Escolha de Cana para SURFCASTING
- tiagopacheco
- Utilizador Regular
- Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm
Re: Escolha de Cana para SURFCASTING
Em relação à KINETIC estou a preparar um artigo completo sobre ela e a Evidenza para o Jornal da Pesca, que depois coloco aqui...
Mas tenham sempre em atenção 3 factos :
- Não é uma Hellion nem tem nada a ver
- É uma cana de 120€, não esperem milagres... nem que se "bata" com canas de 160, 180, 200€, pelo menos em feeling e equilibrio...
- É uma cana como outra qualquer, tem defeitos e qualidades...
Para mim é uma cana boa para quem não gosta de hibridas... Pontos fortes para mim são o lançamento sem esforço, e bons lançamentos, a leveza, e marca bem o peixe e os passadores... E embora perca rendimento ( não testei na areia a medir por isso não sei se perde ou não ), podemos por uma chumbada maior para um maior com mais confiança que numa hibrida... Pontos fracos, essencialmente o equilibrio, e a espessura...
Para ser mesmo mesmo mesmo "aquilo", devia ser mais fininha, equilibrada,e mais rija de ponteira.... mas isso nunca custaria 120 ou 130€, e sim 250 ou 300 lol....
Mas tenham sempre em atenção 3 factos :
- Não é uma Hellion nem tem nada a ver
- É uma cana de 120€, não esperem milagres... nem que se "bata" com canas de 160, 180, 200€, pelo menos em feeling e equilibrio...
- É uma cana como outra qualquer, tem defeitos e qualidades...
Para mim é uma cana boa para quem não gosta de hibridas... Pontos fortes para mim são o lançamento sem esforço, e bons lançamentos, a leveza, e marca bem o peixe e os passadores... E embora perca rendimento ( não testei na areia a medir por isso não sei se perde ou não ), podemos por uma chumbada maior para um maior com mais confiança que numa hibrida... Pontos fracos, essencialmente o equilibrio, e a espessura...
Para ser mesmo mesmo mesmo "aquilo", devia ser mais fininha, equilibrada,e mais rija de ponteira.... mas isso nunca custaria 120 ou 130€, e sim 250 ou 300 lol....
Julgava que os modelos Hellion e Kinetic eram canas hibridas, pois estes dois modelos no meu consciente seriam boas opções dentro do orçamento.bladerunner Escreveu:Porquê uma hibrida? Uma tubular dá-lhe mais opções para pescar em diferentes condições e tipos de mar. O ano passado a hellion foi considerada uma boa cana para o comum dos pescadores portugueses, tenho uma e estou muito satisfeito com ela. Já pensou numa Vega Kinetic por ex? Quem experimentou gostou e diz que é boa lançadora, que é o que também procura. Estou a ponderar muito sériamente comprar uma para fazer par com a minha hellion, se não encontrar uma cana que estou à procura.Pedro1980 Escreveu:Boa noite a todos!
Já li e voltei a lêr várias opiniões acerca de canas para surfcasting, contudo crio este tópico para me ajudarem a escolher qual a cana que devo adquirir.
Pesco por norma ao robalo, baila, sargo, etc. Costumo usar chumbadas até 150 gramas.
Pretendo aumentar a distância do meu lançamento pois actualmente com a minha cana comprada em 2006 (Shimano Catana de 5m) tenho dificuldade em passar os 100m.
Para além de atualizar a minha cana pretendo aumentar a eficácia, melhor sensibilidade, lançamento e manobralidade.
Pelo que já me apercebi vou comprar uma cana hibrida, qual delas para um orçamento até €150?
Conto convosco e acima de tudo com expriências realmente vividas pelas opiniões dadas.
Boa
Abraço
- bladerunner
- Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm
Não. São tubulares, a hellion já não se fabrica e é muito dificil de encontrar, talvez em 2ª mão. A Kinetic é recente no mercado e na relação preço / qualidade parece muito boa para a cana que é. Veja também a Vega Evidenza. Entretanto, se tiver tempo, aguarde pela análise mais pormenorizada das canas que o companheiro aqui do fórum Tiago Pacheco, vai fazer a essas 2 canas.Pedro1980 Escreveu:Julgava que os modelos Hellion e Kinetic eram canas hibridas, pois estes dois modelos no meu consciente seriam boas opções dentro do orçamento.bladerunner Escreveu:Porquê uma hibrida? Uma tubular dá-lhe mais opções para pescar em diferentes condições e tipos de mar. O ano passado a hellion foi considerada uma boa cana para o comum dos pescadores portugueses, tenho uma e estou muito satisfeito com ela. Já pensou numa Vega Kinetic por ex? Quem experimentou gostou e diz que é boa lançadora, que é o que também procura. Estou a ponderar muito sériamente comprar uma para fazer par com a minha hellion, se não encontrar uma cana que estou à procura.Pedro1980 Escreveu:Boa noite a todos!
Já li e voltei a lêr várias opiniões acerca de canas para surfcasting, contudo crio este tópico para me ajudarem a escolher qual a cana que devo adquirir.
Pesco por norma ao robalo, baila, sargo, etc. Costumo usar chumbadas até 150 gramas.
Pretendo aumentar a distância do meu lançamento pois actualmente com a minha cana comprada em 2006 (Shimano Catana de 5m) tenho dificuldade em passar os 100m.
Para além de atualizar a minha cana pretendo aumentar a eficácia, melhor sensibilidade, lançamento e manobralidade.
Pelo que já me apercebi vou comprar uma cana hibrida, qual delas para um orçamento até €150?
Conto convosco e acima de tudo com expriências realmente vividas pelas opiniões dadas.
Boa
Abraço
Entretanto pode ser que apareçam mais sugestões de canas de outros companheiros, dentro daquilo que pretende em termos de utilização e orçamento. Aconselhava os 4,50 mts por ser mais polivalente, mas veja as suas necessidades e gostos. Lembre-se tanbém que as canas, só por si, não fazem os grandes lançamentos, conta muito o tipo e a técnica do lançamento, assim como a força do pescador, que muitas vezes "ajuda" a disfarçar uma ou outra falha no lançamento em termos de técnica. A utilização de um carreto adequado, uma linha adequada, baixada, chumbada, etc. também ajudam muito a ganhar metros nos lançamentos. Pesquise aqui no fórum alguma informação sobre a qual tenha duvidas, utilize a opção "pesquisar" para o ajudar.
Abraço
Obrigado pelos esclarecimentos!
Qual a cana hibrida mais com melhor relação preço/qualidade?
O que distingue uma hibrida de uma tubular?
material? acção? zona de pesca? etc...
Obrigado.
Qual a cana hibrida mais com melhor relação preço/qualidade?
O que distingue uma hibrida de uma tubular?
material? acção? zona de pesca? etc...
Obrigado.
- tiagopacheco
- Utilizador Regular
As hibridas por norma são canas com uma acção menor (200g, 225, 235g) ( tirando algumas como a Vega Supercaster (300g ), ou a Vega Supercore ( 270g ), ou a Nbs Fujika Bliss, Fujika KW ( 300g ), etc ).
Por norma são canas leves, mais técnicas, permitem sentir melhor o peixe, lançar com menos esforço... Mas também são canas tirando as excepções que aguentam menos chumbada, e é mais sofrivel pescar com elas com um mar maior...
Se for para mar até 1.5m, chumbadas 130/140g ou 150g,a rondar os 150€ talvez as melhores sejam a Tubertini F1 Metal Surf ou a Frontera...
Por norma são canas leves, mais técnicas, permitem sentir melhor o peixe, lançar com menos esforço... Mas também são canas tirando as excepções que aguentam menos chumbada, e é mais sofrivel pescar com elas com um mar maior...
Se for para mar até 1.5m, chumbadas 130/140g ou 150g,a rondar os 150€ talvez as melhores sejam a Tubertini F1 Metal Surf ou a Frontera...
Boas, nao mt experiencia com canas hibridas (apenas tenho uma, as restantes sao tubulares), mas dentro do orçamento e para lançar chumbadas ate 150g (mais do isso nao experimentei) aconselhava a Vercelly Enigma Zero 420 açao 100-250grs passadores Low rider fuji, porta carretes Fuji e para quem possa interessar tb e mt bonita e fininha. Na minha humilde opiniao, e pelo preço a que se encontra (cerca de €139,00 em promoçao) vale a pena.
Cps
Cps
- tiagopacheco
- Utilizador Regular
Eu as vercellis infelizmente não conheço bem a Gama... Só tive uma até hoje... E experimentei uma das mais baratas, que nao achava muita piada... porque faltava-lhe "alma"... Por isso não posso dar a minha opinião... bem fundamentada....
Agradeço todas as opiniões.
Já estou mais perto da resposta pretendida.
Seja hibrida ou tubular, qual a melhor cana em relação qualidade/preço para quem como eu pesca 90% da praia e 10% da rocha?
O mar aqui na zona centro entre Pedrogão e Peniche tanto é bruto como calmo, muito heterogéneo, por norma pesco com chumbadas
até €150-170g.....maior parte das vezes 125g.
Dentro de um "budget" de €150.
Prevejo que dentro de uns posts tenho a decisão tomada.
Agradeço a dinâmica deste fórum
Boa
Já estou mais perto da resposta pretendida.
Seja hibrida ou tubular, qual a melhor cana em relação qualidade/preço para quem como eu pesca 90% da praia e 10% da rocha?
O mar aqui na zona centro entre Pedrogão e Peniche tanto é bruto como calmo, muito heterogéneo, por norma pesco com chumbadas
até €150-170g.....maior parte das vezes 125g.
Dentro de um "budget" de €150.
Prevejo que dentro de uns posts tenho a decisão tomada.
Agradeço a dinâmica deste fórum
Boa