Ups! Logo 2 dos pesos-pesados do forum: o Karva e o Paulo !
Não estava para me alongar no assunto mas assim tenho de responder.
Para mim um carreto com boa performance?
A escolha de um carreto é realmente delicada. Eu resumo assim:
- boa recolha de linha > 80 cms por volta de manivela
- manivela longa e forte
- corpo e rotor em metal
- coroa e pinhão de ataque em ligas duras
- eixo em aço inox de boa espessura
- embraiagem suave, progressiva, sem saltos e potente
- bobine longa e larga para facilitar a saida de linha
- rodizio anti-torção com rolamento
- pelo menos 5 rolamentos inox.
Se tiver dois carretos com estas características prefiro o que recolher mais linha por volta de manivela e com a manivela mais longa, isto independentemente do ratio. O comprimento da haste da manivela é, na verdade, o mais importante para determinar a força real de um carreto.
É claro que o carreto serve para recolher a linha que lançámos. Se fosse fácil enrolar aquela linha toda deixávamos o carreto (que ainda é um bom peso) em casa e metíamos a linha no bolso...Que seja necessário exercer alguma força na recolha, nem se discute. Mas o que realmente puxa o peixe é a cana, servindo o carreto para enrolar e suster a linha entretanto recuperada pela cana na acção de vai-vem. Mas vocês sabem-no tão bem como eu.
O ratio é realmente importante quando praticamos uma pesca na vertical, como na embarcada ou de falésia, mas ainda assim é a manivela e a qualidade das engrenagens que determinam se o peixe vai chegar cá acima ou não. Na pesca de fundo a que se refere o tópico, um carreto rápido (digo: com boa recolha de linha por volta de manivela) com uma boa embraiagem e uma manivela bem dimensionada é o ideal.
Nunca experimentei o AX65 mas tenho outros carretos com um ratio mais baixo e sei que é mais fácil recolher com eles. Mais fácil mas não essencial. Tenho, por exemplo, um Daiwa Saltiga Surf 5000 com um ratio de 4.1:1 e uma manivela de 10 cms. Recolhe uns 80 e poucos cms por volta de manivela e é um poço de força - por causa da manivela. Tenho um Mitchell Alu 398 com um ratio de 4.2:1 e uma manivela com 10 cms. recolhe 85 cms por volta de manivela e há pessoal que o usa até para o jigging. Imaginem!
Quando defendi o AXS65 foi porque é um carreto bem construído, que transmite confiança, permite grandes lançamentos e se pode até usar para fazer um corrico mais pesado porque tem velocidade para isso. Depois as costas é que pagam, é claro, mas que o faz, faz. Tem um ratio de 5.1:1 mas uma belissima manivela para lhe conferir aquela força extra! O AX65 para mim, com um ratio de 3.8:1 e sendo a mesma máquina que o AXS65, acho-o muito lento o que o torna ainda mais pesado nas nossas mãos... Bom para embarcada, diria eu!
De facto só vocês para me porem a debitar!...