Alternativa aos nós de travamento

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Alternativa aos nós de travamento"
na nova versão do site.

PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

Olá Mário

Os rotores de gancho, digamos assim, pode ver na pág da Stonfo, em
http://www.stonfo.com/Menu2_eng.htm
aqui opta por catálogo, depois à esquerda Surf Casting e por fim Paternoster. Lá estão, são basicamente iguais aos rotores rabo de porco na amarração à madre, mas necessitam dum tubo de silicone para não permitir que a laçada ou tercina da extremidade do estralho saiam ou desengatem do gancho.

Deixe que lhe diga, ainda na terça estive a pescar com monagens de dois tipos de rotores, os omega do Zé Afonso e os rabo de porco feitos por mim. O resultado foi só este, nas mesmas condições de mar e com os mesmos fios, os omega que destorcem em duas direcções estiveram sempre a trabalhar bem, os rabo de porco que destorcem apenas numa o estralho vinha sempre muito tercinado, com aquele efeito que ao desenrolar chamamos de helicóptero. Pois é, são as pequenas difrenças que depois na prática permitem ou não pescar.

Já agora, os tubos de silicone que uso são tb eles de 1,5mm de diâmetro total, pelo que já nem preciso de comprar outros para fazer a experiência que indicou.

Ab
Manel
flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

Boas

A conversa está boa :D .... a técnica de travamento com secções de tubo de silicone já não é coisa nova... um inglés, cujo nome agora não recordo, fez-me chegar aqui á uns 10\12 anos atrás umas montagens da GEMINI com uns sistemas de bait-clip muito engenhosos ( e algo complicados :roll: ) que usavam esse sistema para travar o estralho... o objectivo era essencialmente deixar escorregar um pouco o estralho na madre durante o lançamento, evitando assim roturas devido ao alongamento (o estralho vai preso no clip :!: )... estas montagens eram muito usadas na pesca ao bacalhau e noutras pescas de surf onde se impôe lançar um isco volumoso a grande distância :wink:
Actualmente os stoppers de silicone substituem este sistema com algumas vantagens: melhor resistencia e menor volume... eu uso 1 ou 2 stoppers quando quero um estralho reposicionável na madre...

cumps salgados
MLNunes
Registado: domingo out 28, 2007 6:12 pm

Mensagem por MLNunes »

Obrigado Manel.
Já deu para ver. Mas como disse realmente os omega devem ser melhores. pois destorcem em duas direções. Os de gancho devem é ser bons para mudar de estropo rapidamente.
Os omega já usei e deram resultado. Fiz uns uma vez com arame de aço inox de 0,50mm.
Abraço.
Mário Nunes
cm
Registado: sexta jun 29, 2007 9:22 pm

Re: Alternativa aos nós de travamento

Mensagem por cm »

Boas eu tambem costumo usar um sistema parecido so que em vez de usar o tubo de cilicone uso o fio da propria jogada pois assim ja não corre pois ja estava farto de usar os murdentes, ate agora tem se aguentado este sistema que uso
pesca no prato
Registado: quinta mar 09, 2006 11:22 pm

Mensagem por pesca no prato »

Olha o homem das corvinas anda por aqui (CM). Agora sobre o assunto é sempre bom experimentar novas opções que tragam melhores rendimentos, acho que vou testar.
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Como disse o Flex, a conversa está muito boa.

Se me permitem, dou-lhes só mais uma achega: o nó de oito.

http://www.pescador.com.pt/livre/viewtopic.php?f=7&t=8

Pode ser feito para nó de travamento e com provas dadas.
Carpa Real
Utilizador Regular
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re:

Mensagem por Carpa Real »

pedrolourenco79 Escreveu:Muito inventa este pisso benuron... [-o< [-X [-X
Não sei não se o Blue tem razão, porque este fds assisti como se faz uma montagem dessas pelo Manel e ao apertar um pouco e o tubo rasgou. Depois de analisar esta situação devo dizer que a minha opinião é de que na embarcada não.
Apesar de não perceber muito disto, é a minha opinião.
Olha até calhou em verso... :P

Carpa Real
PedrasSalgadas

Re: Re:

Mensagem por PedrasSalgadas »

Carpa Real Escreveu:..., porque este fds assisti como se faz uma montagem dessas pelo Manel e ao apertar um pouco e o tubo rasgou. Depois de analisar esta situação devo dizer que a minha opinião é de que na embarcada não. Carpa Real
Neste teste/explicação que fiz, estava apenas a demonstrar, no entanto os fios eram muito finos(0,25) e o tubo de slicone muito grosso (1,5mm), logo avisei que não ía resultar. Foi só e apenas um exemplo.

Ab
Manel
Responder