Nova Lei da Pesca - 2009

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Nova Lei da Pesca - 2009"
na nova versão do site.

PedrasSalgadas

Re: Nova Lei da Pesca - 2009

Mensagem por PedrasSalgadas »

wildcat Escreveu:Pedido de ajuda.
No artigo 8º alinea 1 diz:
"Os praticantes de pesca lúdica devem respeitar as restrições biológicas fixadas na legislação em vigor para a pesca comercial"
alguém me indica o link para ver quais são estas restrições?
Não têm de existir já, mas existindo são tb para cumprir por pescadores lúdicos.
Podem ser aquelas que em determinado momento venham a ser estabelecidas por despacho, portaria ou edital, e que determinam por exemplo a proibição de capturas num determinado espaço físico ou período de tempo, motivadas por derrames, descargas ou outros acontecimentos, como períodos de defeso de espécies, e outros factos que os suscitem.
wildcat
Registado: sábado mai 06, 2006 9:51 pm

Mensagem por wildcat »

ok.
Obrigado
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

No que diz respeito aos tamanho mínimos são estas:

http://www.pescador.com.pt/imagens/Reg- ... xo-XII.pdf

Podem também instalar esta aplicação nos vossos telemóveis (os tamanhos podem ser consultados gratuitamente), para terem sempre "à mão" os tamanhos mínimos:

http://www.pescador.com.pt/pescador2009.php
wildcat
Registado: sábado mai 06, 2006 9:51 pm

Mensagem por wildcat »

hoje estive a ler a ultima revista Mundo da pesca (nº 96)
Mereceu-me alguns reparos de forma que enviei um e-mail à redacção da revista que passo a transrever:

" Sou assinante da vossa revista Mundo da pesca e praticante de pesca desportiva (lúdica) com licença tirada.
Embora esteja em desacordo com algumas determinações da lei em vigor, é minha intenção cumprir o legislado para poder ter algum direito de critica e intervenção.
Penso que todos os intervenientes deste desporto, principalmente elementos ligados a associações, comissões, os que dão visibilidade a foruns e outros que promovem a divulgação deste desporto devem dar o exemplo para que tenhamos um futuro mais salutar.
É nesta linha de raciocinio que me dirijo à redacção da vossa revista comentando algumas situações que merecem rectificação e mais atenção no futuro. Na vossa última edição de fevereiro de 2009, numa altura em que se discute algumas alteraçõe à lei existente, merece algum reparo o seguinte:
1. Diz a lei que no máximo podemos pescar com 3 anzois numa linha de mão ou cana. Ora na pág.91, na secção das fotos do momento aparece uma foto em que se vê num aparelho 3 peixes e uma lula; Na reportagem aos gorazes na pág.32 vê-se um aparelho com 6 peixes e um anzol, na pág.34 parece-me ver uma foto com um aparelho de 5 anzois, na pág. 36 vê-se um aparelho a sair da água com 5 peixes e mais anzois.
2. Diz a lei que a utilização de fontes luminosas está condicionada às toneiras e sinalizadores de boias. Ora na pág. 36 em caixa de destaque vocês incentivam ao uso de luz artificial na pesca ao goraz.
3. Diz a lei que é proibida a pesca a menos de 100 metros de portos e ... . Ora na pág.46, num artigo dirigido à pesca dos robalos, em caixa de destaque há, novamente, um incentivo à sua pesca dentro dos portos.
Parece que são muitas "Gafes" para um só numero de revista.
Para bem de todos pede-se mais rigor no futuro.
atentamente
Afonso dias
nota: não esquecer que, de futuro, não podem incluir referências a engodos na pesca de costa (por muito que nos custe)"

Com esta chamada de atenção só pretendo dignificar mais a postura daqueles pscadores que são mesmo lúdicos...
karva

Mensagem por karva »

wildcat Escreveu:hoje estive a ler a ultima revista Mundo da pesca (nº 96)
Mereceu-me alguns reparos de forma que enviei um e-mail à redacção da revista que passo a transrever:

" Sou assinante da vossa revista Mundo da pesca e praticante de pesca desportiva (lúdica) com licença tirada.
Embora esteja em desacordo com algumas determinações da lei em vigor, é minha intenção cumprir o legislado para poder ter algum direito de critica e intervenção.
Penso que todos os intervenientes deste desporto, principalmente elementos ligados a associações, comissões, os que dão visibilidade a foruns e outros que promovem a divulgação deste desporto devem dar o exemplo para que tenhamos um futuro mais salutar.
É nesta linha de raciocinio que me dirijo à redacção da vossa revista comentando algumas situações que merecem rectificação e mais atenção no futuro. Na vossa última edição de fevereiro de 2009, numa altura em que se discute algumas alteraçõe à lei existente, merece algum reparo o seguinte:
1. Diz a lei que no máximo podemos pescar com 3 anzois numa linha de mão ou cana. Ora na pág.91, na secção das fotos do momento aparece uma foto em que se vê num aparelho 3 peixes e uma lula; Na reportagem aos gorazes na pág.32 vê-se um aparelho com 6 peixes e um anzol, na pág.34 parece-me ver uma foto com um aparelho de 5 anzois, na pág. 36 vê-se um aparelho a sair da água com 5 peixes e mais anzois.
2. Diz a lei que a utilização de fontes luminosas está condicionada às toneiras e sinalizadores de boias. Ora na pág. 36 em caixa de destaque vocês incentivam ao uso de luz artificial na pesca ao goraz.
3. Diz a lei que é proibida a pesca a menos de 100 metros de portos e ... . Ora na pág.46, num artigo dirigido à pesca dos robalos, em caixa de destaque há, novamente, um incentivo à sua pesca dentro dos portos.
Parece que são muitas "Gafes" para um só numero de revista.
Para bem de todos pede-se mais rigor no futuro.
atentamente
Afonso dias
nota: não esquecer que, de futuro, não podem incluir referências a engodos na pesca de costa (por muito que nos custe)"

Com esta chamada de atenção só pretendo dignificar mais a postura daqueles pscadores que são mesmo lúdicos...
=D> =D> =D> Muitos parabéns pela sua lição a esses senhores. Fez muito bem. =D> =D> =D>

Ab
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

Boas Afonso

Não conheço esse n.º da revista, mas é uma situação que aqui já foi referida, até pela utilização de star lights na montagem. Penso que fizeste muito bem essa chamada de atenção, pois os documentos e os conteúdos que ilustram as publicações devem estar de acordo com a legislação em vigor nos Países de publicação, ou conterem avisos de que a prática nesses modos não ser permitida por cá.
Acontece que o mais certo, caso tenhas respostas, é que o artigo não é feito nem em Portugal, nem por Portugueses, ou sendo, estará então a publicação a divulgar meios ilegítimos de captura :?: :?: Fica a questão.

Ab
Manel
SANTOSSILVA
Registado: sexta jan 11, 2008 7:13 pm

Mensagem por SANTOSSILVA »

Meus caros:

Segundo a portaria 144/2009 já se podem utilizar starlights e missangas fluorescentes nas montegens,pois não capturam diretamente o peixe :fixe: :fixe: :fixe:
karva

Mensagem por karva »

SANTOSSILVA Escreveu:Meus caros:

Segundo a portaria 144/2009 já se podem utilizar starlights e missangas fluorescentes nas montegens,pois não capturam diretamente o peixe :fixe: :fixe: :fixe:
Tem a certeza? O amigo Santossilva, diz que "já se podem utilizar" segundo a portaris 144/2009. isso quer dizer que não se podia e como tal houve alteração e agora já se pode?
Veja lá as diferenças:

Portaria 868 que está revogada -sobre esta matéria dizia:
"3—Os aparelhos de anzol podem incluir outros artefactos
destinados a permitir melhorar a sua operacionalidade,
designadamente lastros e bóias, desde que tais
artefactos não permitam a captura de espécies por actuação
directa.

4—A utilização de fontes luminosas é permitida na
pesca lúdica exercida com toneiras, bem como em indicadores
de bóias."

Portaria 144/2009 em vigor - sobre a mesma matéria diz:
"5 - Os aparelhos de anzol podem incluir outros artefactos
destinados a permitir melhorar a sua operacionalidade,
designadamente lastros e bóias, desde que tais artefactos
não permitam a captura de espécies por actuação directa.

7- A utilização de fontes luminosas é permitida na
pesca apeada ou de embarcação, exercida com toneiras,
bem como em indicadores de bóias."

Tudo igual, tudo na mesma, neste assunto nada mudou.

Cuidado com as multas...

Ab
Responder