Olá amigos.
Como o prometido é devido aqui vai o meu mini artigo que anunciei durante a minha apresentação.
Já experimentei quase todos os sistemas para travar as perolas nas montagens de surf-casting: nós de travamento; cola; tubos metalicos esmagados com um alicate. Só ainda não usei as molas.
Um dia, durante as minhas pescarias pela net, descobri um sistema novo. Experimentei e nunca mais quis outro.
Aqui vai:
1º pega-se na ponta da madre da montagem e enfia-se num pequeno troço de tubo de silicone, que se vende nas lojas de pesca, com 4 ou 5mm de comprimento.
2º volta-se a enfiar a mesma ponta no tubo e no mesmo sentido, fazendo um arco unido pelo tubo.
3º puxa-se as duas pontas libres da madre com força.
Quando se puxa as pontas da madre, a linha que fazia um arco fica direita e o tubo que era direito fica enrolado na linha ficando preso.
O sistema já está pronto, agora è só enfiar a perola e o destorcedor ou rotor, a outra perola e fixar o conjunto com outro sistema igual.
Eu gosto muito deste método; é simples, eficaz e até pode ser feito na praia.
Quando se força, o sistema deslisa na madre, servindo para alterar a posição dos estropos e para o destorcedor não estar sempre a rodar no mesmo sitio enfraquecendo a linha.
Incovenientes: Talvez o facto do estropo deslizar na montagem se pescar um peixe mais corpolento. Para mim nem é defeito porque o estropo puxa-se facilmente para a posição inicial.
Seguem abaixo algumas fotos demonstrativas
Espero que experimentem e digam as vossas opiniões, pode até ser que encontrem algum defeito que eu não vi.
Um abraço a todos.
Mário Nunes
Alternativa aos nós de travamento
Olá.
Amigo Pisões, o tubo de silicone è um tubo elastico. Nas minhas idas à pesca nunca rebentou nenhum.
O tubo apenas fica enrrolado na linha, não sofre nenhum tipo de tração ele fica fixo por fricção.
Com o tempo o tubo pode de facto ficar deteriorado mas a linha também e as montagens não são para ser eternas. Ao fim de algumas idas á pesca deve-se refazer as montagens mas nos outros sistemas também é assim. Contudo nunca perderá um peixe por essa causa, porque o destorcedor nunca passará pela chumbeira.
Fico à disposição para esclarecer no que souber.
Abraço
Mário Nunes
Amigo Pisões, o tubo de silicone è um tubo elastico. Nas minhas idas à pesca nunca rebentou nenhum.
O tubo apenas fica enrrolado na linha, não sofre nenhum tipo de tração ele fica fixo por fricção.
Com o tempo o tubo pode de facto ficar deteriorado mas a linha também e as montagens não são para ser eternas. Ao fim de algumas idas á pesca deve-se refazer as montagens mas nos outros sistemas também é assim. Contudo nunca perderá um peixe por essa causa, porque o destorcedor nunca passará pela chumbeira.
Fico à disposição para esclarecer no que souber.
Abraço
Mário Nunes
- bluemerlim
- Utilizador Regular
- Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm