Material para fundo/rockfishing?

canas e carretos adquiridos em conjunto

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Material para fundo/rockfishing?"
na nova versão do site.

Sinu
Registado: domingo ago 29, 2010 3:03 pm

Re: Material para fundo/rockfishing?

Mensagem por Sinu »

Alguma sugestão com dupla ponteira (até 100-120€), exceptuando a Aero que custa 280€ ?..
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

A Couroura long cast -160, a Tica new diolphin-200. Hiro super agilis- 170. São opções válidas.
Sinu

Mensagem por Sinu »

Compras feitas:

Super Ultrega 10000 (última versão) - 130€
Hiro uper Agilis - 130€

Obrigado pela ajuda!
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

Otimo. Agora é divertires-te. E depois conta como te estás a dar. Abraço.
Sinu

Mensagem por Sinu »

Ora bem...

Saída do escritório pela hora do almoço, comprar isco (coreana era a única coisa disponível) e seguir pela marginal à procura de poiso!

Paragem num sítio (no Gordinni de S. Pedro do Estoril) que o Google Earth havia revelado - MENTIRA, era impossível aceder-le :(

Continuando pela Marginal decidi parar no INATEL de Oeiras. Tinham-me dito que, volta e meia, havia pessoal a pescar por ali.
Pois... talvez lá se pesque mas apenas do pontão da Marina e mesmo aí é provável que seja à boia - há dois paredões de rocha que impossibilitam pesca ao fundo.
Resultado:
Picada levezinha, peixe entouca imediatamente e pimba... anzol partido!?
Novo anzol e descubro a parede de rocha submersa mais próxima (estava a lançar para perto da parede que se conseguia ver por baixo de água)
Menos chumbada e menos outro anzol.

Arranco para Algés onde poderei testar uns lançamentos com vários pesos nas duas ponteiras.

Chegado a Algés (onde morei 30 anos) sou surpreendido por um vento foleiríssimo mas decido armar a cana (com a ponteira mais rijita e 140gr piramidal). Os primeiros lançamentos tradicionais saem curtos e decido tentar uns Groundcasts. Ao terceiro ou quarto o fio parte a meio do lançamento: ou estou a dar um qualquer esticão ou não cortei linha suficiente depois das rochas do Inatel :(

Entretanto, tinha passado um tipo que disse ter visto a pescar "corrico ao fundo". Como queria treinar uns lançamentos e já tinha os bracitos algo cansados de aguentar a cana face ao vento, armo a ponteira mais macia e 80gr (esfera peerfurada - as minhas favoritas para as rochas do Algarve) e volto a lançamentos por cima da cabeça. Não ultrapassei os 40 metros com aquele maldito vento a bater :(

Nada de picanços e decidi voltar a lançar um peso decente (120 esfera perfurada), ainda com a ponteira macia e chego talvez a uns 60m.

Conclusões:
A ponteira mais macia é mesmo muito macia, talvez só sirva mesmo para areia e sem grande mar.
A ponteira mais rija parece razoável, com sensibilidade suficiente e capacidade para lançar mais longe, ainda que não o pudesse testar pois tinha a parede de rochas a limitar no INATEL e o vento em Algés.
O carreto é muito, muito nice e com embraiagem precisa.
INATEL só para o pontão ao lado da marina.
Algés só para treinar lançamentos ou em última análise.

NOTA: Estive tentado a ir para a frente do portão do Oitavos Golf da Quinta da Marinha (Guia??), sítio giríssimo onde se pescam coisas piquenas para a fritada mas terrível para gastar material: ou vem peixe ou fica material e quando lá estive faz uns 5 anos, só tirava peixe 50% das vezes. Com o material que acabo de comprar (que é carote) não sei se quero arriscar...

Questões:
> alguma dica para os lançamentos pois acho, que mesmo descontando o vento contrário), não estou a lançar nada de especial.
> algum pesqueiro acessível e engraçado (sarguitos de 200-500gr, douraditas, etc) aqui mesmo perto (ao longo da Marginal ou coisa parecida)?
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

A dica que psso dar é exprimentares lançar com a chumbada no chão... Depois vês a diferença... E tens que encontrar a gramagem certa para cada cana/ponteira.
Desse lado não sei de grandes pesqueiros. Da margem sul já conheço bem.
Sinu

Mensagem por Sinu »

100 Km's percorridos à pesca de pesqueiro e... nada feito!

O vento tornava impossível a descida das escarpas perto do cabo Roca e o mar estava de tal maneira que só uma chumabda de 10Kgs aguentaria firme :(

Ainda andei mais um par de horas nas redondezas na esperança de encontrar algum pesqueiro acessível e abrigado do vento. Encontei alguns spots para surf casting e spinning mas nada que me servisse.

Fui até à guia e como o meu antigo spot estava ocupado, arranquei para o Inatel com o objectivo de experimentar o tal pontão. Estava livre e lá montei o material.

Resultado:
2 chumbadas e 1 anzol perdidos.
2 anzóis da Pro-sargos abertos ?! (nunca mais compro material destes tipos)
5 sargos (250gr cada) e 2 cabozes (1 de 25cm), metade foi para um gatito simpático que andava por lá e o resto para o congelador)

Conclusões:
Com bastante vento e a ponteira mais rígida é difícil de ferrar os peixes pequenitos.
Com a ponteira mais macia ferram-se benzinho.
Os lançamentos (sem grande esforço e por cima da cabeça pois não podia fazer groundcasts) chegaram aos 70m sem vento com 120gr e ponteira macia. O vento soprou muito forte (e lateral)quando tinha a ponteira mais rígida pelo que não sei quanto conseguirei fazer sem vento.
O problema do outro dia era efectivamente o vento contrário - claro que ainda tenho muito que aprender e treinar mas já não me sinto tão triste :)

Próxima aventura:
O spot original no Inatel (ao fundo do calçadão, antes de chegar à praia) mas desta vez à bóia - ontem bateram sargos de 1-1.5Kg. Terei de usar o mesmo material (com ponteira macia) pois não tenho nenhum outro :/
Vou, seguramente, gastar uns bons metros de linha e fazer uma cabeleira ou duas mas que se lixe, quero baptizar o material com um peixe decentezito e aquele local convém-me :)

Boas pescas!
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

Antes de mais epa parabéns pela persistência, e pelo relato da pesca, e sempre deu uns peixitos. Quando pescares à boia, um dia tenta usar carenguejo mouro... Requer muita prática a ferragem, mas vale a pena... se andam lá os de quilo e meio, é o isco ideal.
Responder