Cana para chumbadinha

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Cana para chumbadinha"
na nova versão do site.

liciniofaria
Registado: sábado fev 27, 2010 8:06 pm

Cana para chumbadinha

Mensagem por liciniofaria »

Que cana me aconcelham para a pesca á chumbadinha?
Abraço :beer:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Cana para chumbadinha

Mensagem por Paulo »

Como há várias interpretações da pesca à chumbadinha, tenho de perguntar qual é a sua.

Para si pesca a à chumbadinha é feita com chumbos de quantas gramas?
liciniofaria

Amigo paulo, por norma na zona onde costumo pescar (Figueira) não existe muita pedra, tirando alguns sitios como o cabo mondego, e tambem não é uma pesca muito praticada por aqui.
Eu tenho uma cana de corrico (hiro Optium Bass, acção 50-100g) que tenho pescado com ela, mas que ao meu ver é pouco sensivel e um pouco pesada. È uma pesca que tenho feito com alguns resultados usando chumbos de 20 a 50g e usando como isco vermes como minhocão e minhoca do lodo ou camarão. Tenho pescado em praias, junto aos molhes, e onde me tenho safado melhor, é a pescar para dentro da marina com minhocão(proibido). Espero que me possam ajudar. Obrigado.
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Pois é o velho dilema. Para mim chumbadinha é até 10gr. Com muito esforço e mar muito bravo vá-la umas 15gr.

Quando pesco com pesos maiores por norma utilizo canas de telesurf.

Tenho algumas canas de acção por exemplo dentro das 20-100gr (Capedo da Hiro, Chromium da Vega) mas por acaso nunca me deu para as testar com pesos maiores que 20gr... manias. :join: É que para mim mesmo essas canas continuam a ser canas de bóia e que desenrascam na minha chumbadinha. Na chumbadinha que pratico a ideia é a pesca estar sempre em movimento.

Se coloco 20, 30 ou 40 gramas, a pesca está parada, por isso para esses pesos opto por canas de pesca ao fundo.
liciniofaria

Caro Paulo, então a sua pesca é praticada por norma até ás 15g, e aí qual é o tipo de cana que aconcelha? Sabe que eu não me estava a ver pescar com uma cana de corrico com 10g. Desculpe a minha ignorancia. :fixe:
Já de agora eu li num tópico que uma cana boa para a chumbadinha era uma cana de spining, o que acha?
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

liciniofaria Escreveu:Caro Paulo, então a sua pesca é praticada por norma até ás 15g, e aí qual é o tipo de cana que aconcelha? Sabe que eu não me estava a ver pescar com uma cana de corrico com 10g. Desculpe a minha ignorancia. :fixe:
Já de agora eu li num tópico que uma cana boa para a chumbadinha era uma cana de spining, o que acha?
Para mim qualquer cana de bóia serve para pescar à chumbadinha, depois tal como na pesca à bóia conforme os pesqueiros, conforme a cana.

De todas a que tenho a que continuo a gostar mais é uma Byron Mammoth XP de 4,20m.

Acerca da cana de spinning, se for uma com 3 ou mais metros em certos pesqueiros até pode servir. Principalmente se for de acção rápida.
liciniofaria

E qual a acção dessa sua cana?
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Ontem não respondi porque sabia que alguem ia perguntar qual a acção da pesca à chumbadinha. O Paulo sabe que eu por exemplo ponho a chumbadinha/telesurf, tudo na mesma pesca, com depois as divisões de pesos, consoante a zona. Se for a chumbadinha do Paulo, acho que uma cana de boia está optima, se for um pouco mais va lá até umas 50/60 gramas já pede algo mais, acima disso para mim já é uma cana de telesurf clássico.
Ajudas, olha tenho 2 que gosto bastante. até 40 gramas uso a Vega Chanleger 4mt. muito boa. De 40 a 80 gramas, uso a Shimano Forcemaster(acção até 80 máximo), que é a minha preferida. Pesa 200 e pouco gramas, tem uma ponteira de areia, muito sensível, e é uma malha de cana. :join:
Responder