calibrar o carreto

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"calibrar o carreto"
na nova versão do site.

flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

Pois de afinações no "combate" cada um á sua maneira... eu no Surf prefiro não forçar e deixo a embraiagem mais aberta, no spinning faço o mesmo e quase sempre uso a técnica do Ramiro (Palming) para ir doseando mais ou menos ( é muito eficaz sobretudo na praia e com ondas ), já na chumbadinha como normalmente o fundo é misto ou pedra convém não lhes dar grande margem :wink:

No lançamento... e falo de surfcasting e chumbadas e não chumbicas, drag sempre todo fechado se querem maximizar o lançamento e manter os dedos incolmes (um pedaçito de camara de ar de bicicleta enfiada no dedo tb ajuda , sobretudo com multifilamentos...) Com o Drag aberto , ainda que só um pouco, salva-se algum material como diz o mestre Frias ( sobretudo á noite e com os starlights na ponteira :evil: ) mas perdem-se alguns metros com o escorregar do fio.
A pescar na pedra, o Drag um pouco aberto para mim é regra.... aprendi á minha custa.... chumbada encalhada no lançamento e Zás-Trás-Pás :? lá se Fo... uma cana.
karva

Mensagem por karva »

No lançamento em surfcasting é sempre drag fechado. Em acção de pesca abro sempre ligeiramente por causa das investidas. :wink:
jackamoant
Registado: quarta fev 28, 2007 8:48 pm

drag?calibrar?

Mensagem por jackamoant »

olá a todos.chamo-me jacky,aqui no site sou jackamoant,sou novo no vosso site 5,6 dias .sao todos uma malta fiz impecavel ,ajudarao-me logo a minha primeira pergunta que eu coloquei.e agradeço a todos.acabei de ler as vossas mesg,a falar de drag,calibrar,mas afinal em que consiste isto? o que é um drag? sou iniciante ha 100% a meu primeiro dia de pesca foi este domingo(04/2007 de manha).e foi assim:cheguei eram 7h00,perdi 6 xumbeiras,e nao apanhei nada,passado de 3 horas de lá estar chegaram 2 pescador e foram preciso 20 minutos aproximativamente,tirarem um robalo de 3kg+-.mas nao desanimei ,gosto da pesca,embora o meu primeiro dia nao correu lá muito bem.mas nao percebo do que estao a falar,de drag ,calibrar........etc.........
no meu carete(como em todos acho eu)rodei do genero duma roda que se situa na parte de cima da bobina,e apertei de maneira que quando faço um lançamento que nao se desenrola.puxando a linha com a mao nao cede.mas pelo o que estou a perceber parece que isto tem uma determinada afinaçao.agora é que nao percebi nada!!!!! :shock: ,alguem pode me explicar se isto tem mesmo tanta importancia?como se afina ? e afinal o que é um drag? agradeço,como disse comecei a pescar,ha 24horas,ha tenho carete pantera 60,até o proprio carete tem lá escrito : front drag.e uma cana de carbono de 4.5mt.agradeço dsede já a vossa ajuda.um abraço colegas!!!!
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

O drag é precisamente essa "roda" de que falaste. Em português, é o que chamamos de embraiagem do carreto.
A sua utilização principal é precisamente deixar sair alguma linha, no caso de ferrares um bom exemplar, ou seja, permite "amortecer" investidas mais fortes do peixe, correndo menos riscos de a linha partir.
O ideal muitas vezes, é no caso de termos um "teimoso" na outra ponta, é a embraiagem estar afinada de maneira a que a linha que o peixe puxa é a mesma que conseguimos recuperar, o que vai cansar o peixe e à medida que esse cansaço aumenta, o peixe investe menos e vamos conseguindo recuperar metros. E não é por estar já perto da margem que devemos/podemos fechar a embraiagem, já que por vezes o peixe num último esforço pode dar uma arrancada fatal para a linha.
No surfcasting, e o mar deixando, após o lançamento deve-se abrir a embraiagem de forma a que puxando a linha com um dedo logo por cima do 1º e maior passador, o carreto largue linha mas mantendo resistência q.b. Isto para não acontecerem situações de se irem buscar canas dentro do mar (onde é que eu já vi isto? :lol: :lol: ).
Espero que dê para perceber a explicação. :wink:

p.s. Esse teu carreto fala em "front drag" precisamente porque a embraiagem é frontal. E existem com "rear drag", que são com a embraiagem traseira.
toalhas

Mensagem por toalhas »

Ir buscar a cana dentro do mar já eu fui também :twisted:
Chacal
Registado: sexta out 05, 2001 11:00 pm

Mensagem por Chacal »

Uma vez a mim, no lançamento metade da cana foi parar à água!
Mas por deficiencia de fabrico...
Responder