Que bobine escolher.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Que bobine escolher."
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Que bobine escolher.

Mensagem por Paulo »

Ramiro Escreveu:
pesca no prato Escreveu:porque também me informaram que o modo de enrolamento deste carreto, não é muito aconselhável usar multifilar
Isto é correcto. Mas como é para pesca embarcada, acaba por não "estorvar" muito, embora possa por vezes prender um pouco na descida. Isto porquê? Porque esse carreto faz um enrolamento linear, ou seja, as espiras do fio acamam encostadas umas nas outras. Este tipo de enrolamento permite, em surcasting e com o uso de fio mono, uma melhor saída nos lançamentos. Já com multi, e dadas as espessuras muito baixas e a própria composição do fio, este enrolamento pode fazer com que algumas espiras acamem demasiado e se escondam por baixo de outras, provocando então algumas prisões. Os carretos aconselhados para o uso de multifilamentos são os carretos de enrolamento cruzado, precisamente por evitarem as tais prisões com o multifilamento.
Por acaso há uma duvida que me apoquenta...

A Shimano tem carretos de enrolamento cruzado?

Destes tipos de enrolamento:

Varispeed
Aero Wrap
Aero Wrap + Oscilação de 2 Velocidades
Aero Wrap +Oscilação de baixa Velocidade
Aero Wrap II + Oscilação de 2 Velocidades

Qual é cruzado?
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

paulo Escreveu:Qual é cruzado?
Penso que são cruzados os que indicam "oscilação". O sistem Aero Wrap + Oscillation da Shimano provoca um ligeiro cruzamento das linhas, promovendo assim o uso dos multifilamentos e mantendo a suavidade de funcionamento do carreto (o pack SSS de alguns Shimano: Strong, Smooth and Silent = Forte, Suave e Silencioso) e arrumando a linha exemplarmente, quase parecendo um enrolamento linear/paralelo.
romeu32
Utilizador Regular
Registado: segunda mai 19, 2008 3:39 pm

Mensagem por romeu32 »

Ramiro Escreveu:
paulo Escreveu:Qual é cruzado?
Penso que são cruzados os que indicam "oscilação". O sistem Aero Wrap + Oscillation da Shimano provoca um ligeiro cruzamento das linhas, promovendo assim o uso dos multifilamentos e mantendo a suavidade de funcionamento do carreto (o pack SSS de alguns Shimano: Strong, Smooth and Silent = Forte, Suave e Silencioso) e arrumando a linha exemplarmente, quase parecendo um enrolamento linear/paralelo.
Esta explicaçao é de mestre...
=D> =D> =D> =D> =D>
Abraços.

Miguel Silva
pesca no prato
Registado: quinta mar 09, 2006 11:22 pm

Mensagem por pesca no prato »

Fui ontem fazer uma saída para experimentar o material, estava um mar do caraças e que deu para ouvir no rádio que até alguns mestres tinham posto carga ao mar mas falando da linha, não consegui encontrar a que o Paulo falou então optei pela tal branca e acho que não fiz uma má compra mas é cara como o caraças. O que é certo é que na realidade o multi prende um bocadinho e esta linha é macia, calculo se tivesse comprado uma mais espera, mas o carreto a trabalhar muito bem o que é pena esta particularidade. Acho que quando possível vou adquirir um carreto para ficar para este tipo de pesca e o aero vai para surfcasting. Estava mesmo um mar feio no cabo, o peixe também não era muito mas consegui safar a pesca, de salientar uma bica, que a mim me parece um Pargo, com 1.3kg bem bonita e foi logo no primeiro peixe.
karva

Mensagem por karva »

Boa malha, parabéns pela pescaria. =D> =D>

Isso agora é uma questão de te habituares ao material, mas é boa ideia ires pensando num carreto mais adequado para a embarcada. :wink:

Ab
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

pesca no prato Escreveu:... Estava mesmo um mar feio no cabo, o peixe também não era muito mas consegui safar a pesca, de salientar uma bica, que a mim me parece um Pargo, com 1.3kg bem bonita e foi logo no primeiro peixe.
entao é como eu, demanha a primeira coisa é sempre tomar uma bica :mrgreen:
parabens =D> =D> =D> isso quer é continuação :wink:
pesca no prato
Registado: quinta mar 09, 2006 11:22 pm

Mensagem por pesca no prato »

vou continuar certamente, espero é não apanhar dias como este domingo, acredito que foi o dia em que o mar teve mais engodo, mas foi porreiro porque deu para aprender umas coisas sobre a arte e acho que tenho jeito para isto embora não gosto de estar limitado a um espaço é certo que, a caninha zicoor da Banax/NBS que comprei para iniciar esta pesca de barco no mar, parece-me muito fixe e consegui sentir muito bem os toques a varias profundidades mas ai a linha também deve dar uma grande ajuda sem duvida, agora, e para que possa começar a preparar a carteira, ouvi dizer que já tinham saído uns caretos deste mas com um enrolar diferente, digo isto porque gosto muito do trabalhar nele, parece-me daqueles que não se nega a nada mas o preço... , caso não seja possivel ir até esses preços, o que é que se aproxima disto mas um pouco mais em conta?
Obrigado pelos comentários
karva

Mensagem por karva »

pesca no prato Escreveu:vou continuar certamente, espero é não apanhar dias como este domingo, acredito que foi o dia em que o mar teve mais engodo, mas foi porreiro porque deu para aprender umas coisas sobre a arte e acho que tenho jeito para isto embora não gosto de estar limitado a um espaço é certo que, a caninha zicoor da Banax/NBS que comprei para iniciar esta pesca de barco no mar, parece-me muito fixe e consegui sentir muito bem os toques a varias profundidades mas ai a linha também deve dar uma grande ajuda sem duvida, agora, e para que possa começar a preparar a carteira, ouvi dizer que já tinham saído uns caretos deste mas com um enrolar diferente, digo isto porque gosto muito do trabalhar nele, parece-me daqueles que não se nega a nada mas o preço... , caso não seja possivel ir até esses preços, o que é que se aproxima disto mas um pouco mais em conta?
Obrigado pelos comentários
Até quanto +/- é que pensas gastar num carreto para a embarcada? isso ia facilitar a ajuda, porque à muita coisa a vários preços.
Responder