Vale a pena investir?!

canas e carretos adquiridos em conjunto

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Vale a pena investir?!"
na nova versão do site.

karva

Re: Vale a pena investir?!

Mensagem por karva »

paulo Escreveu:Paulo

O Procast, o Xedo e o Xenos XRS, são basicamente a mesma máquina com pequenas mudanças ao nivel da cor e manivela. :wink:

Apenas falei no Vega porque é o que está neste momento mais barato, mas se apanhares uns dos outros ficas bem servido.

Já agora a Grauvell tem o mesmo carreto como Tuareg Z, a Sert também tem (não sei o modelo) e devem haver mais mas quantas marcas com a mesma máquina. :wink:

Sim eu sei disso, mas há uma grande diferença de preços entre marcas, para o mesmo tipo de carretos e ele pode assim escolher. :wink:

Ab
ATLANTIS
Registado: quarta out 25, 2006 11:40 am

Mensagem por ATLANTIS »

paulo Escreveu:Podes comprar o Ultegra XSA 10000 +- por esse preço (Se esperares pelo final do ano este modelo deve baixar mais qualquer coisa porque vai sar o XSB10000 :wink: ).

Se quiseres gastar menos tens uma boa opção por +-60€, o Vega Procast.
O ultrega xsa 10000 já vi a 115€.
JoelEstrela
Registado: sábado mar 22, 2008 5:48 pm

Mensagem por JoelEstrela »

Viva

PEssoal obrigado pelas dicas, estou a ponderar um Tica Scepter GE9000 e um Ultegra, tenho que os ver na loja para me decidir. Também já vi um daiwa que gostei, mas em principio está fora de preço.

Obrigado a todos
Abraço
Nunx
Registado: quarta fev 06, 2008 1:11 pm

Mensagem por Nunx »

Tenho um Okuma AXS 65 há uns 4 anos e estou bastante satisfeito. Zero problemas e boa performance.
Já pesquei com ele inclusivé em Cabo Verde uns bons pesos pesados e não tive problemas.
Para mim o que puxa o peixe é a cana não o carreto.
Se há quem puxe com o carreto devia comprar um de bobine móvel com motor elétrico :D
Mas é só uma opinião que vale o que vale, nem sequer sou Pro :lol:
karva

Mensagem por karva »

Nunx Escreveu:Tenho um Okuma AXS 65 há uns 4 anos e estou bastante satisfeito. Zero problemas e boa performance.
Já pesquei com ele inclusivé em Cabo Verde uns bons pesos pesados e não tive problemas.
Para mim o que puxa o peixe é a cana não o carreto.
Se há quem puxe com o carreto devia comprar um de bobine móvel com motor elétrico :D
Mas é só uma opinião que vale o que vale, nem sequer sou Pro :lol:
Então nesse caso, que puxa o peixe com a cana, o que é para si uma boa performance do carreto ?
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Nunx Escreveu:Para mim o que puxa o peixe é a cana não o carreto.
:lol: :lol: :lol:

Então o carreto é para quê? Se a cana é para puxar o peixe, o carreto é para quê? Se calhar o melhor é deixar de usar carreto já que a cana puxa o peixe. :roll:

Certamente deveria querer dizer outra coisa. :lol: :lol: :lol:

Uma pergunta, já experimentou pescar com um Axeon AX (de rácio mais baixo)? Não notou diferença? :|
Nunx
Registado: quarta fev 06, 2008 1:11 pm

Mensagem por Nunx »

Ups! Logo 2 dos pesos-pesados do forum: o Karva e o Paulo ! :D
Não estava para me alongar no assunto mas assim tenho de responder.

Para mim um carreto com boa performance?

A escolha de um carreto é realmente delicada. Eu resumo assim:

- boa recolha de linha > 80 cms por volta de manivela
- manivela longa e forte
- corpo e rotor em metal
- coroa e pinhão de ataque em ligas duras
- eixo em aço inox de boa espessura
- embraiagem suave, progressiva, sem saltos e potente
- bobine longa e larga para facilitar a saida de linha
- rodizio anti-torção com rolamento
- pelo menos 5 rolamentos inox.

Se tiver dois carretos com estas características prefiro o que recolher mais linha por volta de manivela e com a manivela mais longa, isto independentemente do ratio. O comprimento da haste da manivela é, na verdade, o mais importante para determinar a força real de um carreto.
É claro que o carreto serve para recolher a linha que lançámos. Se fosse fácil enrolar aquela linha toda deixávamos o carreto (que ainda é um bom peso) em casa e metíamos a linha no bolso...Que seja necessário exercer alguma força na recolha, nem se discute. Mas o que realmente puxa o peixe é a cana, servindo o carreto para enrolar e suster a linha entretanto recuperada pela cana na acção de vai-vem. Mas vocês sabem-no tão bem como eu. #-o

O ratio é realmente importante quando praticamos uma pesca na vertical, como na embarcada ou de falésia, mas ainda assim é a manivela e a qualidade das engrenagens que determinam se o peixe vai chegar cá acima ou não. Na pesca de fundo a que se refere o tópico, um carreto rápido (digo: com boa recolha de linha por volta de manivela) com uma boa embraiagem e uma manivela bem dimensionada é o ideal.

Nunca experimentei o AX65 mas tenho outros carretos com um ratio mais baixo e sei que é mais fácil recolher com eles. Mais fácil mas não essencial. Tenho, por exemplo, um Daiwa Saltiga Surf 5000 com um ratio de 4.1:1 e uma manivela de 10 cms. Recolhe uns 80 e poucos cms por volta de manivela e é um poço de força - por causa da manivela. Tenho um Mitchell Alu 398 com um ratio de 4.2:1 e uma manivela com 10 cms. recolhe 85 cms por volta de manivela e há pessoal que o usa até para o jigging. Imaginem!

Quando defendi o AXS65 foi porque é um carreto bem construído, que transmite confiança, permite grandes lançamentos e se pode até usar para fazer um corrico mais pesado porque tem velocidade para isso. Depois as costas é que pagam, é claro, mas que o faz, faz. Tem um ratio de 5.1:1 mas uma belissima manivela para lhe conferir aquela força extra! O AX65 para mim, com um ratio de 3.8:1 e sendo a mesma máquina que o AXS65, acho-o muito lento o que o torna ainda mais pesado nas nossas mãos... Bom para embarcada, diria eu!
De facto só vocês para me porem a debitar!... :lol: :lol: :lol:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Hummm assim já está melhor, já deu para perceber a ideia. :wink:

Concordo com muita coisa que diz, e realmente, no mesmo modelo de carreto o com o rácio mais baixo recupera menos.

Agora nem todos os carretos de rácio mais baixo, digamos <=4.5 recuperam pouco fio por manivelada.

No final o importante é o pescador sentir-se confortável com o conjunto, eu prefiro carretos ligeiramente mais lentos mas com mais força... :wink:
Responder