sargos

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"sargos"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
nunopontes
Utilizador Regular
Mensagens: 4567
Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am

sargos

Mensagem por nunopontes »



amigos ando eu aqui pelo youtube a ver videos, e a verdade é que nunca pesquei um sargo...eu sou do porto e algum dos meus amigos me diz onde pescar estes peixes...na apeada é claro e iscos?
Última edição por Paulo em terça nov 23, 2010 12:22 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Colocar Player no Site
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: sargos

Mensagem por Ramiro »

Ena, tantos sargos 'grossos'. :119: =D>
Já vi pescarias de sargo assim nas Berlengas e arredores, mas feitas à chumbadinha rente às pedras. Nos anos mais recentes, a pescar ao fundo de barco nunca tinha visto sair tanto sargo legítimo de grande calibre. Mas um homem nunca pode dizer que já viu tudo. Até dá vontade de perguntar se havia algum viveiro lá por baixo, hehehe. :hahaha:
Tentando ajudar o Nuno, na pesca apeada o Sargo gosta da isca predominante da zona onde vive, especialmente do que vive agarrado às pedras.
O Sargo é um mariscador por natureza (mexilhão, lapas, ouriços, carangueijos, perceves, etc.). Mas não se nega a um bom e fresquinho lombo de sardinha, ou aos anelídeos. Afinal, pode-se dizer que gosta quase de tudo. Os sargos maiores gostam de zonas de pedra, com esconderijos. É um peixe que cresce em cardumes com alguma dimensão, mas com o passar do tempo vão-se tornando cada vez mais solitários e desconfiados (é o peso da sabedoria). Como eu já disse, raramente em zonas de areia se captura um Sargo de bom porte.
Decerto que o Nuno, se pesca frequentemente, já capturou Sargos, talves apenas mais pequenos. É um dos peixes mais vulgares da nossa costa, e o calibre mostrado no vídeo não deve desanimar os pescadores, já que hoje em dia não é um calibre que se encontre facilmente por aí naquelas quantidades ( a não ser nalguns 'santuários'). Falta só dizer que, a técnica de pesca mais produtiva para esta espécie ( a partir de terra ), e dada a preferência dos melhores exemplares por zonas rochosas, é a pesca à bóia. O fundo e chumbadinha também os engana, mas a bóia é a que funciona melhor.
Avatar do Utilizador
nunopontes
Utilizador Regular
Mensagens: 4567
Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am

Re: sargos

Mensagem por nunopontes »

Obrigado por toda a informação, ajudou bastante, de facto eu o que mais gosto é de pescar á boia, eu costumo pescar aqui no douro antes da foz, mas só pesco robalos, é cm digo sargos já os pesquei mas foi pequenos, gostava de poder pescar um assim do porte do video heheheheh, um destes dias vou dar uma volta ali pelo paredão novo junto á foz e ver os pescadores mais experientes a ver se eles me indicam os melhores locais para pescar o dito peixe :fixe: obrigado
Gandalf
Mensagens: 209
Registado: sexta ago 01, 2008 11:00 am

Re: sargos

Mensagem por Gandalf »

Mas que grande festival.
Nunca eu tive esta sorte, mas um dia terei,
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: sargos

Mensagem por levi simao »

eu o maior que apanhei tinha 1,7kg e ja me deu luta
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: sargos

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Realmente uma grande pesca de sargos.

Sobre a questão colocada já foi dito.

Abraço.

Braga.
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: sargos

Mensagem por pedrolourenco79 »

Viva Nuno

Epá entao nunca pescaste um sargo...Tens que ver isso, olha que dá mais ozo que os robalos, e sao bem mais dificeis de enganar....
Como o ramiro disse, o sargo encontra-se em toda a nossa costa, e é um peixe facil de encontrar...
Aqui pelo porto tens muitos pesqueiros para eles, é preciso é que eles lá andem... No rio apenas no cabedelo do lado de gaia encostam por vezes com fartura, mas como sabes o carro fica bue de longe e não é muito seguro...
No cais novo por vezes eles encostam mas ainda com pouca regularidade, pois o molhe ainda nao tem comedoria suficiente...A partir daí, praia do molhe dá uns bons peixes de vez enquando ( precisa de aguas oxigenadas), praia de matosinhos, leça, povoa de varzim/caxinas (grandes patelas ao fundo e boia) e afins...
Aveiro, no molhe norte e triangulo, á noite á boia... tem noites em que......... :moca: :moca: :moca: :moca: :moca:
Avatar do Utilizador
nunopontes
Utilizador Regular
Mensagens: 4567
Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am

Re: sargos

Mensagem por nunopontes »

obrigado Pedro :fixe: , já vi que és de gaia, pertissimo de Gondomar, e um dia que me queiras ensinar a fazer uma pesquita hehehe terei todo o gosto ou de vos acompanhar e ver ou pescar msm, tb não tenho mt tempo visto que mts fins de semana trabalho á noite, mas se um dia se proporcionar e se os meus amigos o permitirem :hummm: gostaria de os acompanhar
Responder