Boa tarde Paulo
Andei a pesquisar e pelos dados que tenho, tirados do site da shimano, este carreto parece-me ser o mais equilibrado para o surfcasting e para fazer alguma pesca embarcada também. É mais leve que o ultrega e super-ultrega e é mais pesado que o aero technium mas um pouco mais rápido que este último. Na pesca embarcada 60 ou 70 gramas de diferença ao fim do dia nota-se. Quanto ao aero technium Mgs já tive com 1 na mão e de facto é uma grande máquina mas pelo preço compro o power aero e ainda fico com uns cobres para comprar uma boa cana, não achas?
ab
Marco
SHIMANO POWER AERO XTA 10000
Re: SHIMANO POWER AERO XTA 10000
Sem duvida que umas gramas contam quando estamos a falar de um tipo pesca que nos obriga a estar com o conjunto sempre na mão.
Eu inicialmente utilizei os Ultegra XSA na embarcada mas achei-os muito pesados. Depois fui para um carreto com 600 e poucas gramas e ainda o achei pesado.
Actualmente utilizo na embarcada um Banax GTW 3000, pesa 600gr já bobinado. Considero o limite admissível para as minhas costas e ombros. Ou seja, já encontrei o meu carreto de embarcada em questão de peso/qualidade/preço. Agora claro, quando conseguir poupar uns cobres para o comprar o Aero Mgs, penso em utilizá-lo também na embarcada, segundo o catálogo pesa 500gr (com fio talvez fique pelas 550gr)
.
Pensei que o Power Aero fosse apenas para surf. Mas se é para usar também em embarcada é claramente uma melhor hipotese que os Ultegra devido ao peso. Mas também podes pensar de outra forma.
Comprar um Ultegra para Surf (As 700 e tal gr aqui não são problema), e um Banax GTW3000, por exemplo para a Embarcada (mais leve ainda que o Power Aero e chega perfeitamente), e ainda ficas com uns cobres para comprar uma Boa Cana.
É como disse, não conheço pessoalmente o carreto, apenas por catálogo. Mas pelo preço que pedem, eu tomava outras opções.
Agora também há aqui a questão da paixão, e se já estás apaixonado pelo carreto (como eu estou pelo Aero) é difícil mudar de ideias.

Eu inicialmente utilizei os Ultegra XSA na embarcada mas achei-os muito pesados. Depois fui para um carreto com 600 e poucas gramas e ainda o achei pesado.
Actualmente utilizo na embarcada um Banax GTW 3000, pesa 600gr já bobinado. Considero o limite admissível para as minhas costas e ombros. Ou seja, já encontrei o meu carreto de embarcada em questão de peso/qualidade/preço. Agora claro, quando conseguir poupar uns cobres para o comprar o Aero Mgs, penso em utilizá-lo também na embarcada, segundo o catálogo pesa 500gr (com fio talvez fique pelas 550gr)
Pensei que o Power Aero fosse apenas para surf. Mas se é para usar também em embarcada é claramente uma melhor hipotese que os Ultegra devido ao peso. Mas também podes pensar de outra forma.
Comprar um Ultegra para Surf (As 700 e tal gr aqui não são problema), e um Banax GTW3000, por exemplo para a Embarcada (mais leve ainda que o Power Aero e chega perfeitamente), e ainda ficas com uns cobres para comprar uma Boa Cana.
É como disse, não conheço pessoalmente o carreto, apenas por catálogo. Mas pelo preço que pedem, eu tomava outras opções.
Só mais uma "ideia".
Para mim num carreto de Surf e Embarcada considero mais importante a Força que a Rapidez.
Um dos meus receios com o Banax (4:8) era que fosse rápido demais, e por isso tivesse pouca força, felizmente está até bem equilibrado para a pesca normal aos diversos, o tipo de pesca que eu faço na embarcada.
Outra coisa que muitas pessoas se esquecem de ver é a TMV, isso é importante. Esse é o valor dos cm recuperados em cada manivelada.
Se reparares no catálogo da Shimano, o Power Aero (4:4) recupera 89cm.
O Ultegra por exemplo (4:3) ligeiramente mais lento recupera 103cm.
Quero dizer com isto que nem sempre o rácio nos dá a informação toda que necessitamos.
O normal é que quanto mais alto o rácio, maior a recuperação (para carretos com o mesmo tipo de bobine - repara nos Biomaster / Navi e Alivio, este último com o rácio maior e por isso a recuperação maior).
Mas há outros factores que influenciam a recuperação, como o tamanho (largura) da bobine por exemplo.
Para mim num carreto de Surf e Embarcada considero mais importante a Força que a Rapidez.
Um dos meus receios com o Banax (4:8) era que fosse rápido demais, e por isso tivesse pouca força, felizmente está até bem equilibrado para a pesca normal aos diversos, o tipo de pesca que eu faço na embarcada.
Outra coisa que muitas pessoas se esquecem de ver é a TMV, isso é importante. Esse é o valor dos cm recuperados em cada manivelada.
Se reparares no catálogo da Shimano, o Power Aero (4:4) recupera 89cm.
O Ultegra por exemplo (4:3) ligeiramente mais lento recupera 103cm.
Quero dizer com isto que nem sempre o rácio nos dá a informação toda que necessitamos.
O normal é que quanto mais alto o rácio, maior a recuperação (para carretos com o mesmo tipo de bobine - repara nos Biomaster / Navi e Alivio, este último com o rácio maior e por isso a recuperação maior).
Mas há outros factores que influenciam a recuperação, como o tamanho (largura) da bobine por exemplo.
-
caparica
Eu actualmente tenho um stradic 6000 fb pesa 575gr tem um racio 5,7:1 enrola 107cm por manivelada, e tem arrancado uns bons peixes do fundo sem se queixar .Quando disse que era para fazer alguma embarcada referia-me a ter um carreto relativamente polivalente para ficar de reserva na embarcada, não sei se me faço entender.
-
caparica
Só mais uma coisa
se eu tivesse carregado de papel comprava o aero technium mgs para o surf casting e comprava um stella ou um vaa staal para a embarcada.
se eu tivesse carregado de papel comprava o aero technium mgs para o surf casting e comprava um stella ou um vaa staal para a embarcada.
caparica Escreveu:Só mais uma coisa
Por não ser rico e não estar a nadar em dinheiro, é que tenho o Ultegra XSA para o surf (custou 140€) e o GTW 3000 (custou 120€) para a embarcada.
Mas como já disse estou a dar a minha opinião (eu estou a dizer o que eu fiz, e o que quero ver se faço quando tiver uns trocos, para mim o Power Aero pelo preço a que é vendido não é uma opção), mas espera por alguém que o tenha, logo te dirá se é uma boa compra em relação qualidade/preço.
-
caparica
Quero agradecer a tua disponibilidade para dares a tua opinião, aquilo que eu disse foi uma brincadeira, quem é que não gostava de ter uma máquina daquelas.
-
caparica
Comecei a pensar nos euros que custavam
e em vez de van staal escrevi vaa staal.