Distância de lançamento

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Distância de lançamento"
na nova versão do site.

alfredoc
Registado: segunda out 11, 2010 11:38 am

Distância de lançamento

Mensagem por alfredoc »

Boas
Apesar de não ter feito medições tenho ficado decepcionado com a distância a que consigo
lançar com a minha cana nova Shimano Power Aero Twin Tip, com um carreto Super Ultegra 10000.
Acho que das duas três ou é das mãos ou do fio que enchi o carreto um trabucco T force tourment tough 0,40
se calhar devia ter metido um fio mais fino 0,30 por ex. ou 0,35.
Eu pescava dantes com uma colmic power fighting e lançava 100 gr o doubro da distancia.
Concerteza que com a vossa experiência vão alimentar este tópico que estará sempre actualizado.
Boas pescarias :boia:
murgot5
Registado: sábado jan 23, 2010 11:31 pm

Re: Distância de lançamento

Mensagem por murgot5 »

Boas.
Tb tenho esse conjunto de cana+carreto(super satisfeito), a linha que utilizo no carreto é multi filamento de 0,18 com shock leader de 0,35.Estou bastante satisfeito com os lançamentos,150grm pirâmide faço lançamentos á volta dos 100 mts, mas é bom não esquecer que não é o lançar longe que tira peixe mas sim uma boa leitura do pesqueiro,lembro-me uma altura em que tirei 5 robalos de kg a +-20 mts.Quanto maior o diâmetro da linha maior é o atrito dai diminuir a distancia.
Espero ter ajudado.E boas pescarias. :fishcool:
alfredoc

Mensagem por alfredoc »

Boas
Pois tou mais ou menos na mesma linha de raciocinio.
Já agora o shock leader de 0,35 é o chamado chicote que serve para absorver
o primeiro esticão do peixe grande ?
Será que deveria comprar outra linha para o carreto e se sim que marca e espessura.
Obrigado
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Alfredo, a sua desilusão nada tem que ver com oo conjunto, pois ele é bom, embora você possa não adaptar, mas acho que passa por rever os diâmetros da linha, e por treinar os lançamentos. Já agora a power fighting é de boia certo? Ou também existe para surfcasting?
Já agora com que gramagem está a fazer os seus lançamentos?
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Pois... podem ser várias coisas.

1) Ainda não está habituado ao conjunto

2) Realmente para lançar longe 0,40 é um bocado grosso (costumo usar mono 0,22) - Mas não é por isso que não lanço 100 metros com um 0,40. Muito mais que isso é que começa a ser complicado.

3) O peso que está a usar (chumbada) não é o indicado para tirar partido da cana.

Estas são algumas das que me lembrei assim de repente.

Acerca da baixada de choque, chicote ou shock leader - ela existe não para absorver o primeiro esticão do peixe (para isso estão lá vários metros de fio, a cana e a embraiagem do carreto) - ela existe para absorver o primeiro impacto do lançamento - um 0,22 não aguenta com um lançamento forte feito com 120 ou 140gr, para isso é que existe a baixada, para aguentar com esse primeiro impacto.
alfredoc

Mensagem por alfredoc »

Boas
Ok está bem visto.
Estou a pescar com 150 gr na shimano.
A COLMIC é uma cana de boia com acção até 100 gr mas como não tinha outra
pescava sempre com ela.
Tenho que treinar mais os lançamentos. lol
Abraço
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Então desde já lhe aconcelho a diminuir o peso da chumbada. O problema está aí. Você não deve ainda dominar bem o lançamento e é muito mais difícil fazê-lo com gramagens altas. Ponha 100 ou 120 e vá treinando, quando sentir segurança aumente a gramagem. :fixe: .
Responder