Chumbadinha

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbadinha"
na nova versão do site.

dogrulez
Registado: segunda ago 17, 2009 10:46 am

Chumbadinha

Mensagem por dogrulez »

Boas.

Será que me podiam dizer qual o diametro das linhas e gramagem das chumbadas mais apropriadas e usadas para a Chumbadinha em S. Jacinto ( 3ª Idade) ???
O meu carreto e um Shimano Catana 4000 FA e a minha cana e uma Active strong da PROSARGOS TEAM " especial chumbadinha " com accao de ponteira 80-150 gr e tem 3mt e meio.

Boas pescarias, obrigado.
rubenj
Registado: domingo ago 01, 2010 1:34 pm

Re: Chumbadinha

Mensagem por rubenj »

Normalmente a acção da cana corresponde ás gramas que devemos utilizar para melhor performance da cana, ou seja para a sua 80g...mas eu já não considero isso chumbadinhas, talvez com 40g ou 60g possa conseguir bons resultados, mas como não conheço a cana não posso dar certezas.

Se for uma zona de muita pedra e para evitar prisões olivas (furadas) seja a melhor opção.
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Já várias vezes isto foi falado aqui no fórum mas cá vai mais uma vez.

Esse tipo de pesca para mim é uma pesca ao fundo ligeira.

Chumbadinha é feita com pesos no máximo até 15gr (e já é um exagero). O Pessoal do norte é que costuma chamar a essa pesca chumbadinha. Uma cana de chumbadinha na pratica (para mim novamente) é uma cana de bóia que seja relativamente rápida. Essa cana é boa para a tal chumbadinha que fazem aí nesses locais. Se é de 80-150, a acção ideal normalmente encontra-se no meio do intervalo. :fixe:

Para saberes e leres mais cerca da chumbadinha e das suas 2 variantes, em baixo tens os "Tópicos Similares", dá uma vista de olhos neles. :fixe:
dogrulez

Mensagem por dogrulez »

Boas.
O que me interessava mesmo era saber qual o diametro da linha utilizada para o tal " fundo ligeiro " ... :hellllp:
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Com o carreto que tens no máximo um 0,30. E mesmo assim já ficas com pouco fio.

Apesar que eu com esse carreto nunca pescava com chumbadas com mais de 20/30 gramas. [-X [-X
Panca
Utilizador Regular
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Mensagem por Panca »

paulo Escreveu:Com o carreto que tens no máximo um 0,30. E mesmo assim já ficas com pouco fio.

Apesar que eu com esse carreto nunca pescava com chumbadas com mais de 20/30 gramas. [-X [-X
Com pouco fio ??? quantos metros precisas para pescar chumbadinha e quanto às chumbadas só 20/30gr porquê é assim tão mau este carreto? :hellllp:

Abraço
dogrulez

Mensagem por dogrulez »

Mas eu gosto deste carreto. Ate e bom... E se for um multifilamento que tambem sirva para pesca a boia??? Digam me os mm.
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Panca Escreveu:
paulo Escreveu:Com o carreto que tens no máximo um 0,30. E mesmo assim já ficas com pouco fio.

Com pouco fio ??? quantos metros precisas para pescar chumbadinha e quanto às chumbadas só 20/30gr porquê é assim tão mau este carreto? :hellllp:

Abraço
Este carretos são pequenos, sei disso porque tenho vários 4000 da Shimano, na melhor das hipóteses de 0,35 levam 130 metros. Depois não faço as contas a quantos metros é que preciso para pescar, mas quantos metros é que posso perder de cada vez que tenho prisões, basta em 2 vezes perder 50 metros para ter de arrumar e ir para casa. Claro que estou a assumir as tais chumbadinhas que usam pelos locais indicados, porque com a montagem que uso na minha chumbadinha numa prisão no máximo perco meia dúzia de metros. De qualquer forma neste caso (chumbadinha que eu faço) o diâmetro de fio também não deve ser maior que 0.30 para não pegar tanto no vento e na maré.

Para mim os 4000 são bons para bóia, chumbadinha (da que eu faço) ou spinning. Agora para pescar ao fundo, com pesos maiores não aconselho, mas se quiserem podem pescar à vontade com 60/80/100grs eu com os meus é que não pesco. [-X Porque pelo tamanho deles nunca os poderei considerar carretos de meio-fundo e é disso que para mim se trata nessa chumbadinha com mais de 20gr.

Acerca das chumbadas 20/30 não disse que era mau, disse que não pescava com pesos maiores que esses (ou seja para mim o limite do carreto está por aí).

Abraço.
Responder