Boas
Ando a procura de um carreto para pesca a boia até 100€, costumo pescar na Zona de Peniche, vou varias vezes por ano a Berlenga, na ilha do baleal, toda a zona até São Bernardino, ou seja pesco desde os 10 metros de altura até ao nivel do mar...
Pratico mesmo boia e nao pião xD
Mas não consigo decidir.me num carreto. Será que alguem conhece um bom carreto para esta zona de pesca?
Cumprimentos
Paulo Martins
Carreto para pesca a boia
Re: Carreto para pesca a boia
Bem até 100€...
Eu gosto do meu Okuma Salina SA55 (é o que tenho usado mais ultimamente parta bóia e chumbadinha) e também dos Shimano Exage 4000FA.
Quando é uma pesca mais leve, tipo carapau, já uso carretos um pouco mais leves, o que tenho usado ultimamente é um Shimano Symetre 2500 (comprei o RI - Drag traseiro - porque estava numa promoção, mas prefiro carretos de drag dianteiro).
Eu gosto do meu Okuma Salina SA55 (é o que tenho usado mais ultimamente parta bóia e chumbadinha) e também dos Shimano Exage 4000FA.
Quando é uma pesca mais leve, tipo carapau, já uso carretos um pouco mais leves, o que tenho usado ultimamente é um Shimano Symetre 2500 (comprei o RI - Drag traseiro - porque estava numa promoção, mas prefiro carretos de drag dianteiro).
Boas Paulo, olha até esse valor, deixa lá ver... Daiwa oceano exceler(100), bom carrete, forte. Banax si 1300 (80) forte,e regular. O okuma Salina, é robusto para um carrete pequeno(80), o Penn Sargus, muito rápido, mas forte (80).
Se fores até aos 150 já tens 2 ou 3 de qualidade mais elevada, mas estes são porreiros. Atenção, que se pescares mais em altura, tens que subir o modelo para um 6000, senão ele não te iça nada.
Se fores até aos 150 já tens 2 ou 3 de qualidade mais elevada, mas estes são porreiros. Atenção, que se pescares mais em altura, tens que subir o modelo para um 6000, senão ele não te iça nada.
Iça iça.FILIPEPC Escreveu:Atenção, que se pescares mais em altura, tens que subir o modelo para um 6000, senão ele não te iça nada.

Estás a falar do salina? Mas que altura Paulo? E que peso de peixe? Depende, eu aos sargos de 300 gr, até os meus vegas, é na boa, agora aos sargos velhos de quilo e tal, tá bem tá, quando amandam a cacetada, o carrete se for fraco, não o iça. Os modelos pequenos tem mais dificuldades, embora eu prefira os carretes mais leves.
A pescar de alguma altura, para alguns exemplares mais crescidotes, o material tem de ser a condizer. E içar peixe sem ajuda de rabeca é preciso saber fazê-lo. Se fôr só à base de carreto, o mais certo é perder-se o peixe. 

Pois o Ramiro já respondeu em parte ao que ia dizer.
Na pesca à bóia que faço e mesmo chumbadinha, não é pelo carreto que vou perder o peixe, normalmente é pelo fio que no máximo é um 0,25.
De qualquer forma posso garantir-te (porque já içaram) que os modelos Exage 4000 (e o salina ainda mais à vontade) içam bem peixes de quilo, quilo e qualquer coisa.
Na pesca à bóia que faço e mesmo chumbadinha, não é pelo carreto que vou perder o peixe, normalmente é pelo fio que no máximo é um 0,25.
De qualquer forma posso garantir-te (porque já içaram) que os modelos Exage 4000 (e o salina ainda mais à vontade) içam bem peixes de quilo, quilo e qualquer coisa.
E não só pelo fio, Paulo.paulo Escreveu:Pois o Ramiro já respondeu em parte ao que ia dizer.
Içar um peixe pesado da água, sem ajudas, é mais que isso. Antes do peixe sair da água, no momento exacto deve-se imprimir um movimento no sentido ascendente de forma a que o conjunto cana/linha tenha um efeito de fisga e... perdoem-me a expressão, catapulte o peixe para cima. Ou seja, o grande esforço da cana+linha é feito ainda com o peixe dentro de água, que graças à força de impulsão da mesma e à elasticidade da linha e da cana lhe darão um impulso que o trará para o pescador. Observem pescadores mais que batidos a pescar nesses pesqueiros e como os sacam cá para cima sem ajudas. É claro que vai depender da altura a que se pesca, há limites para esta actuação. Não só a altura mas também o tamanho do peixe que lá vem.