As amostras de spinning e a lei?

Spinning / Corrico na Costa
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"As amostras de spinning e a lei?"
na nova versão do site.

Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

As amostras de spinning e a lei?

Mensagem por Ramiro »

Caros amigos,
Ontem à noite, estava eu na pesca quando passou por mim um "velho lobo do mar" (mestre Cachola) que tinha estado também a pescar e ía a caminho de casa. Estivémos a trocar umas palavras e veio à conversa a intensa actividade da Polícia Marítima na zona, à caça dos artistas que colocam redes e aparelhos nas praias, quando ele me disse que eles estão a implicar com as amostras de spinning. Como se sabe, estas amostras tem 2 ou 3 fateixas, conforme o tamanho da amostra. Ao que parece, e de acordo com a lei, cada pescador pode utilizar até 3 anzóis por arte. Como as fateixas são de 3 pontas e admitindo por exemplo uma amostra de 2 fateixas, consideram a arte com 6 anzóis, logo em infracção à lei. Será assim ou a Polícia estará a ser mais papista que o Papa?
Nolte
Registado: quarta jan 04, 2006 4:56 pm

As amostras de spinning e a lei.

Mensagem por Nolte »

:? Ben eu acho que isso seria o fin da maior parte das amostras, nao e verdade, assim como muitos postos de trabalho, nos paises por onde tenho pescado uma fateixa e considerado un anzol, se eles ai en Portugal entenderen que serao 3 entao alguen esta a trabalhar mal mas nao serao de certeza os pescadores!
Ja se imaginou uma Rapala Magnum de 24 cm a trabalhar con um unico anzol;!!! Grande enchimento de pneus nao e verdade, mas de certos individuos no poder e de esperar de tudo, so espero que o pessoal nao se cale a esse respeito e faca ver a esses (profissionais) que a coisa tamben funciona de outra maneira, e ate melhor!
Cumprimentos, e ha que por a Rapala a fugir a frente deles!
Filipe Cardoso
ilicium
Registado: sexta nov 27, 2009 10:26 am

Re: As amostras de spinning e a lei?

Mensagem por ilicium »

Boas,agradecia mais informação nesta matéria,porque algumas das minhas Amostras têm 3 fateixas,ao que me pareceu eles querem iquiparar 3 fateixas ,a nove anzois,mas eu respondo-lhes olhe srº agente uma cana se Surfcasting com 3 anzois iscados pode trazer 3 peixes(coisa rara),mas uma Amostra funciona como um unico Isco só trás 1 de cada vez,por isso esta lei está muito mal explicada,devia ter +alineas :moca: :pay:em defesa do Pescador compridor(nas medidas minimas de captura,etc)agora Leis Cómicas como cortar o rabo aos peixes,e essa das fateichas,dão cá uma revolta,a p.m vá em cima das malhas ilegais,dos traficantes,contrabandistas,mas deixem os Pescadores LUDICOS com consciencia daquilo que fazem,PESCAR à vontade com grades ou não nos temos um Amigo que é o Mar e ele sabe lidar severamente com todo o tipo de ganancia,não quero viver num quintal ,mas sim num PORTUGAL JUSTO PARA TODOS! :pay: :2dedos:
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Não existe conhecimento de ninguem que tenha sido multado por algo semelhante. O tópico tem 4 anos, na altura as leis ainda estavam a ser forjadas, e era natural tal situação. Alias todos têm amostras com 2 ou 3 fatechas, logo não à nada a dizer sobre este assunto.
A única coisa que deves ter em conta é que tens que ter a licença contigo, junto do b.i., teres atenção ao tamanhoi das especies e pouco mais. Essa de cortar o rabo, deves saber o porque? E embora eu ache ridículo tal lei, deves somente ter atenção, à saida do pesqueiro se vês alguem por perto, mas podes sempre invocar que ainda vais cortar o rabo, porque ate te ires embora ainda podes fazê-lo.
Talvez essa lei em breve seja alterada, existem pessoas, a tentarem alterar alguns aspectos essenciais da pesca. Quanto ao resto mais vale esqueceres, é uma luta que não será ganha por nós, porque o problema não está na pesca, mas sim na sociedade em si.
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

O Decreto lei diz no Artigo nº2 Alinea e) e passo a citar " «Corripo ou corrico» o aparelho de anzol constituído
por uma linha simples com até três anzóis ou amostras que podem ter acoplados anzóis triplos tipo fateixa, que é rebocado à superfície ou subsuperfície por uma embarcação ou a partir da costa;"
Ou seja a lei é omissa em relaçao ao numero de fateixas que podem ser usadas, logo não pode existir ilegalidade em usar 3 fateixas numa amostra :fixe: :fixe: :fixe:
Responder