as tecnicas do surcasting

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"as tecnicas do surcasting"
na nova versão do site.

Panca
Utilizador Regular
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: as tecnicas do surcasting

Mensagem por Panca »

Já tudo foi dito e só digo mais uma coisa ao que por aqui esta escrito é que depois cada um tem de adaptar as condições do seu mas e tal e coisa ... percebem ... aqui no norte é forte e feio, ainda hoje comentei com alguns pescadores, eu uso linha madre 0,23mm do carreto multifilamento depois nas madres das montagens é 0,50mm e os tensos ou estralhos como alguns conhecem 0,40mm ou 0,30mm mas o 0,30 com mares calmos só porque temos muita pedra sempre no fundo :fixe:
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

[quote="canudo"]Boas,
A prática faz a perfeiçao,na pesca quanto mais pescarmos e conhecermos os nossos "quintais",melhores serao as hipotesses de escolhermos o hot spot do dia. Acho que isso é o que poderá fazer mais diferença entre o sucesso e o insucesso de uma pescaria,no que toca a safar a grade!

Plenamente de acordo com o amigo Canudo, este ponto é fundamental, poucos spots mas que nos digam tudo quando lá chegamos.

Um abraço ó Canudo :fixe:
fdp
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Mensagem por fdp »

BOAS PESSOAL !
Aprendo sempre (sou humilde) com quem tenha algo para me ensinar, e espero aprender muito mais !
Assim como espero que alguém tenha aproveitado o pouco que pude partilhar !
Sei também que vou ter uma semana «DIFÍCIL» , mais que não seja ao «aturar» o SOARES por aquilo
que vou aqui dizer !!
ffgsoares Escreveu:Não dispenso o cortiço (chapéu) e cadeira, 3,4,5 da matina se necessário bate-se uma sorna
Em minha casa tenho uma «coisa» que se chama «CAMA» (serve para dormir) ! :hahaha:
Pessoalmente tenho feito muitas noitadas à pesca sozinho (coitado dele,não tem com quem pescar) !
No dia/noite em que eu pensar em levar «cortiço» para a pesca não vou seguramente para «PESCAR» !
E para dormir (desculpa) , PREFIRO DORMIR EM MINHA CASA , NA MINHA CAMA !
:huuum: :huuum: :huuum: :huuum: :huuum:
CANIVETE
Utilizador Regular
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Mensagem por CANIVETE »

Coisa mais linda este cantinho,realmente este SDP é demais, pessoal mais novo nestas andanças aproveitem a maré,eles estão numa de abrir o saco

ABRAÇO

Manuel Matos
joseafonso
Registado: sexta jun 15, 2007 5:24 pm

Mensagem por joseafonso »

Boas pessoal,
canudo Escreveu:Boas,
A prática faz a perfeiçao,na pesca quanto mais pescarmos e conhecermos os nossos "quintais",melhores serao as hipotesses de escolhermos o hot spot do dia. Acho que isso é o que poderá fazer mais diferença entre o sucesso e o insucesso de uma pescaria,no que toca a safar a grade!
Concordo com esta aformação do amigo canudo, mas nem sempre todos temos a disponibilidade e vontade para pescarmos assim tantas vezes.

Porque faço pesca de competição, este facto acabou por influenciar a maneira de como pratico o "meu" surfcasting.
Assim, se quando vou à pesca, não levar grande parte das coisas que levo quando vou para as provas, fico sempre com ideia de que me vai faltar alguma coisa. :D
O problema é que a idade vai começando a pesar (embora um gajo ache que é sempre novo :201: ) e o corpo já se ressente de alguns maus tratos que lhe vou dando :lol: .
Normalmente o equipamento para uma jornada de pesca, compreende, 4 canas, 3 carretos, 6 bobines suplementares (mínimo, normalmente são 12), tripé, mesas de iscos, suporte de montagens, e mais uma série de acessórios que fazem com que o meu panier (caixa) tenha um peso aproximado de 15 kgs, sem chumbo. Este e que compreende uma boa quantidade delas de formatos e pesos variados, vai numa mochila que coloco ao peito. O Panier vai às costas, desta maneira vai tudo equilibrado :lol: . A juntar a isto uma caixa com montagens (cerca de 76) já com estralhos e anzóis.
Imagem

Ficam aqui mais umas imagens daquilo que transporto na minha caixa:
3 Carretos + 3 Bolsas Porta Bobines + 3 Bolsas Porta Montagens + 2 Bolsas Porta Anzóis + 1 Bolsa Porta material Variado + 1 Tabuleiro Plástico com diverso material
Imagem

No Fundo arrumo os carretos e os 3 porta bobines
Imagem

A seguir coloco as Bolsas porta anzóis, montagens e Material diverso
Imagem

Por fim o Tabuleiro Plástico
Imagem

Caixa Fechada e pronta para a Pescaria
Imagem
Imagem

Sobre as montagens. Tenho sempre uma larga quantidade de madres feitas, para depois colocar estralhos e anzóis.
Tenho montagens de 3 anzóis, feitas em monofilamento nos seguintes diâmetros: 0.55 - 0.50 - 0.45 - 0.40 e com os seguintes tamanhos: 2.00 mts - 1.80 mts - 1.50 mts - 1.20 mts
Tenho montagens de 3 anzóis, feitas em monofilamento nos seguintes diâmetros: 0.35 - 0.30 - 0.25 com os seguintes tamanhos: 5.00 mts - 4.00 mts - 3.00 mts - 2.00 mts
Tenho montagens de 3 anzóis, feitas em Fluorcarbono nos seguintes diâmetros: 0.33 - 0.285 - 0.26 com os seguintes tamanhos: 4.00 mts - 3.00 mts - 2.00 mts

Tenho montagens de 2 anzóis, feitas em monofilamento nos seguintes diâmetros: 0.55 - 0.50 - 0.45 - 0.40 e com os seguintes tamanhos: 2.00 mts - 1.80 mts - 1.50 mts - 1.20 mts
Tenho montagens de 2 anzóis, feitas em Fluorcarbono nos seguintes diâmetros: 0.52 - 0.47e com os seguintes tamanhos: 1.80 mts - 1.50 mts - 1.20 mts

Tenho montagens de 1 anzol, com cerca de 1.20 mts, feitas em 0,50. Estas montagens também servem para a base das rabeiras.

Rabeiras, com +/- 6 mts, com 2 anzóis, feitas nos seguintes diâmetros: 0.35 - 0.30 - 0.28 - 0.26
Rabeiras, com +/- 6 mts, com 3 anzóis, feitas nos seguintes diâmetros: 0.26 - 0.235 - 0.20 - 0.18

As linhas que uso para fazer as madres das minhas montagens são: Leoni Carrera, Yuki Invisible e Yuki Neox (Fluorcarbono). Utilizo estas linhas, porque têm pouca elasticidade, pouca memória, não se deformam facilmente com o uso, têm uma grande durabilidade e têm uma grande resistência.

Para os estralhos, utilizo: Yuki Invisible desde o 0.16 até ao 0,40, Yuki Neox desde o 0,148 até ao 0,435 e Seaguar Final Line desde o 0.185 até ao 0,40.

Anzóis: Sasame Wormer ou Yuki AX63, desde o nº 8 ao nº 2, Sasame Yamame ou Yuki Z04 desde o nº 8 ao nº 1, Sasame Super X ou Yuki CX90 desde o nº 1 ao 5/0, Sasame Worm 715 desde o nº 1 ao 2/0, Sasame Chinu Gokuboso, desde o nº 6 ao 3/0, Sasame DH Point Chinu desde o nº 4 ao 1/0 e Sasame Seigo Ringed desde o nº 4 ao 3/0.

Canas: Ando a utilizar canas Yuki, onde a Yuki Taylor X6 é a minha preferida, porque tem uma cor espectacular :lol:

Carretos: Daiwa. De momento ando a "gastar" QD 45, Basiair e Z45II Competition (2002). Gosto dos Daiwa porque são leves, fortes e aguentam-se bem durante alguns anos.
Não gosto dos shimano, embora ache que nas gamas mais económicas até têm os carretos com a melhor relação preço qualidade. Já utilizaei Shimano para têm uma mania, que fez com que deixasse de os utilizar. :P

Para terminar, este testamento :lol: só que deixar mais umas impressões.
Quando vou pescar para trazer peixe para casa :^o (se eles quiserem), escolho (se conseguir) um pesqueiro que tenha um cabeço/coroa e também um fundão.
Coloco uma cana a pesca no fundão, outra no cabeço/coroa (se houver água para isso) e outra por fora do cabeço/coroa (se conseguir lá chegar :lol: ). Depois consoante os resultados vou ajustando as canas.
Quando pescamos nos nossos quintais, as coisas são mais simples, pois normalmente conhecemos esses locais como ninguém e é mais fácil definir as "estratégias" :lol:

No final das pescarias, faço sempre um relatório com o máximo de informação que consigo compilar. Marés, morfologia do local, actividade dos nossos amigos (peixes :lol: ), capturas, espécies predominantes, tamanho das espécies, iscos mais efectivos, meteorologia e sua relação com a pescaria, correntes. Tento sempre recolher mais informação, conversando com outros pescadores e por vezes mesmo com os pescadores profissionais.
Toda esta informação faz parte dos meus "ficheiros secretos", que passado mais algum tempo vou ter que arranjar uma "Torre do Tombo" para os guardar. :lol: :D :D

Ab
Trophy_Master
Utilizador Regular
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Mensagem por Trophy_Master »

Eu acho é que o Zé Afonso devia de escrever um livro sobre o surfcasting, eu seria o primeiro a comprar sem duvida alguma.
Cada post seu que leio é uma lição que aprendo.
Obrigado.
NelsonP
Utilizador Regular
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Mensagem por NelsonP »

Trophy_Master Escreveu:Eu acho é que o Zé Afonso devia de escrever um livro sobre o surfcasting, eu seria o primeiro a comprar sem duvida alguma.
Cada post seu que leio é uma lição que aprendo.
Obrigado.
Subscrevo. Sai sempre muito conteudo =D> :fixe:
CANIVETE
Utilizador Regular
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Mensagem por CANIVETE »

Palminhas para mim que meti os meninos a mexer os dedinhos no teclado e o nosso campeão a desfiar um manancial de informação que vai ficar para consulta.

abraço

Manuel Matos
Responder