paulo Escreveu:Pois o Ramiro já respondeu em parte ao que ia dizer.
Na pesca à bóia que faço e mesmo chumbadinha, não é pelo carreto que vou perder o peixe, normalmente é pelo fio que no máximo é um 0,25.
De qualquer forma posso garantir-te (porque já içaram) que os modelos Exage 4000 (e o salina ainda mais à vontade) içam bem peixes de quilo, quilo e qualquer coisa.
E não só pelo fio, Paulo.
Içar um peixe pesado da água, sem ajudas, é mais que isso. Antes do peixe sair da água, no momento exacto deve-se imprimir um movimento no sentido ascendente de forma a que o conjunto cana/linha tenha um efeito de fisga e... perdoem-me a expressão, catapulte o peixe para cima. Ou seja, o grande esforço da cana+linha é feito ainda com o peixe dentro de água, que graças à força de impulsão da mesma e à elasticidade da linha e da cana lhe darão um impulso que o trará para o pescador. Observem pescadores mais que batidos a pescar nesses pesqueiros e como os sacam cá para cima sem ajudas. É claro que vai depender da altura a que se pesca, há limites para esta actuação. Não só a altura mas também o tamanho do peixe que lá vem.
Exacto. Falei só no fio para simplificar as coisas, porque normalmente nessa parte que estás a falar ele é o elo mais fraco.
Tenho o modelo acima, o Nexave, e gosto muito do carreto, mas não o utilizaria para esse fim, pesco tipo um telesurf ligeiro, e aí apresenta excelentes resultados.
Paulo, eu o catana, só conheço de o ter na mão, a nível de conhecimentos, é o meu Nexxave fa, que adoro, mas como te disse para telesurf, onde tem performances que considero optimas para os 45 euros que me custou. Está impecável com quase 2 anos, mas eu também o trato muito bem. é o meu carrete de estimação para um determinado local que vou, não por achar que é o melhor, mas porque me dá segurança, dentro de um preço acessível. Por exemplo para surfcasting já não o acho bom, e para a boia, só se for num pontão, em altura não, mas também pelo preço, não se pode pedir milagres.
Há no entanto uma coisa que te digo, não sendo pelas marcas em si( porque são realmente boas), mas eu gosto muito em carretes da daiwa, shimano e banax, porque são marcas que me garantem qualidade, e isso é indesmentível. Existem marcas que podem ter 1 ou outro modelo bom, mas estas tem na sua maioria excelentes opções. Em quase 2 anos, o Nexave, não lhe falta um bocado de tinta(já pescou umas 40 a 50 vezes), depois outros de preços similares, como o TE da Vega, que eu gosto muito, e que tem um bom trabalhar e que até me parece mais forte, mas em 6 ou 7 idas à pesca, já começou a sair a tinta da parte de cima do drag, o que me faz sempre chegar à mesma conclusão, exprimento, exprimento, mas volto sempre ao mesmo, e não deve ser à toa( vá, não me ataquem os amantes de outras marcas, que sei que existem bons carretes em várias, apenas me refiro ao geral).
Sem querer influenciar a tua decisão, olha que embora muito fiáveis, em altura estas gamas da Shimano, não me parecem a melhor opção, mesmo um peixe de 1 quilo, obriga a esforço.
Desculpem mas estão a falar de carretos de que tamanho, Catana, Nexave de que tamanho? Se já estão a falar em telesurf certamente não é um 4000
Eu Catana não tenho nenhum, tenho um Nexave FA 4000 e dois Exage FA 4000 ambos servem perfeitamente para a bóia, mas pela diferença de preço entre um e outro se tivesse que optar comprava o Exage que me dá mais garantias.