Sofrimento do peixe

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Sofrimento do peixe"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Sofrimento do peixe

Mensagem por Paulo »

Quanto ao sofrimento dos peixes, quem quiser diminuir tem duas hipóteses:

1) Devolve o peixe o mais rapidamente possível tentando tirar o anzol com o maior cuidado possível (duas coisas por vezes antagónicas, rapidez e cuidado).

2) Se que ficar com o peixe para comer, mata o peixe, com uma faca, uma moca, etc, mas resumindo, mata o peixe o mais rápido possível.

3) Esta é a extra, se não quer provocar mesmo nenhum sofrimento, não pode pesca, já que (quem já se picou sabe) uma picadela de um anzol dói como o car..... :join:

Agora deixem-se de merdas, eu já pesco há anos e n vezes vi peixes a sufocarem e não gostei de ver e já fiz n vezes esta questão. É por isso que não sou pescador????? :moca: :moca: :moca:

Ou um pescador para ser pescador, não tem de ter sentimentos perante a "presa" ?????
Avatar do Utilizador
fmsm
Mensagens: 53
Registado: sábado jul 25, 2009 7:40 pm

Re: Sofrimento do peixe

Mensagem por fmsm »

=D>

Uma grande resposta, obrigado! Resume tudo aquilo que eu procurava que fosse discutido cá, não tinha qualquer intenção em criar qualquer atrito!! :hummm:

Já agora, essa do anzol, é perfeita para mim, já ferrei um no dedo :pau: o pior foi tirá-lo, só nos enfermeiros :dificil:

Cumprimentos amigos
perames
Mensagens: 4
Registado: sábado jul 30, 2011 3:31 pm

Re: Sofrimento do peixe

Mensagem por perames »

Muito bom dia a todos.
Não questionado as opções de outros pescadores eu faço assim:

Pesca de rio sem morte: Uma manga dentro de água e no final da jornada devolvo todos os exemplares ao rio.
Pesca de rio com possivel morte (Lúcios e Achigãs): Os exemplares que levo para consumir mato imediatamente inserindo um enfião de aço afiado por dentro da guelra até ao cerebro. A morte é instantanea e o sofrimento reduzido assim como o peixe não se debate não ficando mole. Os exemplares menores devolução imediata à água.
Pesca de mar sem morte: Devolução imediata dos peixes à água pois na maioria dos locais não é possivél manter os peixes vivos em manga com condições de sobrevivência.
Pesca de mar com morte: A mesma situação da pesca de rio com morte.

Sempre que um peixe engole e fica gravemente ferido (principalmente na pesca ao fundo), e não tem qualidade ou tamanho para levar para casa, mato o peixe e desfaço em pequenos pedaços atirando-os para a água servindo de engodo mas também de alimento aos outros.

Sempre que possivél, no fim da jornada arranjo o peixe que vou levar para casa no local de pesca, estripando e escamando os mesmos e deixando esses restos dentro de água para consumo dos outros peixes. Se tiver uma geleira coloco os peixes na mesma com gelo, quando isso não ocorre ( a maioria das vezes) coloco os peixes num saco plástico com ervas lavadas na água e bem humidas para manter o peixe fresco até chegar a casa. A mulher fica toda contente por não ter a cozinha toda suja, com escamas até ao tecto e a cheirar a peixe. :D
É desta forma que procedo nas minhas jornadas de pesca.

Paulo Perames
Avatar do Utilizador
brunoahc
Mensagens: 555
Registado: domingo jun 26, 2011 7:45 pm

Re: Sofrimento do peixe

Mensagem por brunoahc »

perames Escreveu:Muito bom dia a todos.
Não questionado as opções de outros pescadores eu faço assim:

Pesca de rio sem morte: Uma manga dentro de água e no final da jornada devolvo todos os exemplares ao rio.
Pesca de rio com possivel morte (Lúcios e Achigãs): Os exemplares que levo para consumir mato imediatamente inserindo um enfião de aço afiado por dentro da guelra até ao cerebro. A morte é instantanea e o sofrimento reduzido assim como o peixe não se debate não ficando mole. Os exemplares menores devolução imediata à água.
Pesca de mar sem morte: Devolução imediata dos peixes à água pois na maioria dos locais não é possivél manter os peixes vivos em manga com condições de sobrevivência.
Pesca de mar com morte: A mesma situação da pesca de rio com morte.

Sempre que um peixe engole e fica gravemente ferido (principalmente na pesca ao fundo), e não tem qualidade ou tamanho para levar para casa, mato o peixe e desfaço em pequenos pedaços atirando-os para a água servindo de engodo mas também de alimento aos outros.

Sempre que possivél, no fim da jornada arranjo o peixe que vou levar para casa no local de pesca, estripando e escamando os mesmos e deixando esses restos dentro de água para consumo dos outros peixes. Se tiver uma geleira coloco os peixes na mesma com gelo, quando isso não ocorre ( a maioria das vezes) coloco os peixes num saco plástico com ervas lavadas na água e bem humidas para manter o peixe fresco até chegar a casa. A mulher fica toda contente por não ter a cozinha toda suja, com escamas até ao tecto e a cheirar a peixe. :D
É desta forma que procedo nas minhas jornadas de pesca.

Paulo Perames
:fixe: :fixe:

cumprimentos .

bruno coelho
Avatar do Utilizador
Roninpsc
Mensagens: 130
Registado: terça jul 19, 2011 10:57 pm

Re: Sofrimento do peixe

Mensagem por Roninpsc »

Pessoal....

1º) os peixes tem a memória curta? sim mas no que se refere às memorias recentes em inglês short term memory, todos os actos que são repetidos várias vezes transformam-se em aprendizagem e por conseguinte memórias de longo prazo por isso os peixes terem comportamentos que nos parecem estranhos tal como ficarem à nossa espera num aquario para os alimentar.

2º) também não me agrada muito ver um peixe a morrer por isso se não é um peixe que vá levar para casa tento sempre devolver ao mar vivo, se for para levar para casa tento ou manter o maior espaço de tempo vivo no balde com agua fresca ou mato com um golpe na cabeça como faço quando faço caça submarina.


Mc
Ronin
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Sofrimento do peixe

Mensagem por FILIPEPC »

Atenção que vou brincar com a situação mas de uma forma séria, ou seja isto é verdade...

Estava eu a falar com um amigo hoje, quando ele me falou de uns Psico-técnicos que fez, e que serviam para avaliar a coerência da pessoa...

No meio de 250 perguntas apareceu-lhe se gostava de caça? Se gostava de pesca?
Mais tarde se lhe fazia confusão ver um peixe preso no anzol a sofrer? lol. Interpretem como entenderem. :fixe: .
Lembrei-me e achei giro.
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Sofrimento do peixe

Mensagem por drpauloalmeida »

FILIPEPC Escreveu:Atenção que vou brincar com a situação mas de uma forma séria, ou seja isto é verdade...

Estava eu a falar com um amigo hoje, quando ele me falou de uns Psico-técnicos que fez, e que serviam para avaliar a coerência da pessoa...

No meio de 250 perguntas apareceu-lhe se gostava de caça? Se gostava de pesca?
Mais tarde se lhe fazia confusão ver um peixe preso no anzol a sofrer? lol. Interpretem como entenderem. :fixe: .
Lembrei-me e achei giro.

:D :D :D :fixe:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Sofrimento do peixe

Mensagem por Paulo »

FILIPEPC Escreveu:Atenção que vou brincar com a situação mas de uma forma séria, ou seja isto é verdade...

Estava eu a falar com um amigo hoje, quando ele me falou de uns Psico-técnicos que fez, e que serviam para avaliar a coerência da pessoa...

No meio de 250 perguntas apareceu-lhe se gostava de caça? Se gostava de pesca?
Mais tarde se lhe fazia confusão ver um peixe preso no anzol a sofrer? lol. Interpretem como entenderem. :fixe: .
Lembrei-me e achei giro.
Pois. :hahaha: :hahaha: :hahaha: :fixe:

PS: Acho que esses testes não foram feitos por nenhum pescador ou caçador. Até apetece dizer o que é que o cu tem a ver com as calças. :201:

Gosta de futebol?
.....
.....
.....
Faz-lhe confusão a relva ser pisada?
Responder