Boas pessoal...
queria dizer que existem muitas condicionantes para analisar o material, eu não sou a favor que o algodon seja, só por si, suficiente para aprimar a qualidade dos materiais...
1ª questão, existem muitos nós de empates, uns mais indicados para certos anzois e outros para alguns fios ( cheguei a empatar fios 0,06, nunca usava o mesmo nó do que para empatar com um 0,10)
Se analisaram o fio só com um nó de empate... não sei se será suficiente para tirar conclusões.
2ª questão, Basta o nó de empate estar mal efectuado por várias questões ( alguns cuidados podem fazer a diferença) e trax, já era.
3ª questão, aferir com várias tentativas é fundamental, e com várias bobines de preferencia de séries diferentes, pois vários factores podem alterar a qualidade inicial dos materiais.
4ª questão e a mais imortante, se foi só uma pessoa que fez o nó de empate, a forma personalizada como cada qual faz os nós poderão influenciar a qualidade do nó, num determinado fio, a questão talvez tenha sido mal colocada... poderia ter sido a seguinte: Quantas pessoas fizeram o nó?
Pelo que entendi com a afirmação do Manel, presumi que se estava a falar de diametros reduzidos... e aí meus amigos... depois de 12 anos em águas interiores a pescar com linhas de diametros extra reduzidos tenho algum á vontade para falar. Mas digo sinceramente... eu vou para a escola todos os dias

e nunca mais aprendo grande coisa, com 37 anos ainda ando na escola primária!
E, se é para aprender... podem ter a certeza que o lugar certo é a ESCOLA, seja ela que escola seja, mas sem um rigoroso e estruturado plano de aprendizagem, não há evolução, mas isso são outras conversas... Quando quiserem, podemos entrar por aí, era capaz de ser interessante...