Que bobine escolher.
- pesca no prato
- Registado: quinta mar 09, 2006 11:22 pm
Que bobine escolher.
Boa noite a todos, estou aqui com uma duvida que se resume em eu não saber se posso usar a segunda bobine, que vem com o aero techcnium XT 10000, para a pesca de barco até mais ou menos 100 m de fundo. Pergunto isto porque vou usar mono 0.35 da Barkley Trilene Ultra Sensation e a bobine só tem capacidade de 150 m para este diâmetro de linha. Será que chega? já agora vou juntar outra questão que se prende com a linha que falei para o carreto, como queria usar mono filamento estou a duvida se posso usar este ou se me aconselham outra linha. Fiquem bem.
- pedrolourenco79
- Utilizador Regular
- Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm
Re: Que bobine escolher.
Eu respondo.lhe com outra pergunta...... monofilamento porque senhores? porque?
MAs sim na minha opiniao 150 metros é curto... muito curto... pois se a pesca enrochar e visto nao ter um chicote, nunca sabe por onde a linha vai partir...
Agora no seculo XXI pescar ainda embarcada com monofilamentos.......
Vá arrisque amigo... experimente um multi 0,20 e vai perceber com toda a certeza da diferença de pesca

MAs sim na minha opiniao 150 metros é curto... muito curto... pois se a pesca enrochar e visto nao ter um chicote, nunca sabe por onde a linha vai partir...
Agora no seculo XXI pescar ainda embarcada com monofilamentos.......

Amigo pesca no prato, para além daquilo que o PedroLourenço disse, tem de ter em consideração a sensibilidade ao toque e a essa profundidade (100 metros) um mono tem uma sensibilidade muito reduzida, o que se vai reflectir no número de capturas.
Mesmo que haja uma aguagem (corrente) muito fraca, o mono irá fazer um seio (curvatura) dentro de água, que lhe retira grande parte da sensibilidade ao toque do peixe. Por outro lado, essa curvatura que o mono faz dentro de água e dependendo da força da corrente, irá corresponder a uma necessidade - para estar a pescar a 100 metros de profundidade - de ter mais 20, 30, 50 metros (a somar aos 100 da profundidade) de linha dentro de água só para acentar a chumbada no fundo.
Um Multi, resolve-lhe os problemas da capacidade da bobine do carreto e da pesca a essa profundidade.
A única vantagem do mono é o preço. Agora o amigo é que sabe o que lhe convém.
Ab
Mesmo que haja uma aguagem (corrente) muito fraca, o mono irá fazer um seio (curvatura) dentro de água, que lhe retira grande parte da sensibilidade ao toque do peixe. Por outro lado, essa curvatura que o mono faz dentro de água e dependendo da força da corrente, irá corresponder a uma necessidade - para estar a pescar a 100 metros de profundidade - de ter mais 20, 30, 50 metros (a somar aos 100 da profundidade) de linha dentro de água só para acentar a chumbada no fundo.
Um Multi, resolve-lhe os problemas da capacidade da bobine do carreto e da pesca a essa profundidade.
A única vantagem do mono é o preço. Agora o amigo é que sabe o que lhe convém.

Ab
- pesca no prato
Segundo vou lendo por aqui, consegui ver que quase todos os pescadores pescam com multi, e só não comprei um todo xpto e quase transparente (dizem) porque também me informaram que o modo de enrolamento deste carreto, não é muito aconselhável usar multifilar, foi só por isso, mas se a razão que mencionei não for, na realidade, impeditiva ainda vou a tempo de rectificar. aproveitando, qual a "melhor" a nível de qualidade que posso comprar visto que a transparente é um pouco carita mas se for bom investimento.
- pesca no prato
Aproveitando, e se der para usar quantos metros de multi é que costumam por no carreto?
Compra um 0,20 de boa qualidade, e isso dos transparentes (que na realidade são brancos e não transparentes) deixa-te disso.
O que eu utilizo vem em bobines de 1000 metros e custa 60 e poucos euros, infelizmente nunca o vi à venda em Portugal.
Mas tenta procurar um que diga Super Dynema, é um começo para teres garantia de qualidade.
O que eu utilizo vem em bobines de 1000 metros e custa 60 e poucos euros, infelizmente nunca o vi à venda em Portugal.

Mas tenta procurar um que diga Super Dynema, é um começo para teres garantia de qualidade.

Ainda não está à venda, mas é para breve, um mono que vai substituir enchimento-multi-chicote, com pouca elasticidade evita os vários nós até à chumbada.
Essa penso que vai ser a maneira mais viavél, menos trabalhosa e com resultados. A ver se já temos novidades.
Essa penso que vai ser a maneira mais viavél, menos trabalhosa e com resultados. A ver se já temos novidades.
Isto é correcto. Mas como é para pesca embarcada, acaba por não "estorvar" muito, embora possa por vezes prender um pouco na descida. Isto porquê? Porque esse carreto faz um enrolamento linear, ou seja, as espiras do fio acamam encostadas umas nas outras. Este tipo de enrolamento permite, em surcasting e com o uso de fio mono, uma melhor saída nos lançamentos. Já com multi, e dadas as espessuras muito baixas e a própria composição do fio, este enrolamento pode fazer com que algumas espiras acamem demasiado e se escondam por baixo de outras, provocando então algumas prisões. Os carretos aconselhados para o uso de multifilamentos são os carretos de enrolamento cruzado, precisamente por evitarem as tais prisões com o multifilamento.pesca no prato Escreveu:porque também me informaram que o modo de enrolamento deste carreto, não é muito aconselhável usar multifilar