Chumbeira redonda ( bola ),para pescar na areia

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbeira redonda ( bola ),para pescar na areia"
na nova versão do site.

Gato

Chumbeira redonda ( bola ),para pescar na areia

Mensagem por Gato »

Ultimamente tenho pescado com um "novo" companheiro de pesca,que surpreendentemente usa uma técnica para pescar na praia (areia) bastante diferente da "minha" e muito eficaz.... Pelo menos tem tido melhores resultados do que eu,ainda não o vi com nehuma grade,ao contrário de mim...ele já me questiona se já apanhei algum peixe na vida!! :oops: :evil:
Trata-se de pescar com uma chumbeira redonda (bola) com 150/180 gr. e com um estralho de pelo menos 2,5 mts... :shock:
Sinceramente quando fomos a primeira vez pescar juntos e eu vi aquela chumbeira a pescar na areia ,disse-lhe logo: - oq é isso?tás f... assim,não vais conseguir pescar... :!: :?: Tem de ser com chumbeiras destas,piramides...Mas ele,confiante e conhecedor da sua técnica não fez caso e aí vai aço....fui pescar com ele sei lá,8 vezes,e nunca veio sem peixe...ainda não tirou nada de kg mas todos somados já dão uma quantia boa..ao contrário de mim,que só tenho apanhado peixe aranha ou fanecas!! :evil:
A montagem dele é mt simples: Madre,destorcedor triplo,para baixo a chumbeira redonda presa por um cordel resistente e no outro buraco para o lado, o estralho,muito comprido...o pormenor do destorcedor parece-me importante uma vez que é um sistema de destorcedor com bastante qualidade (Barros),o qual não tem atrito nenhum quando o estralho quer rodar...praticamente nunca ensarilha,e quando ensarilha,como o estralho é muito grande ,a cana fica sempre "a pescar"..
Tenho de repensar certas técnicas...A minha é a mais simples e arcaica que existe...Madre directa ao chumbo(piramide),"com chicote" e os estralhos presos directamente á madre com sistema de argola..
Cumprs
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Gato, o fermento dentro da carola é para se pôr a funceminar. Esse tipo de chumbada ou outra do género (que role), desde que o pesqueiro o permita (não corra demasiado) é preferível às outras, que tendem a fixar a nossa iscada num determinado local ( a não ser que queiramos mesmo fixá-la num determinado sítio).
Essas chumbadas "rolantes", tendem a procurar, por acção da corrente, os fundões ou covas onde se concentra a comedia que o peixe também procura (ou até areão onde alguns gostam de coçar a barriga :wink: ). Também já sabemos que, e desde que o mar deixe, os estralhos compridos oferecem bons resultados, pois a iscada passeia mais e a folga que dão permite ao peixe abocar com mais confiança o isco pois não sente de imediato a tensão da linha. Torna-se mais difícil manter a linha esticada com a cana em espera pois a chumbada não se finca tão fortemente no fundo. Também torna por vezes o toque do peixe mais imperceptível, pelo que a concentração deve ser maior.
Também se utilizam estas chumbadas em zonas de pedra ou mistas de pedra/areia, pois têem menos tendência a enrochar.
É por isso que temos de analisar o pesqueiro e utilizar por vezes mais do que uma técnica até acertármos. Alterar chumbadas, iscos, formas de iscar, estralhos mais ou menos longos, fios mais ou menos finos, etc. 8)
Gato

Mensagem por Gato »

Certo Master Ramirovsky,a ideia já foi completamente absorvida,agora é só por em prática!! :D
Mas realmente tem toda a lógica,e tal como o meu companheiro me disse "torna-se mais dificil de ferrar o peixe"..."é mais normal o peixe ferrar-se sozinho desta forma",visto que o isco anda completamente solto e os toques menos perceptiveis..mas tb proporciona a q o peixe se ferre sozinho,pois dá perfeitamente para o peixe morder o isco e abalar sem sentir tensão de linha...quando der por ela,já vai no buxo... :twisted: :wink:
Fica bem
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

cabecinha pensadora, como diria o caro cumpadre vincêncio.

por acaso ontem fui pescar com o teu amigo e tambem fiquei com essas duvidas, será que aquilo funciona?!???! depois de estar a pescar...bem, deve funcionar e funciona, porque naquele local as correntes mudam varias vezes de direçao, alias, estão sempre a mudar, questoes de poucos minutos, impressionante, e esse sistema vai de encontro ao peixe, move-se como se move a comedia normal...penso eu de que.
ABEL POLICIA
Utilizador Regular
Registado: sábado set 11, 2004 11:00 pm

chumbeiras

Mensagem por ABEL POLICIA »

pois é amigos ,visto por esses prismas até acho que o amigo ramiro e vocês tenham razão,mas apresento algumas duvidas ,porque já tive precisamente a opiniâo de chamada de atenção por pescadores cá desta zona que com chumbeiras redondas ou de formato de amêndoa não conseguia se não ter os estropos sempre enrolados , :oops: :oops: e desde que pesco com chumbeiras de piramede a coisa foi outra ,mas penso que o ramiro é que talvez tenha razão , ou seja : nem sempre ou nem nunca ...............o melhor é expermentar uma ou outra dependendo do estado do mar e pesqueiro, será ? :roll: :roll: :? :?
Responder