Robalos do sudoeste

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Robalos do sudoeste"
na nova versão do site.

Biri
Registado: sexta out 23, 2009 2:59 pm

Robalos do sudoeste

Mensagem por Biri »

Boa noite,

Coloquei este post apenas para relatar a minha aventura de hoje, aqui nesta bela vila à beira mar plantada que é Vila Nova de Milfontes, foi apeada pois não tinha tempo de pegar no kayak e remar para o local "certo" antes de a maré estar no ponto.

Sabendo eu de antemão, pelas previsões da maré, que esta não era a mais favorável, resolvi sair a correr do trabalho e ir spinnar um bocado. Coisa que não foi fácil, pois á última da hora apareceu uma reunião daquelas marcada por mail, sem mais quê, então, à pressa resolvi as coisas e saí mesmo em cima da hora "certa", a hora marcada para os robalos estarem no "meu pesqueiro" ( ).
Quando lá cheguei, até fiquei atrapalhado, o movimento das gaivotas a picar sobre o espelho de água era imenso, havia 2 ou 3 especies de gaivotas num frenesim inconfundivel de que havia predadores a alimentarem-se por baixo.

Resolvi experimentar uma cana que me foi emprestada para substituir uma awa shima que tinha o porta carretes estragado, apenas para a testar e se depois me agradasse ate era capaz de ficar com ela, comecei por montar a cana, coloquei o carrete, passei o fio nos passadores e quando estou a puxar pelo multi para ter alguma folga para dar o nó no alfinete, oiço um som que infelizmente é familiar, um caracteristico som de uma ponteira de uma cana de carbono a partir. Fiquei atrapalhado e LIXADO, eu a ver os robalos a "bater" na comédia e eu com uma cana partida nas mãos!!!!!! .

como a cana era a estrear, não levei a minha outra cana de spinning e num acesso de sorte (sorte essa confirmada depois) resolvi subir de novo até ao local onde tinha o carro e ir a casa buscar a minha shimano Antares a correr (ou pelo menos com o pé no fundo do pedal do acelerador). Quando regressei ao pesqueiro vi que as gaivotas continuavam lá, fiquei mais descansado mas não completamente. Após preparar tudo, fiz o primeiro lançamento na direcção da corrente e assim que a amostra bateu na água, comecei a ver numa baía uns 50 m acima da posição onde eu estava, o sinal de que os robalos estavam a alimentar-se, recolhi a amostra a toda a velocidade e lancei para perto do sítio onde o biqueirão tentava escapar do ataque vindo debaixo, a amostra bateu na água, fiz 2 ou 3 animações na gunfish e ZASSSSS, já está um ferrado, pela luta e força vi que não era grande e após o ter em seco confirmei e devolvi-o à agua com o mínimo de danos possíveis. Lancei de novo para o mesmo local e dessa vez nem 2 animações fiz, foi quase como se o robalo estivesse com a boca aberta à espera que a amostra lá caísse, ZASSS e outro ferrado e desta vez um pouco maior e com um tamanho já dentro do legal e saco com ele.

No final da pescaria que durou uma meia hora ou 45 min tinha tirado uns 12 ou 13 robalos dos quais 4 ou 5 foram devolvido ao seu meio sem danos de maior (pelo menos é o que espero, eu é que não queria que me acontecesse o mesmo ).

para a posteridade ficam as fotos dos labrax in loco pois depois delas foram amanhados e escamados à beira de água, para serem comidos umas horas depois(um tempo antes da escrita deste relato) com amigos e familiares.

material utilizado:
Cana: Shimano antares 300bx
Fio: Multifilamento 0,15mm suffix
Carrete: shimano saragosa 4000
Amostra: lucky craft gunfish 115 metallic sardine

Um abraço
Anexos
outra foto de outro angulo
outra foto de outro angulo
marventurinha
Registado: quarta set 01, 2010 9:14 pm

Re: Robalos do sudoeste

Mensagem por marventurinha »

Boas,
Valeu a pena o esforço da correria :mrgreen: tem aí uns belos exemplares, foi pena o acidente que teve acredito que teria tido muitos mais exemplares, aqui na tinha terra costuma-se a dizer que se encontrou a mina de ouro quando alguém consegue, neste caso pescar, muita coisa em pouco tempo como foi o seu caso.
Muitos parabéns pela pescaria.

Boas pescas
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Boas Filipe.

Parabéns pela pescaria e obrigado pelo relato.

Ontem por acaso também vi uma coisa engraçada.

Avisado pelo filipers, ao largo, a cerca de 1 ou 2 Km, via-se montes de gaivotas, por baixo estava um cardume de sardinha, mas a ser atacada não por robalos mas por golfinhos.

Abraço :fixe:
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Bom relato, boa pesca, apesar do incidente inicial, que caso não existesse, concerteza as capturas iam aumentar.

Abraço.

Braga.
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Parabéns pelo relato e pela pescaria. Que belos labrax...
Jaime Almeida
Registado: quinta mai 27, 2010 1:32 pm

Mensagem por Jaime Almeida »

Amigos e já agora,qual os melhores locais para spinar na zona de Lourinhã -Peniche.

Abraço e Obrigado
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Jaime Almeida Escreveu:Amigos e já agora,qual os melhores locais para spinar na zona de Lourinhã -Peniche.

Abraço e Obrigado
Já há por aí tópicos com essa informação, pesquisa. :tecla:
Responder