linhas multifilamento

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"linhas multifilamento"
na nova versão do site.

jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Re: linhas multifilamento

Mensagem por jopinto »

Pessoalmente gosto de encher bem o carreto até às bordinhas porque.... :pay:
...porque quando enchemos o carreto, não o fazemos como se estivessemos a puxar um peixe de kilo (por exemplo), e nessa circunstancia, o enchimento fica mais "soft", daí que quando se puxa (ou não) o tal peixe de kilo, o fio já é enrolado com mais força e já pouco fica nas bordinhas, ou seja fica mais bem arrumado... :join:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

A razão pela qual não se deve encher muito o carreto é a apontada. Mas... :join:

Nunca deixei 6 a 5 mm de espaço, normalmente e nas pesca que têm tendência a formar cabeleiras (lançamentos mais leves como bóia e spinning) deixo 2 a 3 mm de espaço, é mais que suficiente.

Nas restantes (pesca ao fundo) é até praticamente à borda da bobine, deixo 1 milímetro ou menos, depois basta ter cuidado nos primeiros lançamentos, que nos seguintes com o peso ao puxar a pesca o fio acama melhor.

Já várias vezes em surfcasting quando tinha 5 ou 6 mm de espaço resolvi meter mais fio na bobine porque estava a perder metros preciosos nos lançamentos. :pay:
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Apesar do tópico não falar do assunto e como aflorei o facto e alguém discordou, que junto citação...
FILIPEPC Escreveu:Só um reparo, não se lavam os carretos todos, apenas as bobines do fio, a menos que tenha os modelos recentes de 2 determinadas marcas, que já o permitem. abraço.

... gostava de saber o que fazem ao carreto após uma acção de pesca no mar, seja embarcada ou apeada, eu disse que o lavo com água doce, mas não é a jacto de água, mas posso explicar mais pormenorizadamente como o faço, após ouvir o porquê do mesmo não ser lavado.

Boa continuação.

Braga.
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.

Apesar do tópico não falar do assunto e como aflorei o facto e alguém discordou, que junto citação...
FILIPEPC Escreveu:Só um reparo, não se lavam os carretos todos, apenas as bobines do fio, a menos que tenha os modelos recentes de 2 determinadas marcas, que já o permitem. abraço.

... gostava de saber o que fazem ao carreto após uma acção de pesca no mar, seja embarcada ou apeada, eu disse que o lavo com água doce, mas não é a jacto de água, mas posso explicar mais pormenorizadamente como o faço, após ouvir o porquê do mesmo não ser lavado.

Boa continuação.

Braga.
Boas Braga.

Penso que a afirmação tem mesmo a ver com essa diferença apontada.

Em tempos (por ignorância) tinha hábito de fazer isso mesmo, lavar no chuveiro todo o carreto, é que para mim lavar era lavar #-o #-o , depois quando foi abrir um deles tive uma surpresa desagradável, algumas partes interiores já estavam a mostrar sinais de corrosão porque havia água que entrava para dentro do carreto.

Penso que o ideal é passar com um pano húmido pelo corpo do carreto, quanto às bobines essas podem ser lavadas à vontade, ou mesmo serem deixadas algumas horas dentro de um alguidar com água doce. Podemos de vez em quando também utilizar um pano com vaselina liquida no corpo do carreto para darmos uma maior protecção.
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
Claro que é preciso ter algum cuidado com a quantidade de água que se coloca no carreto, onde e como se faz. Nunca meto o carreto directamente debaixo do chuveiro ou torneira, dada a pressão que saíem de ambos os locais, eu por norma abro a torneira ligeiramente, seguro o carreto com uma mão e com outra vou colocando a água sobre o mesmo, dado que existem locais onde o pano não consegue chegar.
Limpo com um pano com boa absorção, mesmo assim deixo a secar e depois lubrifico-o, mas quem tiver um compressor em casa, pode utilizá-lo a retirar as pequenas gotículas, que esteja mais escondidas e depois dar-lhe o tratamento seguinte.
Tive um carreto, cuja tinta começou a sair pelas zonas, onde o pano não chegavam, depois foi a alastrar da situação.
Mas compreendo a ideia, contudo tem haver com os cuidados de cada um ao seu material.
Um abraço e continuação dum óptimo 2010.
Braga.
Responder