cana para boia

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"cana para boia"
na nova versão do site.

marventurinha
Registado: quarta set 01, 2010 9:14 pm

Re: cana para boia

Mensagem por marventurinha »

paulo Escreveu: para mim um carreto se tivesse mais rolamentos era melhor, se tivesse um rácio maior era melhor, nada mais errado. Com as canas é o mesmo.
paulo Escreveu: Para mim regra deve ser esta, material adequado aos locais de pesca mais frequentados. :pay:

Não quero com isto dizer que não se pesque com qq coisa em qualquer lugar, mas isto normalmente é a chamada sorte de principiante, cheguei a apanhar muitos robalos(inhos) a fazer surfcasting com uma cana de 3,7 metros de bóia e um carreto tamanho 2500
Por acaso já comprei um carreto a pensar assim :D e o desgraçado tanto é pra boia como pra fundo ou surfcasting (não tenho outro melhor) assim como uma cana que comprei na mesma altura, mas quando a comprei já foi a pensar mais no surfcasting (Barros Albatroz tsa 4,20m).
Agora ando há procura de algo mais especifico para ter só para uma modalidade especifica sem ter que andar sempre a fazer trocas.
Como disse ja me decidi pela cana e ando a pesquisar os carretos e num dos tópicos encontrei esta sua frase "Os primeiros Shimano são todos FA (drag frontal)" eu ate aqui não tinha dado importância as estas duas silabas que costumam aparecer nos carretos. o carreto que tenho diz FD sabe o que que dizer?
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Nos Shimano os F... qualquer coisa significa frontal - Front (FA, FB, FD, Etc)

http://www.powerpro.com/publish/content ... _drag.html

Os R significa traseiro - Rear (RA, RB, RD, Etc)

Em termos gerais os primeiros modelos de carretos têm a letra A, a seguir à letra que indica o Drag. Nos modelos seguintes vão mudando a última letra.

Eu tenho o primeiro Exage um FA tamanho 4000, o modelo actual é o FB, para o ano vai sair o FC.

Tenho por exemplo o Ultegra XSA, que entretanto foi substituído pelo XSB. Aqui o Drag é indicado por 2 letras XS (Drag Instantâneo) seguidas da tal letra que avança conforme sai um modelo mais recente.

Há também o Drag XT. Os drags XT+Letra são actualmente os Drags Baitrunner II da Shimano.

http://www.powerpro.com/publish/content ... ol_ii.html

Por exemplo o Ultegra XSB e o Ultegra XTB. São modelos idênticos a diferença está no tipo de drag, que têm.

http://www.powerpro.com/publish/content ... a_xsb.html

http://www.powerpro.com/publish/content ... a_xtb.html

:let:
marventurinha

Estou a ver que irei ter algumas dificuldades para escolher o carreto ideal para mim :mrgreen: ja não será tanto o problema financeiro, mas sim as caracteristicas, o performance e o seu desempenho.
Obrigado pelos esclarecimentos e pelos links dos carretos, assim que tiver uma ideia do que irei comprar venho solicitar mais algumas informações se for caso disso.

Boas pescarias.

Márcio ventura
dave_pescador
Registado: domingo nov 18, 2007 3:48 pm

Mensagem por dave_pescador »

Sobre as canas sem duvida a crossfire, ainda por cima a de 6 metros por esse preço está muito bom :fixe:
marventurinha

dave_pescador Escreveu:Sobre as canas sem duvida a crossfire, ainda por cima a de 6 metros por esse preço está muito bom :fixe:
Acabei por a escolher, porque a pesca que pretendo fazer vai de 2m a 5m de altura (dependendo da maré) com um fundo misto, pelo que pude perceber, ou cerca de 10m com um fundo arenoso.
Pelas informações que fui obtendo é uma cana com uma relação qualidade/preço bastante boa e como muitos dos utilizadores do Sitio falaram bem dela acabei por seguir a opinião de todos.
Acredito que não irei fazer um mau investimento e ainda irei lucrar alguns euros que irei utilizar pra compra do carreto.

Boas pescarias.

Márcio Ventura
Nunocosta38
Registado: segunda jun 15, 2009 8:14 pm

Mensagem por Nunocosta38 »

paulo Escreveu:
marventurinha Escreveu: ontem numa volta pela net encontrei esta da NBS e o que me chamou mais atenção foi ela ser capaz de levantar 5kg (segundo a descrição da cana)
Isso do levantar 5Kg é conversas da treta dos fabricantes.

Ninguém consegue levantar 5Kg com um conjunto de bóia. Por isso esses valores são treta.

Qualquer peixe com mais de 1Kg ou 2KG é muito difícil de içar (para não dizer impossível).

Qual é o fio (que se usa na pesca de bóia) e carreto que aguenta içar um peixe de 5kg 5 ou 6 metros? :hummm: :hummm: :hummm:

Tretas de fabricantes, já parece as canas de barco, que agora também pegaram na moda de lavanta X Kg. Pagava para ver o primeiro pescador que com um pargo de 2Kg não pedia o xalavar e usava só a cana para meter o peixe no barco. :pay:
Bom dia paulo! Permite-me discurdar de alguns aspectos que mencionas nesta tua participação, podes ter a certeza que eu com a Tica Bufallo ou a Tica Taurus levanto 2kilos seja a que altura for, ainda esta semana levantei 1 robalo em peso com 1k700 a cerca de 10mt de altura, há carretos que os puxam depende também da tecnica de cada um para fazer esse levantamento, se baixares a cana para o mar e se fores levantando o peixe com a elasticidade da cana e do prórpio fio e dar á manivela do carreto naquele espaço que dás o impulso de certeza que o levantas, tens de vir pescar mais vezes connosco e vais ver como se levanta 1 peixe de 2k, abraço!
Nunocosta38
Registado: segunda jun 15, 2009 8:14 pm

Mensagem por Nunocosta38 »

Nunocosta38 Escreveu:
paulo Escreveu:
marventurinha Escreveu: ontem numa volta pela net encontrei esta da NBS e o que me chamou mais atenção foi ela ser capaz de levantar 5kg (segundo a descrição da cana)
Isso do levantar 5Kg é conversas da treta dos fabricantes.

Ninguém consegue levantar 5Kg com um conjunto de bóia. Por isso esses valores são treta.

Qualquer peixe com mais de 1Kg ou 2KG é muito difícil de içar (para não dizer impossível).

Qual é o fio (que se usa na pesca de bóia) e carreto que aguenta içar um peixe de 5kg 5 ou 6 metros? :hummm: :hummm: :hummm:

Tretas de fabricantes, já parece as canas de barco, que agora também pegaram na moda de lavanta X Kg. Pagava para ver o primeiro pescador que com um pargo de 2Kg não pedia o xalavar e usava só a cana para meter o peixe no barco. :pay:
Bom dia paulo! Permite-me discurdar de alguns aspectos que mencionas nesta tua participação, podes ter a certeza que eu com a Tica Bufallo ou a Tica Taurus levanto 2kilos seja a que altura for, ainda esta semana levantei 1 robalo em peso com 1k700 a cerca de 10mt de altura, há carretos que os puxam depende também da tecnica de cada um para fazer esse levantamento, se baixares a cana para o mar e se fores levantando o peixe com a elasticidade da cana e do prórpio fio e dar á manivela do carreto naquele espaço que dás o impulso de certeza que o levantas, tens de vir pescar mais vezes connosco e vais ver como se levanta 1 peixe de 2k, abraço!
Anexos
IMGP1059.JPG
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Nunocosta38 Escreveu: Bom dia paulo! Permite-me discurdar de alguns aspectos que mencionas nesta tua participação, podes ter a certeza que eu com a Tica Bufallo ou a Tica Taurus levanto 2kilos seja a que altura for, ainda esta semana levantei 1 robalo em peso com 1k700 a cerca de 10mt de altura, há carretos que os puxam depende também da tecnica de cada um para fazer esse levantamento, se baixares a cana para o mar e se fores levantando o peixe com a elasticidade da cana e do prórpio fio e dar á manivela do carreto naquele espaço que dás o impulso de certeza que o levantas, tens de vir pescar mais vezes connosco e vais ver como se levanta 1 peixe de 2k, abraço!
Boas Nuno, não duvido disso, eu também já levantei peixes desse calibre com as canas de bóia/chumbadinha, o que queria dizer não era tanto que a cana não levanta, era mais que na maior parte das vezes ao levantares peixe desse peso perdes o peixe. Não por causa da cana mar por causa do conjunto/material.

A minha Byron iça 2,5Kg segundo o fabricante, já içou peixe com perto de 2Kg, mas muitas vezes também já parti o fio a içar peixe desse peso ou mesmo menor. Agora aumenta as coisas para os tais 5Kg que as canas anunciam. Levantas um robalo de 5Kg? Por isso é que digo que essa do levanta 5Kg não deve ser a razão para optar por uma cana.

Abraço :fixe:

PS: Já sabes quando vieres para estes lados avisa, os FDS são complicados para eu conseguir pescar mas se der vou ter convosco.
Responder