Cana para Chumbadinha

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Cana para Chumbadinha"
na nova versão do site.

redhat
Registado: quarta abr 14, 2010 12:19 am

Cana para Chumbadinha

Mensagem por redhat »

Boas, pessoal.

Não conhecia a tecnica de pesca "chumbadinha" e este Fim-de-semana que passou fui a pesca e vi pessoal a pesca desta forma e fiquei com o bichinho de experimentar. Já tinha pescado ao sentir, que na minha opinião é o mais parecido com o chumbadinha, mas o problema é que muitas vezes os pesqueiros são altos o que torna pescar ao sentir impossível mas com o carreto deixa de haver esse problema :D

Gostaria de opiniões para saber que cana comprar e algumas lojas onde poderei comprar a cana que não conheço nenhumas boas e de preferência com preços de crise. Apenas vi na decathlon mas não sei se as canas deles são boas para este tipo de pesca e se o material tem alguma qualidade. Carreto tenho.
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Cana para Chumbadinha

Mensagem por Paulo »

A minha cana preferida de chumbadinha é uma Byron Mammoth Power XP 420, como podes ver tem 4,2m. Penso que ainda haverá essa cana à venda esta comprei há uns seis anos e continua a ser a minha preferida.

Por vezes uso outras que tenho, como a Vega Chromium (5,5m) ou mesmo a Hiro Strong (5m) ou a minha cana de bóia ligeira Vega Emporio (5m). Não compres uma cana com mais de 5 metros e mesmo as de 5 metros cuidado para não ser um muito "bambalhona", que isso deficulta e muito a ferragem. No outro dia por exemplo fui testar na chumbadinha a Tica de 6m e foi para esquecer.
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

O Paulo é um batido na chumbadinha, logo tens um concelho de valor. Eu deixo mais 2 que adoro. A shimano forcemaster 4mt com ponteira de areia, e a vega chanleger 4mt, muito poderosa, com um carbono espectacular, nada bambalhona. Tenta ver se encontras alguma.
redhat

Mensagem por redhat »

Obrigado pelas respostas, pelo que estou a ver afinal as canas não precisam de ser muito grandes, eu estava a pensar numa cana com o mínimo de uns 5m e pelas respostas estou a ver que 5m deve ser o máximo.
Já agora isso são canas para que preços aproximadamente?
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Dependem... Nenhuma delas em promoção custou mais de 100€.

A Byron até custou algo menos e na altura ofereciam uns carretos Alice da Byron = Vega Regal (bons carretos da Ryobi).

A mais barata acho que foi a Emporio que na altura saquei se bem me lembro por uns 40 e tal €.
redhat

Mensagem por redhat »

Obrigado a todos pelas respostas.
Penso que vá a pesca este fim-de-semana a ver se consigo comprar a cana depois digo algo por aqui.

Já agora uma pergunta andei a ver mas ainda não encontrei como e que fazer o estralho.
Pelo que eu vi as outras pessoas pescarem a chumbada estava muito perto do anzol.

Tenho umas quantas soluções para fazer o estralho mas não sei se são boas. Posso empatar um anzol e depois meter nesse fio a chumbada e juntar o fio do anzol com o do carreto (não sei o nome do nó mas com o nó que se usa para juntar 2 fios)

Outra solução meter a chumbada no fio do carreto fazer uma argola na ponta com nó duplo e depois meter o anzol na argola normalmente.
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Eu uso uma chumbada de oliva, ou bola, depois ponho uma missanga/batente daqueles verdinhos por baixo, amortece logo a pancada, e só depois um destrocedor. Depois aí é que ponho o estralho de preferência comprido.
O preço da Forcemaster ronda os 75, a challenger 50.
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Vai ver à e-zine nº 0

http://www.pescador.com.pt/e-zine/

É uma oliva a deslizar pelo fio abaixo (bate no anzol, ou melhor, no isco).

Tens o fio do carreto, juntas uns metros de fio (que usas nos estralhos) depois a oliva corre neste fio, a este fio fazes o empate do anzol, na prática estás a pescar directo.
Responder