Boa noite,
Coloquei este post apenas para relatar a minha aventura de hoje, aqui nesta bela vila à beira mar plantada que é Vila Nova de Milfontes, foi apeada pois não tinha tempo de pegar no kayak e remar para o local "certo" antes de a maré estar no ponto.
Sabendo eu de antemão, pelas previsões da maré, que esta não era a mais favorável, resolvi sair a correr do trabalho e ir spinnar um bocado. Coisa que não foi fácil, pois á última da hora apareceu uma reunião daquelas marcada por mail, sem mais quê, então, à pressa resolvi as coisas e saí mesmo em cima da hora "certa", a hora marcada para os robalos estarem no "meu pesqueiro" ( ).
Quando lá cheguei, até fiquei atrapalhado, o movimento das gaivotas a picar sobre o espelho de água era imenso, havia 2 ou 3 especies de gaivotas num frenesim inconfundivel de que havia predadores a alimentarem-se por baixo.
Resolvi experimentar uma cana que me foi emprestada para substituir uma awa shima que tinha o porta carretes estragado, apenas para a testar e se depois me agradasse ate era capaz de ficar com ela, comecei por montar a cana, coloquei o carrete, passei o fio nos passadores e quando estou a puxar pelo multi para ter alguma folga para dar o nó no alfinete, oiço um som que infelizmente é familiar, um caracteristico som de uma ponteira de uma cana de carbono a partir. Fiquei atrapalhado e LIXADO, eu a ver os robalos a "bater" na comédia e eu com uma cana partida nas mãos!!!!!! .
como a cana era a estrear, não levei a minha outra cana de spinning e num acesso de sorte (sorte essa confirmada depois) resolvi subir de novo até ao local onde tinha o carro e ir a casa buscar a minha shimano Antares a correr (ou pelo menos com o pé no fundo do pedal do acelerador). Quando regressei ao pesqueiro vi que as gaivotas continuavam lá, fiquei mais descansado mas não completamente. Após preparar tudo, fiz o primeiro lançamento na direcção da corrente e assim que a amostra bateu na água, comecei a ver numa baía uns 50 m acima da posição onde eu estava, o sinal de que os robalos estavam a alimentar-se, recolhi a amostra a toda a velocidade e lancei para perto do sítio onde o biqueirão tentava escapar do ataque vindo debaixo, a amostra bateu na água, fiz 2 ou 3 animações na gunfish e ZASSSSS, já está um ferrado, pela luta e força vi que não era grande e após o ter em seco confirmei e devolvi-o à agua com o mínimo de danos possíveis. Lancei de novo para o mesmo local e dessa vez nem 2 animações fiz, foi quase como se o robalo estivesse com a boca aberta à espera que a amostra lá caísse, ZASSS e outro ferrado e desta vez um pouco maior e com um tamanho já dentro do legal e saco com ele.
No final da pescaria que durou uma meia hora ou 45 min tinha tirado uns 12 ou 13 robalos dos quais 4 ou 5 foram devolvido ao seu meio sem danos de maior (pelo menos é o que espero, eu é que não queria que me acontecesse o mesmo ).
para a posteridade ficam as fotos dos labrax in loco pois depois delas foram amanhados e escamados à beira de água, para serem comidos umas horas depois(um tempo antes da escrita deste relato) com amigos e familiares.
material utilizado:
Cana: Shimano antares 300bx
Fio: Multifilamento 0,15mm suffix
Carrete: shimano saragosa 4000
Amostra: lucky craft gunfish 115 metallic sardine
Um abraço
Robalos do sudoeste
-
marventurinha
- Registado: quarta set 01, 2010 9:14 pm
Re: Robalos do sudoeste
Boas,
Valeu a pena o esforço da correria
tem aí uns belos exemplares, foi pena o acidente que teve acredito que teria tido muitos mais exemplares, aqui na tinha terra costuma-se a dizer que se encontrou a mina de ouro quando alguém consegue, neste caso pescar, muita coisa em pouco tempo como foi o seu caso.
Muitos parabéns pela pescaria.
Boas pescas
Valeu a pena o esforço da correria
Muitos parabéns pela pescaria.
Boas pescas
Boas Filipe.
Parabéns pela pescaria e obrigado pelo relato.
Ontem por acaso também vi uma coisa engraçada.
Avisado pelo filipers, ao largo, a cerca de 1 ou 2 Km, via-se montes de gaivotas, por baixo estava um cardume de sardinha, mas a ser atacada não por robalos mas por golfinhos.
Abraço
Parabéns pela pescaria e obrigado pelo relato.
Ontem por acaso também vi uma coisa engraçada.
Avisado pelo filipers, ao largo, a cerca de 1 ou 2 Km, via-se montes de gaivotas, por baixo estava um cardume de sardinha, mas a ser atacada não por robalos mas por golfinhos.
Abraço
Boas pescarias.
Bom relato, boa pesca, apesar do incidente inicial, que caso não existesse, concerteza as capturas iam aumentar.
Abraço.
Braga.
Bom relato, boa pesca, apesar do incidente inicial, que caso não existesse, concerteza as capturas iam aumentar.
Abraço.
Braga.
Parabéns pelo relato e pela pescaria. Que belos labrax...
-
Jaime Almeida
- Registado: quinta mai 27, 2010 1:32 pm
Amigos e já agora,qual os melhores locais para spinar na zona de Lourinhã -Peniche.
Abraço e Obrigado
Abraço e Obrigado
Já há por aí tópicos com essa informação, pesquisa.Jaime Almeida Escreveu:Amigos e já agora,qual os melhores locais para spinar na zona de Lourinhã -Peniche.
Abraço e Obrigado