Nova Lei da Pesca - 2009

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Nova Lei da Pesca - 2009"
na nova versão do site.

PedrasSalgadas

Re: Nova Lei da Pesca - 2009

Mensagem por PedrasSalgadas »

karva Escreveu:AQUI :fixe:
:fixe: Obg :join:
zedomorto
Registado: terça nov 27, 2007 10:05 pm

Mensagem por zedomorto »

Gato Escreveu:A pesca na costa Alentejana é que leva um corte que até doi! :let:
Quando for de férias para Milfontes o que é que vou fazer de 2ª a 4º se não consigo estar parado na praia sem estar a pescar...como não moro lá já nem posso apanhar meia duzia de mexilhões para comer mas os profissionias podem arrastar os fundos como querem que já não há problema...continua-se a poder pescar 10 Kgs se pagar a uma MT se for com um amigo num barco para 4 continua a ser só 25 Kg para os 4......
zedomorto
Registado: terça nov 27, 2007 10:05 pm

Mensagem por zedomorto »

Filipecardoso Escreveu:Mas os espanhois.holandeses,ingleses podem la' comprar herdades e destruir!... :fixe:

FC
Como fizeram no Carvalhal...
toalhas

Mensagem por toalhas »

Bom já jantei, depois da ceia logo digo qualquer coisa desta m§€d@ de lei nova :join: Entretanto continuem a dizer mal e façam aquilo que fizeram até hoje :anjdia:
antonio carrega
Registado: quinta fev 05, 2009 4:25 pm

Mensagem por antonio carrega »

Estou a ler as portarias e estou a rir "para dentro", porque se rio para fora ainda vou preso.
Esclareçam-me p/favor:
Artº 5º - Pode-se engodar no barco????? Que é onde normalmente se tira o maior peso de peixe, e na apeada não!!!!!
Na portaria 143 posso apanhar ouriço do mar (não era proíbido???), mexilhões, lapas etc..., mas não posso esmigalhar e amandar pró mar
porque deve serconsiderado engodo. Mesmo assim se tirares o mexilhão e iscares, trás a casca porque se o mar a leva é considerado engodo.
Artº 5º - 4 - Então eu tenho licença, estou de férias em Porto Côvo e não posso apanhar mexilhão para comer ou para a pesca porque não moro no concelho, eh pá os alentejanos
dessas zonas estão a subir como cidadões portugueses, já que têm direitos superiores a todos os outros. Será que Bruxelas sabe disto?????????
:hellllp: Estou confuso, será por ser de lisboa.
Finalmente já repararam que quem assina pelo Ministro da Presidência não é o Zé, mas sim o Laurentino Dias, o tal que quer o Mundial c/ a Espanha sem direito a nada, ou somente o que os Espanhois entenderem, então já agora entreguem a nossa Pesca e suas leis aos Espanhois e porque não o País???? Digam lá este senhor percebe alguma coisa disto??? Só deve pescar no prato e em brutos restaurantes.
Espero que os Policias Maritimos tenham o bom senso de tirar o curso de Paraquedista porque nalguns sítios só de paraquedas.
Que o bom senso venha ao de cima. Ponham a legislizar quem percebe alguma coisa do assunto, oiçam as Associações.
Continuo a rir-me para dentro, sei qe vou ficar c/ azia mas não consigo parar.
Bom SAUDAÇÕES A. Carrega
atsimoes
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Mensagem por atsimoes »

Ora bem...Ainda estamos a teclar muito a quente, muitas duvidas se vão tirar e explicar aqui no nosso "Sitio ", sobre esta nova rectificação á portaria em vigor, mas pelo que li, as medidas restritivas só se aplicam á costa Alentejana por estar inserida em zona protegida e reserva natural,
Aonde diz que é proibido engodar a partir da costa á boia ou ao fundo com qualquer tipo de engodo no resto do País??
Aonde diz que é proibido pescar á noite no resto do País ?
Este defeso também se aplica á pesca profiissional???
Quanto ás restantes modificações considero-as de cosmética, a minha opinião sinceramente é pessoal , vale o que vale, na futura Associação para a defesa para a pesca ludica(se entretanto for criada...) e que farei parte como sócio , a minha postura é um voto e vale o que vale, defenderei a luta pelo consenso geral votado pela larga maioria se tal for o caso, eu defendo e defenderei zonas integrais de reserva protegida e proibição total de pesca ludica e profissional para todas as espécies em qualquer ponto do País desde que isso traga beneficios para o repovoamento das espécies autoctones e sua expansão sustentável.
Proibição total de pesca ludica apeada e profissional no periodo da desova do sargo, robalo, dourada em todo o País, mesmo em Espanha caso tal venha a contecer. Não me preocupo nada nem vou ficar a arranhar as paredes durante tres meses por não poder pescar. A pesca é um passatempo, um hobbie como outro qualquer, não façamos da pesca uma forma de vida fundamentalista, mas uma das formas de viver, saudavelmente,sem pressas, sem discussões, tranquilos.
Este é o meus País, a minha terra , o meu sangue , fugir para onde, legislar??Errar?? imperfeito, quais os epitetos que ainda falta lhe chamar?? Mas ...é o nosso País,!!!Sabem este é o velho problema de equacionarmos os nossos problemas sempre de duas maneiras diferentes como por exemplo:
-Enviem dois comerciais á India para vender sapatos...-resposta- " Um chega desanimado e diz ao patrão que não vale a pena investir por lá porque anda tudo descalço!!-O outro diz-" rápido envie-me 500000 mil pares de sapatos porque esta gente anda toda descalça!!!Vai ser um negócio do caraças!!!
Ai , ai meu belo e imperfeito País como te adoro mesmo assim. :ko:

Abraço
António
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

nunavintes Escreveu:O que é isso de marcar o peixe?
Está explicado no documento, mas de uma forma simples é cortar parte da barbatana (caudal) do peixe.
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

atsimoes Escreveu:Aonde diz que é proibido engodar a partir da costa á boia ou ao fundo com qualquer tipo de engodo no resto do País??
Companheiro simoes:

"Artigo 5.º
Iscos e engodos
1 — Os iscos e engodos podem ser naturais ou artificiais,
desde que não sejam constituídos por ovas de peixe
ou por substâncias passíveis de provocar danos ambientais,
nomeadamente substâncias venenosas ou tóxicas ou
explosivos.
2 — Na pesca a partir de embarcação podem ser usados
iscos e engodos.
3 — Na pesca apeada só podem ser utilizados iscos.
4 — Na pesca submarina não é permitida a utilização
de iscos e engodos."

Ou seja em toda a pesca apeada é proibida a utilizaçao de qualquer engodo :fixe:
Responder