Escolha de Cana para SURFCASTING

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Escolha de Cana para SURFCASTING"
na nova versão do site.

tiagopacheco
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Escolha de Cana para SURFCASTING

Mensagem por tiagopacheco »

Em relação à KINETIC estou a preparar um artigo completo sobre ela e a Evidenza para o Jornal da Pesca, que depois coloco aqui...

Mas tenham sempre em atenção 3 factos :

- Não é uma Hellion nem tem nada a ver
- É uma cana de 120€, não esperem milagres... nem que se "bata" com canas de 160, 180, 200€, pelo menos em feeling e equilibrio...
- É uma cana como outra qualquer, tem defeitos e qualidades...

Para mim é uma cana boa para quem não gosta de hibridas... Pontos fortes para mim são o lançamento sem esforço, e bons lançamentos, a leveza, e marca bem o peixe e os passadores... E embora perca rendimento ( não testei na areia a medir por isso não sei se perde ou não ), podemos por uma chumbada maior para um maior com mais confiança que numa hibrida... Pontos fracos, essencialmente o equilibrio, e a espessura...
Para ser mesmo mesmo mesmo "aquilo", devia ser mais fininha, equilibrada,e mais rija de ponteira.... mas isso nunca custaria 120 ou 130€, e sim 250 ou 300 lol....
Pedro1980
Registado: quinta set 12, 2013 8:08 pm

Mensagem por Pedro1980 »

bladerunner Escreveu:
Pedro1980 Escreveu:Boa noite a todos!

Já li e voltei a lêr várias opiniões acerca de canas para surfcasting, contudo crio este tópico para me ajudarem a escolher qual a cana que devo adquirir.
Pesco por norma ao robalo, baila, sargo, etc. Costumo usar chumbadas até 150 gramas.
Pretendo aumentar a distância do meu lançamento pois actualmente com a minha cana comprada em 2006 (Shimano Catana de 5m) tenho dificuldade em passar os 100m.

Para além de atualizar a minha cana pretendo aumentar a eficácia, melhor sensibilidade, lançamento e manobralidade.

Pelo que já me apercebi vou comprar uma cana hibrida, qual delas para um orçamento até €150?

Conto convosco e acima de tudo com expriências realmente vividas pelas opiniões dadas.

Boa :boia:
Porquê uma hibrida? Uma tubular dá-lhe mais opções para pescar em diferentes condições e tipos de mar. O ano passado a hellion foi considerada uma boa cana para o comum dos pescadores portugueses, tenho uma e estou muito satisfeito com ela. Já pensou numa Vega Kinetic por ex? Quem experimentou gostou e diz que é boa lançadora, que é o que também procura. Estou a ponderar muito sériamente comprar uma para fazer par com a minha hellion, se não encontrar uma cana que estou à procura.

Abraço
Julgava que os modelos Hellion e Kinetic eram canas hibridas, pois estes dois modelos no meu consciente seriam boas opções dentro do orçamento.
bladerunner
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Mensagem por bladerunner »

Pedro1980 Escreveu:
bladerunner Escreveu:
Pedro1980 Escreveu:Boa noite a todos!

Já li e voltei a lêr várias opiniões acerca de canas para surfcasting, contudo crio este tópico para me ajudarem a escolher qual a cana que devo adquirir.
Pesco por norma ao robalo, baila, sargo, etc. Costumo usar chumbadas até 150 gramas.
Pretendo aumentar a distância do meu lançamento pois actualmente com a minha cana comprada em 2006 (Shimano Catana de 5m) tenho dificuldade em passar os 100m.

Para além de atualizar a minha cana pretendo aumentar a eficácia, melhor sensibilidade, lançamento e manobralidade.

Pelo que já me apercebi vou comprar uma cana hibrida, qual delas para um orçamento até €150?

Conto convosco e acima de tudo com expriências realmente vividas pelas opiniões dadas.

Porquê uma hibrida? Uma tubular dá-lhe mais opções para pescar em diferentes condições e tipos de mar. O ano passado a hellion foi considerada uma boa cana para o comum dos pescadores portugueses, tenho uma e estou muito satisfeito com ela. Já pensou numa Vega Kinetic por ex? Quem experimentou gostou e diz que é boa lançadora, que é o que também procura. Estou a ponderar muito sériamente comprar uma para fazer par com a minha hellion, se não encontrar uma cana que estou à procura.

Abraço
Julgava que os modelos Hellion e Kinetic eram canas hibridas, pois estes dois modelos no meu consciente seriam boas opções dentro do orçamento.
Não. São tubulares, a hellion já não se fabrica e é muito dificil de encontrar, talvez em 2ª mão. A Kinetic é recente no mercado e na relação preço / qualidade parece muito boa para a cana que é. Veja também a Vega Evidenza. Entretanto, se tiver tempo, aguarde pela análise mais pormenorizada das canas que o companheiro aqui do fórum Tiago Pacheco, vai fazer a essas 2 canas.

Entretanto pode ser que apareçam mais sugestões de canas de outros companheiros, dentro daquilo que pretende em termos de utilização e orçamento. Aconselhava os 4,50 mts por ser mais polivalente, mas veja as suas necessidades e gostos. Lembre-se tanbém que as canas, só por si, não fazem os grandes lançamentos, conta muito o tipo e a técnica do lançamento, assim como a força do pescador, que muitas vezes "ajuda" a disfarçar uma ou outra falha no lançamento em termos de técnica. A utilização de um carreto adequado, uma linha adequada, baixada, chumbada, etc. também ajudam muito a ganhar metros nos lançamentos. Pesquise aqui no fórum alguma informação sobre a qual tenha duvidas, utilize a opção "pesquisar" para o ajudar.

Abraço
Pedro1980

Mensagem por Pedro1980 »

Obrigado pelos esclarecimentos!

Qual a cana hibrida mais com melhor relação preço/qualidade?

O que distingue uma hibrida de uma tubular?
material? acção? zona de pesca? etc...

Obrigado.
tiagopacheco
Utilizador Regular

As hibridas por norma são canas com uma acção menor (200g, 225, 235g) ( tirando algumas como a Vega Supercaster (300g ), ou a Vega Supercore ( 270g ), ou a Nbs Fujika Bliss, Fujika KW ( 300g ), etc ).

Por norma são canas leves, mais técnicas, permitem sentir melhor o peixe, lançar com menos esforço... Mas também são canas tirando as excepções que aguentam menos chumbada, e é mais sofrivel pescar com elas com um mar maior...

Se for para mar até 1.5m, chumbadas 130/140g ou 150g,a rondar os 150€ talvez as melhores sejam a Tubertini F1 Metal Surf ou a Frontera...
CASEBLOCK
Registado: quarta out 13, 2010 6:16 pm

Mensagem por CASEBLOCK »

Boas, nao mt experiencia com canas hibridas (apenas tenho uma, as restantes sao tubulares), mas dentro do orçamento e para lançar chumbadas ate 150g (mais do isso nao experimentei) aconselhava a Vercelly Enigma Zero 420 açao 100-250grs passadores Low rider fuji, porta carretes Fuji e para quem possa interessar tb e mt bonita e fininha. Na minha humilde opiniao, e pelo preço a que se encontra (cerca de €139,00 em promoçao) vale a pena.

Cps
tiagopacheco
Utilizador Regular

Eu as vercellis infelizmente não conheço bem a Gama... Só tive uma até hoje... E experimentei uma das mais baratas, que nao achava muita piada... porque faltava-lhe "alma"... Por isso não posso dar a minha opinião... bem fundamentada....
Pedro1980

Mensagem por Pedro1980 »

Agradeço todas as opiniões.
Já estou mais perto da resposta pretendida.

Seja hibrida ou tubular, qual a melhor cana em relação qualidade/preço para quem como eu pesca 90% da praia e 10% da rocha?
O mar aqui na zona centro entre Pedrogão e Peniche tanto é bruto como calmo, muito heterogéneo, por norma pesco com chumbadas
até €150-170g.....maior parte das vezes 125g.

Dentro de um "budget" de €150.

Prevejo que dentro de uns posts tenho a decisão tomada.

Agradeço a dinâmica deste fórum :tecla:

Responder