Boas Zé Nick.
Eu não disse que os atletas podem apanhar peixe sem tamanho mínimo, não podem. Esse é o ponto contestado pela federação, se em competição não existem tamanhos, a federação acha que também não deviam existir os tamanhos mínimos nos treinos dos atletas. O que eu acho é que em competição também deviam ser respeitados os tamanhos mínimos.
Por a federação estar dependente do Governo e dos seus apoios, e como me parece óbvio, ela (federação) existir para defender os interesses dos pescadores de competição, é que afirmo que nunca poderá ser uma federação a representar os pescadores que não entram em competição.
A título de curiosidade, quantos pescadores estão federados actualmente?
Quanto às questões de uma associação que defenda os pescadores.
Actualmente já existe uma associação, a Água Selvagem, mal ou bem, tem tentado defender os nossos interesses, os interesses dos pescadores lúdicos como nos chamam agora.
Posso adiantar que nunca tinha percebido muito bem o papel da Água Selvagem, nunca tinha percebido, porque nunca tinha tido a oportunidade de ver e entender tudo o que faziam.
Já tive oportunidade de falar pessoalmente com alguns membros da Associação e apontar, a meu ver, o principal problema da A.S., a falha na comunicação. Falha na comunicação com público (pescadores), informando-o do que já fizeram e do que estão a fazer.
Muita coisa foi já feita pela A.S. em nossa defesa, tanto cá como nos Açores, alguns podem ou não concordar com as coisas feitas, mas pelos menos têm feito alguma coisa.
A A.S. faz parte actualmente do manifesto/petição que está decorrer, tem participado activamente no mesmo, passando sempre uma posição consciente e construtiva a todo o processo.
Comecei a acreditar que afinal havia alguma possibilidade de sucesso por parte da petição/manifesto, após a entrada da A.S.
Acho o seguinte, esta é a minha opinião, e aceito opiniões diferentes, como sempre foi minha postura aqui no site. Penso que não há necessidade de mais associações, um conjunto muito grande de associações só serve para tirar a pouca força que temos. O que necessitamos é de uma associação forte e representativa, já existe uma.
Dentro das suas capacidades faz o melhor, e garanto-vos que com os meios que tem mais era difícil.
Um pequeno exemplo, seria bom termos um ou mais advogados de peso a representar/defender os nossos interesses. Não acham? Mas… isso custa dinheiro…
Sabem quanto é a quota anual na A.S. para um adulto, 5€, sim 5€.
Com o número de sócios existente e com quotas deste valor, é difícil conseguir contratar advogados, quanto mais advogados de peso.
Estou a escrever estas linhas e ao meu lado tenho uma ficha de inscrição na A.S. preenchida com os meus dados.
Há já algum tempo (meses) que me ando para inscrever, por isto, ou por aquilo, o tempo vai passando e nunca mais envio a ficha com o cheque chorudo de 5€, mas amanhã vai para o correio.
Pensem nisto…