "duro" que o XT.
Shimano Titanos 10000 XT. O IRMÃO MAIS BARATINHO
Ponto forte: A fiabilidade para o seu preço era espectacular.
Ponto fraco: Por serem de um material mais fraco aparentemente avariavam primeiro do que os Ultegra. Mais feios em termos de design.
Shimano Aero technium 10000 xsb: O mano velho dos XT, não tem infelizmente nada a ver... É um carreto estrondoso, bonito, forte, um rebocador impressionante. Levanta tudo. Foi o carreto até hoje que mais me levantou chumbadas areadas. mAS INFELIZMENTE QUEM PEGA NOS XT fica para sempre marcado, e o enrolamento deste não é igual, até devido ao seu ratio bem superior.
Ponto forte: É mais versátil do que o xt, tem melhorias a nível de peças, como a asa de cesto.
Ponto fraco: Quem tem um carreto com roda de coroa em titanio trocar por outra
Shimano Bulleye 10000 xt: Bem, este é recente nas minhas mãos, mas posso dizer que tem uma suavidade impressionante. Parece uma pena, e tem uma relação força/suavidade muito boa. 20 quilos de drag a rodar assim é obra. Tem a melhor pega do mundo para as minhas mãos
Ponto forte: A pega e a relação força/suavidade. Um ferrari.
Ponto fraco: Para já nada, talvez o preço
Por hoje chega que estou já saturado