Não tenho essa ideia por experiência sinceramente. Eu como sabes faço os meus testes às resistências das linhas e por exemplo eu tinha uma excelente linha num carrete de boia, relamente resistente, e perdia boias com ela na costa, porque ao ficar tudo enleado, quando puxava era só partir. Passe ao multi, e raramente perco boias, aquilo faz-se força puxa-se, e acaba por soltar. Os pessoal da costa da caparica, cova dovapor, e trafaria, usa quase toda o multi devido a resistir mais ao corte nas rochas. Não sei que te diga, pois não me acho perito nisto, mas na prática, tenho mesmo resultados superiores com o multi nesses casos.
A menos que não esteja a perceber bem o que queres dizes, e seja outra a tua ideia, é que não estou mesmo a ver.
Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas
Re: Dúvidas sobre resistência a abrasão de linhas
Quando se usa multi na pesca á bóia parece-me óbvio que a vantagem vá para o multi... mesmo sendo "conservador" no que toca á resistência á tracção a comparação não se faz para fios com resistências iguais mas com diâmetros semelhantes... ou comparam um mono 0,40 por um multi 0,15 ? (alguém pesca á bóia com 0,40??)
No spinning geralmente uso multi 0,15 ou 0,19... e ponteira de fluorcarbono com 0,35 ou 0,45. A ponteira de mono, depois de algumas roçadelas ainda mantém uma resistência aceitável...já o multi se calha passar no mexilhão fica ferido de morte( acrescente-se que o multi faz um belo "ninho" numa rocha com mexilhão, prendendo-se em múltiplos pontos, enquanto que a ponteira de mono pode muito bem passar só com uma roçadela ou duas).
Os FC e os fluor coating têm melhor resistência á abrasão que os monos tradicionais; isto porque a resistência superficial é bem maior. Quanto aos multifilares a coisa já varia mais... os mais macios lançam melhor (embora façam mais "cama" no carreto e portanto sejam mais propensos a cabeleiras)e são bastante mais sensíveis á abrasão (especialmente á passagem em arestas cortantes como o mexilhão) os fusionados e afins têm uma dureza superficial maior e logo melhor resistência á abrasão/corte ( perdem no lançamento mas ganham no enrolamento... "acamam" menos) . O Power-pro é um multi relativamente rijo... ensopa pouco, têm uma resistência á abrasão razoável. acama pouco no carreto e tem uma óptima resistência á tração...dai que seja um multi muito apreciado (aguenta-se bem na pedra
). Para pescar em zonas sem rocha um multi mais macio como o Hiro PE ou o Sasame Samuline permitem ganhar uns bons metros. No meio termo há uma excelente linha da Berkley; o Whiplash
... uma boa maneira de avaliar a "macieza" de um multi é belo som nos passadores (mais barulho = mais abrasão = piores lançamentos)
Conclusões? Não há nada perfeito perfeito...a escolha das características dos fios fica ao critério de cada um; em função dos pesqueiros que frequenta e do tipo de pesca que pratica (dos € e da duração dos fios tb).
cumps
No spinning geralmente uso multi 0,15 ou 0,19... e ponteira de fluorcarbono com 0,35 ou 0,45. A ponteira de mono, depois de algumas roçadelas ainda mantém uma resistência aceitável...já o multi se calha passar no mexilhão fica ferido de morte( acrescente-se que o multi faz um belo "ninho" numa rocha com mexilhão, prendendo-se em múltiplos pontos, enquanto que a ponteira de mono pode muito bem passar só com uma roçadela ou duas).
Os FC e os fluor coating têm melhor resistência á abrasão que os monos tradicionais; isto porque a resistência superficial é bem maior. Quanto aos multifilares a coisa já varia mais... os mais macios lançam melhor (embora façam mais "cama" no carreto e portanto sejam mais propensos a cabeleiras)e são bastante mais sensíveis á abrasão (especialmente á passagem em arestas cortantes como o mexilhão) os fusionados e afins têm uma dureza superficial maior e logo melhor resistência á abrasão/corte ( perdem no lançamento mas ganham no enrolamento... "acamam" menos) . O Power-pro é um multi relativamente rijo... ensopa pouco, têm uma resistência á abrasão razoável. acama pouco no carreto e tem uma óptima resistência á tração...dai que seja um multi muito apreciado (aguenta-se bem na pedra
... uma boa maneira de avaliar a "macieza" de um multi é belo som nos passadores (mais barulho = mais abrasão = piores lançamentos)
Conclusões? Não há nada perfeito perfeito...a escolha das características dos fios fica ao critério de cada um; em função dos pesqueiros que frequenta e do tipo de pesca que pratica (dos € e da duração dos fios tb).
cumps
Pois é esse o meu pensamento, eu não comparo em resistencia(quilos), mas sim em diametro, pois penso sempre que se puser um 0,17 na boia, mono, ele vai partir mais facilmente do que o 0,17 multi. De resto acabamos todos por ir dar ao mesmo.
Filipe penso que o Paulo disse tudo:
Depois chamo a atenção que eu não falei em nenhuma altura em nenhum tipo de pesca especifico. A pergunta e a discussão pareceu-me ser em termos genéricos, e não de pesca à bóia. Onde como é óbvio se tens de pescar fino para lançares mais uns metros e teres continuares a ter alguma resistência usas multi, não vais meter o mono de 0,15
.
Já agora, só para confirmar as coisas
segundo a tua teoria e aplicando a mesma a outro tipo de pesca, eu quando vou pescar para a pedra com um mono 0,40 / 0,45 no carreto deveria pescar com um multi 0,20 ou mesmo 0,25 ????? Sempre aguentava mais o roçar nas pedras e no que está lá agarrado, certo?

Eu quando falo em rochas não são apenas rochas, é mais o que está agarrado às rochas. E como o Paulo explicou, e é essa a experiência que tenho, basta o multi apanhar um mexilhão para com pouca tensão cortar logo.No spinning geralmente uso multi 0,15 ou 0,19... e ponteira de fluorcarbono com 0,35 ou 0,45. A ponteira de mono, depois de algumas roçadelas ainda mantém uma resistência aceitável...já o multi se calha passar no mexilhão fica ferido de morte( acrescente-se que o multi faz um belo "ninho" numa rocha com mexilhão, prendendo-se em múltiplos pontos, enquanto que a ponteira de mono pode muito bem passar só com uma roçadela ou duas)
Depois chamo a atenção que eu não falei em nenhuma altura em nenhum tipo de pesca especifico. A pergunta e a discussão pareceu-me ser em termos genéricos, e não de pesca à bóia. Onde como é óbvio se tens de pescar fino para lançares mais uns metros e teres continuares a ter alguma resistência usas multi, não vais meter o mono de 0,15
Já agora, só para confirmar as coisas
Bem, eu em zonas ou pescas que envolvam pedras, vai sempre multi, com uma pequena excepção talvez do casting em zona alta ou pontão, de resto boia, spining, vai sempre. Fico satisfeito de não perder material. O multi tem problemas sim, mas eu não consigo achar que o mono aguente mais, dou o exemplo da boia, mas nem é por ser à boia, mas porque já é mais fácil de entender. Eu pescava com um 0,30(asari) que aguenta 13,75 kg., partia ao fazer força e roçar nas rochas, passei para o multi 0,19 de 13 kilos(power pro)e passam dias sem perder uma. Qual é então a lógica? é que eu claro que posso estar enganado, mas não percebo mesmo. Como sou um engenhocas, farei durante a semana os meus testes, obvio que será à manápula, mas farei das 2 maneiras, e depois digo o que achei.
.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------FILIPEPC Escreveu:Bem, eu em zonas ou pescas que envolvam pedras, vai sempre multi, com uma pequena excepção talvez do casting em zona alta ou pontão, de resto boia, spining, vai sempre. Fico satisfeito de não perder material. O multi tem problemas sim, mas eu não consigo achar que o mono aguente mais, dou o exemplo da boia, mas nem é por ser à boia, mas porque já é mais fácil de entender. Eu pescava com um 0,30(asari) que aguenta 13,75 kg., partia ao fazer força e roçar nas rochas, passei para o multi 0,19 de 13 kilos(power pro)e passam dias sem perder uma. Qual é então a lógica? é que eu claro que posso estar enganado, mas não percebo mesmo. Como sou um engenhocas, farei durante a semana os meus testes, obvio que será à manápula, mas farei das 2 maneiras, e depois digo o que achei..
Caros colegas estou acompanhando os comentários, obrigado pelas respostas até então!
- pedrolourenco79
- Utilizador Regular
- Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm
acho que este assunto já por varias vezes foi discutido aqui no site, mas nao encontrei o topico em questao... No entanto, neste assunto estou como o filipe... multi para cima e mais nada...Zagaia apeada, corrico, spinning, boia e até alguma pesca ao fundo e situaçoes de pedra brava pesco sempre de multi.... E meus amigos quando prende nunca me partiu o multi..parte o 0.40 coating ou fluor, agora partir o multi nunca me aconteceu... 
Pois tens sorte Pedro. Ou então as pedras aqui são diferentes das pedras nas vossa zonas
Eu multi é em spining, corrico, zagaia, embarcada e em alguns tipos de bóia.
Continuo na minha multi muito bom quando não entra em contacto directo com pedras (pelo menos nas pedras onde costumo pescar), porque quanto entra, para agarrar e depois cortar não há como ele.
Filipe desde quando é que um fio 0,30 aguenta 13Kg???? Só se for na bobine, aliás se estás a falar do Falcon Prestige, pesquisa aqui no site que até já coloquei fotos onde o que vem escrito na bobine muda conforme o local onde é vendido.
O multi não me convence em muitas situações e nas pesca que faço continuo a achar que um mono e um multi que aguentem o mesmo em termos de peso (isto real não inflacionado) o mono tem melhor comportamento no que diz respeito à abrasão, além disso não prende nem metade, nas algas, nos percebes, nos mexilhões.
Só para terem uma ideia, já tentei fazer chumbadinha com multi onde juntava uma baixada de mono, cada lançamento cada prisão onde ficava lá tudo.
Já agora e falando de bóia, o multi vai apenas até à bóia (pouco mais) certo? Por isso ,e na pratica, quem anda a levar com as pedras 90% das vezes é o fluor.
Eu multi é em spining, corrico, zagaia, embarcada e em alguns tipos de bóia.
Continuo na minha multi muito bom quando não entra em contacto directo com pedras (pelo menos nas pedras onde costumo pescar), porque quanto entra, para agarrar e depois cortar não há como ele.
Filipe desde quando é que um fio 0,30 aguenta 13Kg???? Só se for na bobine, aliás se estás a falar do Falcon Prestige, pesquisa aqui no site que até já coloquei fotos onde o que vem escrito na bobine muda conforme o local onde é vendido.
O multi não me convence em muitas situações e nas pesca que faço continuo a achar que um mono e um multi que aguentem o mesmo em termos de peso (isto real não inflacionado) o mono tem melhor comportamento no que diz respeito à abrasão, além disso não prende nem metade, nas algas, nos percebes, nos mexilhões.
Só para terem uma ideia, já tentei fazer chumbadinha com multi onde juntava uma baixada de mono, cada lançamento cada prisão onde ficava lá tudo.
Já agora e falando de bóia, o multi vai apenas até à bóia (pouco mais) certo? Por isso ,e na pratica, quem anda a levar com as pedras 90% das vezes é o fluor.