Abraço
Cana para chumbadinha
-
liciniofaria
- Registado: sábado fev 27, 2010 8:06 pm
Cana para chumbadinha
Que cana me aconcelham para a pesca á chumbadinha?
Abraço
Abraço
Re: Cana para chumbadinha
Como há várias interpretações da pesca à chumbadinha, tenho de perguntar qual é a sua.
Para si pesca a à chumbadinha é feita com chumbos de quantas gramas?
Para si pesca a à chumbadinha é feita com chumbos de quantas gramas?
-
liciniofaria
Amigo paulo, por norma na zona onde costumo pescar (Figueira) não existe muita pedra, tirando alguns sitios como o cabo mondego, e tambem não é uma pesca muito praticada por aqui.
Eu tenho uma cana de corrico (hiro Optium Bass, acção 50-100g) que tenho pescado com ela, mas que ao meu ver é pouco sensivel e um pouco pesada. È uma pesca que tenho feito com alguns resultados usando chumbos de 20 a 50g e usando como isco vermes como minhocão e minhoca do lodo ou camarão. Tenho pescado em praias, junto aos molhes, e onde me tenho safado melhor, é a pescar para dentro da marina com minhocão(proibido). Espero que me possam ajudar. Obrigado.
Eu tenho uma cana de corrico (hiro Optium Bass, acção 50-100g) que tenho pescado com ela, mas que ao meu ver é pouco sensivel e um pouco pesada. È uma pesca que tenho feito com alguns resultados usando chumbos de 20 a 50g e usando como isco vermes como minhocão e minhoca do lodo ou camarão. Tenho pescado em praias, junto aos molhes, e onde me tenho safado melhor, é a pescar para dentro da marina com minhocão(proibido). Espero que me possam ajudar. Obrigado.
Pois é o velho dilema. Para mim chumbadinha é até 10gr. Com muito esforço e mar muito bravo vá-la umas 15gr.
Quando pesco com pesos maiores por norma utilizo canas de telesurf.
Tenho algumas canas de acção por exemplo dentro das 20-100gr (Capedo da Hiro, Chromium da Vega) mas por acaso nunca me deu para as testar com pesos maiores que 20gr... manias.
É que para mim mesmo essas canas continuam a ser canas de bóia e que desenrascam na minha chumbadinha. Na chumbadinha que pratico a ideia é a pesca estar sempre em movimento.
Se coloco 20, 30 ou 40 gramas, a pesca está parada, por isso para esses pesos opto por canas de pesca ao fundo.
Quando pesco com pesos maiores por norma utilizo canas de telesurf.
Tenho algumas canas de acção por exemplo dentro das 20-100gr (Capedo da Hiro, Chromium da Vega) mas por acaso nunca me deu para as testar com pesos maiores que 20gr... manias.
Se coloco 20, 30 ou 40 gramas, a pesca está parada, por isso para esses pesos opto por canas de pesca ao fundo.
-
liciniofaria
Caro Paulo, então a sua pesca é praticada por norma até ás 15g, e aí qual é o tipo de cana que aconcelha? Sabe que eu não me estava a ver pescar com uma cana de corrico com 10g. Desculpe a minha ignorancia.
Já de agora eu li num tópico que uma cana boa para a chumbadinha era uma cana de spining, o que acha?
Já de agora eu li num tópico que uma cana boa para a chumbadinha era uma cana de spining, o que acha?
Para mim qualquer cana de bóia serve para pescar à chumbadinha, depois tal como na pesca à bóia conforme os pesqueiros, conforme a cana.liciniofaria Escreveu:Caro Paulo, então a sua pesca é praticada por norma até ás 15g, e aí qual é o tipo de cana que aconcelha? Sabe que eu não me estava a ver pescar com uma cana de corrico com 10g. Desculpe a minha ignorancia.![]()
De todas a que tenho a que continuo a gostar mais é uma Byron Mammoth XP de 4,20m.
Acerca da cana de spinning, se for uma com 3 ou mais metros em certos pesqueiros até pode servir. Principalmente se for de acção rápida.
-
liciniofaria
E qual a acção dessa sua cana?
Ontem não respondi porque sabia que alguem ia perguntar qual a acção da pesca à chumbadinha. O Paulo sabe que eu por exemplo ponho a chumbadinha/telesurf, tudo na mesma pesca, com depois as divisões de pesos, consoante a zona. Se for a chumbadinha do Paulo, acho que uma cana de boia está optima, se for um pouco mais va lá até umas 50/60 gramas já pede algo mais, acima disso para mim já é uma cana de telesurf clássico.
Ajudas, olha tenho 2 que gosto bastante. até 40 gramas uso a Vega Chanleger 4mt. muito boa. De 40 a 80 gramas, uso a Shimano Forcemaster(acção até 80 máximo), que é a minha preferida. Pesa 200 e pouco gramas, tem uma ponteira de areia, muito sensível, e é uma malha de cana.
Ajudas, olha tenho 2 que gosto bastante. até 40 gramas uso a Vega Chanleger 4mt. muito boa. De 40 a 80 gramas, uso a Shimano Forcemaster(acção até 80 máximo), que é a minha preferida. Pesa 200 e pouco gramas, tem uma ponteira de areia, muito sensível, e é uma malha de cana.