Sobre pesca lúdica no mar (Assembleia da republica)

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Sobre pesca lúdica no mar (Assembleia da republica)"
na nova versão do site.

Carpa Real
Utilizador Regular
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Mensagem por Carpa Real »

paulo Escreveu:
A Federação só está preocupada com a competição, não está minimamente preocupada com os restantes pescadores (larga maioria).

Já tive esta discussão mais de uma vez, na pesca existe 2 vertentes, pesca sem ser de competição (onde me incluo e a maioria dos pescadores portugueses) e a pesca de competição.

Para mim a utopia de defender uma estrutura à volta de uma federação está aí, uma federação defende os interesses dos pescadores de competição (atletas), esta nunca nos vai defender (nem pode), não somos atletas…. Será que isso não está na cara? :roll: :roll:

Está a ser criada uma associação que vai defender os interesses de todos os caçadores, todos os desportistas federados vão fazer parte dessa associação, porque a federação faz parte dessa associação.
Boa noite paulo, assim sendo só nos resta o Manifesto; e já agora porque não convergir esforços para unir os vários site´s da concorrência com a finalidade de eleger uma comissão que queira de forma independente defender os pescadores lúdicos que praticam pesca apenas por puro LAZER!! E mais tarde até poderia surgir uma Federação, seria interessante para demonstrar a quantidade de pescadores lúdicos em relação ao nº de pescadores Federados. podia-mos ter a nossa revista interna, tempo de antena, etc. E até não trazia encargos para o Governo, pois, não precisava-mos de subsídios!?
Pagava para ver!?

Carpa Real
ZÉ NICK
Registado: quarta set 27, 2006 8:06 pm

Mensagem por ZÉ NICK »

Sr.Paulo,considerando eu esta legislação sobre a pesca lúdica um verdadeiro atentado a minha inteligencia!!!!!Tenho que exprimir a minha opinião quanto ao destino das verbas realizadas com as licenças.
1º Não serem compensados os pescadores profissionais,pois esses sim são responsaveis por mortes juvenis em massa (por uns pagam os outros)
2º Com tais verbas, porque não aplica-las em melhoramentos de acesso as praias,limpeza,e assistencia.

Sobre os atletas, e a federação posso apenas dizer isto:

1ºA muitos anos que sou pescador ludico,recentemente "ATLETA"
2º Desconhecia que os atletas podessem capturar peixe sem medida em treino.(Tem a certeza disso?) em competição é verdade.
3ºTodos os atletas a meu ver começaram na pesca por prazer,mais tarde competição.
4ºNão defendo a federação,mas sendo eles também encurralados pelo governo,não terão ficado de mãos atadas.afinal conseguiram aumentar o peso limite do pescado,será para benefício próprio? Não me parece
Cabe a cada um, atleta ou não ,ser responsavel e conscencioso.
Muito mais se pode dizer sobre o assunto,fica para outra vez.
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Boas Zé Nick.

Eu não disse que os atletas podem apanhar peixe sem tamanho mínimo, não podem. Esse é o ponto contestado pela federação, se em competição não existem tamanhos, a federação acha que também não deviam existir os tamanhos mínimos nos treinos dos atletas. O que eu acho é que em competição também deviam ser respeitados os tamanhos mínimos.

Por a federação estar dependente do Governo e dos seus apoios, e como me parece óbvio, ela (federação) existir para defender os interesses dos pescadores de competição, é que afirmo que nunca poderá ser uma federação a representar os pescadores que não entram em competição.

A título de curiosidade, quantos pescadores estão federados actualmente?

Quanto às questões de uma associação que defenda os pescadores.

Actualmente já existe uma associação, a Água Selvagem, mal ou bem, tem tentado defender os nossos interesses, os interesses dos pescadores lúdicos como nos chamam agora.

Posso adiantar que nunca tinha percebido muito bem o papel da Água Selvagem, nunca tinha percebido, porque nunca tinha tido a oportunidade de ver e entender tudo o que faziam.

Já tive oportunidade de falar pessoalmente com alguns membros da Associação e apontar, a meu ver, o principal problema da A.S., a falha na comunicação. Falha na comunicação com público (pescadores), informando-o do que já fizeram e do que estão a fazer.

Muita coisa foi já feita pela A.S. em nossa defesa, tanto cá como nos Açores, alguns podem ou não concordar com as coisas feitas, mas pelos menos têm feito alguma coisa.

A A.S. faz parte actualmente do manifesto/petição que está decorrer, tem participado activamente no mesmo, passando sempre uma posição consciente e construtiva a todo o processo.

Comecei a acreditar que afinal havia alguma possibilidade de sucesso por parte da petição/manifesto, após a entrada da A.S.

Acho o seguinte, esta é a minha opinião, e aceito opiniões diferentes, como sempre foi minha postura aqui no site. Penso que não há necessidade de mais associações, um conjunto muito grande de associações só serve para tirar a pouca força que temos. O que necessitamos é de uma associação forte e representativa, já existe uma.

Dentro das suas capacidades faz o melhor, e garanto-vos que com os meios que tem mais era difícil.

Um pequeno exemplo, seria bom termos um ou mais advogados de peso a representar/defender os nossos interesses. Não acham? Mas… isso custa dinheiro… :roll:

Sabem quanto é a quota anual na A.S. para um adulto, 5€, sim 5€.

Com o número de sócios existente e com quotas deste valor, é difícil conseguir contratar advogados, quanto mais advogados de peso.

Estou a escrever estas linhas e ao meu lado tenho uma ficha de inscrição na A.S. preenchida com os meus dados.

Há já algum tempo (meses) que me ando para inscrever, por isto, ou por aquilo, o tempo vai passando e nunca mais envio a ficha com o cheque chorudo de 5€, mas amanhã vai para o correio.

Pensem nisto… :wink:
Anexos
Amanhã vai por correio...
Amanhã vai por correio...
rngpe
Registado: domingo jul 29, 2001 11:00 pm

Mensagem por rngpe »

O site deles é:

http://www.aguaselvagem.org/

Luis
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Atenção que alguns dos valores na ficha de adesão estão errados.

Sócio efectivo adulto: 5,00 euros

Distribuidores, Fabricantes e Importadores: 500,00 euros

Esta é uma das falhas que apontei, falta de actualização no site.
rngpe

Mensagem por rngpe »

Paulo,

O que se passa a meu ver é mesmo isso: o site é muito fraco, as iniciativas não passam e/ou não são sufecientemente publicitadas. É tudo um pouco vago embora acredite que eles tem lutado pelas nossas causas mas algo terá de mudar senão não se vai lá.
A grande vantagem nisto é fazer chegar e divulgar a informação para que chegue a todo lado.

Luís
rngpe

Mensagem por rngpe »

Em ralação ao site por exemplo não há plano de actividades divulgado para 2006 (já passou...), dei uma vista de olhos no de 2005 e é muito pouco...
Não há actas nenhumas disponiveis, e pouca divulgação. Para um site com perto de 2 anos parou no tempo. Sinceramente a primeira vista não vejo mais nada a não ser intenções, se elas existem devem ser divulgadas. Será que já chegaram aos 600 associados?
Isto não é uma critica destrutiva apenas tocar na ferida pois há muito trabalho a fazer e desta forma tenho serias duvidas acerca dos progressos pretendidos.
Abraço,
Luis
karva

Mensagem por karva »

Paulo, já me tinha esquecido disso outra vez, quero ver se esta semana trato disso. :wink:

Não foi só a questão dos tamanhos minimos para os treinos havia mais coisas que tentaram negociar aparte.
Respondendo á tua curiosidade, actualmente há um total á volta dos 7000 federados.

karva
Responder