Fio para 2ª bobine

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Fio para 2ª bobine"
na nova versão do site.

Biri
Registado: sexta out 23, 2009 2:59 pm

Fio para 2ª bobine

Mensagem por Biri »

Boas

Precisava de uma opinião acerca da espessura, marca e tipo de fio para pescar ao fundo e à chumbinha na rocha, visto que o meu actual se torna um pouco fraco. na 1ª bobine tenho o trabuco T-force 0,30 azul, mas agora com este mar e com as douradas a "partir", precisava de uma opinião mais experimentada nestas lides.
p.s. Já agora tb acerca de um fluorocarbono para fazer empates.

Obrigado

Boas pescarias
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Fio para 2ª bobine

Mensagem por Paulo »

Boas.

Não sei o que entende por pesca à chumbinha, mas eu utilizo canas diferentes e carretos diferentes (logo fios diferentes) para pescar à chumbadinha ou para pescar ao fundo na rocha.

Nos carretos de pesca ao fundo tenho nylon barato 0,40.

http://www.pescador.com.pt/e-zine (veja os artigos sobre as prisões na rocha)
Biri

Fio para 2ª bobine

Mensagem por Biri »

Bom dia

Pois tal como diz, eu também tenho canas e carretos diferentes para as duas modalidades, e tenho obtido bons resultados com o fio actual, mas para pescar de inverno, com o mar "picado" e como tal maior risco de enrochar precisava de um fio mais resistente mas sem ser demasiado grosso.
Tenho alguns companheiros que me recomendam o T-force da trabuco no 0,35 mas como não me quero precipitar gostava de ouvir outras opiniões acerca de outras marcas e espessuras.

Obrigado pela resposta
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Biri Escreveu:Bom dia

Pois tal como diz, eu também tenho canas e carretos diferentes para as duas modalidades, e tenho obtido bons resultados com o fio actual, mas para pescar de inverno, com o mar "picado" e como tal maior risco de enrochar precisava de um fio mais resistente mas sem ser demasiado grosso.
Tenho alguns companheiros que me recomendam o T-force da trabuco no 0,35 mas como não me quero precipitar gostava de ouvir outras opiniões acerca de outras marcas e espessuras.

Obrigado pela resposta
Então que tal explicar um pouco melhor qual o tipo de pesca que pratica.

Estamos a falar de pesca ao fundo (apeada) na pedra, certo?

Qual a gramagem das chumbadas que utiliza para a pesca ao fundo e para a tal chumbinha?

Quanto ao fio, quer mais resistente para o conseguir soltar mais facilmente em caso de prisões (para não rebentar tão facilmente quando tenta soltar a pesca)?

Já agora ao fundo pesca com quantos anzóis?
Biri

Fio para 2ª bobine

Mensagem por Biri »

boas

Sim, para pescar da costa em rochas, muitas das vezes com muito marisco, perceves, mexilhão, etc.

A minha questão prende-se um pouco com a possibilidade de retirar o material das várias prisões, mas mais com a capacidade de aguentar um peixe maior, sem que o mesmo se meta nos buracos ou que um eventual toque na rocha faça com que o fio ceda.

Normalmente à chumbadinha pesco com 20g, 30g ou 50g raramente mais que isso pois se for preciso mais do que isso a zona onde costumo pescar não fica acessível e ~pura e simplesmente não pesco lá. Quando acho necessário pesco à boia mas para isso tenho outro equipamento já testado e comprovado.

Para pescar ao fundo, o que faço poucas vezes, costumo utilizar até às 150 g mas são tão poucas vezes que qualquer fio que use nas rochas tb terá de servir para o fundo.

Depois de pesquisar um pouco na net tive boas referencias do gorilla uc-4 e do flomax tekline, devido á resistencia à tensão :moca: e ao bom comportamento anti-abrasivo :join: . que me dizem destes fios? :hellllp:

Obrigado

Filipe

P.S.Quando quiserem combinar uma pescaria na zona de Sines ou Milfontes cá estarei para marcar. :let:
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Já fiquei um pouco mais esclarecido.

A pesca à chumbadinha têm várias vertentes / interpretações, por isso é que perguntei os pesos dos chumbos.

É que para mim chumbadinha é com pesos entre as 2gr e as 10gr, por vezes em situações de mar muito bravo talvez umas 15gr.

Mais que isso para mim pesca ao fundo, a pesca à chumbadinha pelo menos como a vejo é uma pesca dinâmica, o isco/chumbo não fica estático num local mas anda de pedra em pedra de buraco em buraco "à procura" do peixe. Se a montagem fica parada num determinado local, para mim é pesca ao fundo.

Mas adiante. Muitas vezes temos de pescar com estralhos finos para conseguirmos ter toques, logo o principal problema da espessura do fio não se encontra no fio do carreto mas sim no fio do estralho. Podemos sempre aumentar, por exemplo para um 0,40 mas o mais certo é estarmos a fazer com que o peixe deixe de picar.

Um dos fios qu normalmente utilizo nos estralhos e nas baixadas da chumbadinha é o UC4 da Tubertini, com medidas desde o 0,20 ao 0,30.

Em termos de fio do carreto, tenho um fio normal 0,30 no carreto de chumbadinha e um fio de nylon barato 0,40 nos carretos de pesca ao fundo na pedra.

Muitas vezes e agora falo da pesca ao fundo, quando há prisões o fio que parte é o do estralho. Porque é o mais fino. Uma das formas de evitarmos isto é pescar com apenas um anzol, iscar convenientemente e não deixar a pesca muito tempo na água, para evitar que os peixes limpem a isca. Na maioria da vezes os anzóis prendem por estarem sem isca.
Nunocosta38
Registado: segunda jun 15, 2009 8:14 pm

Mensagem por Nunocosta38 »

Boa noite a todos! Vou começar a dizer ao nosso amigo Biri que tem muito bom fio para pescar ao fundo do que esse trabucco que na minha opinião não vale nada, muita memória, um pouco rijo, e ao fim de pescar um dia inteiro no mar a cor do fio começa a desaparecer e começa a ficar aspro e nota-se o roçar do fio nos passadores o que vai provocar não se conseguir efectuar lançamentos muito longos... Também aconselho a utilizar sempre mais que uma bobine e com fios diferentes para fazer outro tipo de pesca, na questão de fio para o fundo a Tubertini tem um fio muito bom que é o Tecknocast penso que seja assim que se escreve o nome do fio, também para pescar em locais com muita pedra aconselho que o amigo coloque na chumbada um elástico fino, no caso de a chumbada ficar presa com um peixe ferrado com a força ue vai exercer acaba por partir o elástico mas o peixe bem cá pra fora, isto na eventualidade de pescar relativamente perto tipo 10 metros ou 15, mais do que isso só colocando um destorcedor na madre para engatar a chumbada e colocar uma ponta de fio o,30 tipo 15 a 20 cm, abraço!
Biri

Mensagem por Biri »

Obrigado,

Em relação á pesca com a chumbadinha, costumo pescar com uma chumbada tipo olivete com este peso pois os sitios onde costumo pescar são mesmo de águas bravas, e se não consigo manter alguma tensão no fio não consigo evitar que a iscada se desloque para sitios com muitas prisões, perco não só o material mas também o peixe :dificil: . Os locais onde costumo pescar são um pouco complicados de pescar pois gosto de pescar no final de canais onde as ondas arrastam todo o tipo de "bichesas" que se soltam das rochas, e são também sítios de falésias mais ou menos altas e o vento, como sabem também é um factor a ter em conta na altura do lançamento e depois do acompanhamento do movimento do isco pelo fundo.

Quanto ao fio que tenho usado, tenho obtido bons resultados, embora tal como o Nunocosta38 disse, o fio tornasse um pouco baço pela abrasão na rocha. Mas embora o fio pareça um pouco enfraquecido pelo atrito, continua a ter optimas prestações em tensão e aguenta tanto como se não se tivesse roçado nas pedras durante muito tempo. Em relação à dureza do fio, por acaso nunca tinha reparado pois costumo sempre usar um fio mais fino para o empate, normalmente mais fino. agradeço a sua opinião e já agora a que fios se refere quando fala em melhores que o T-force?

Qual a vossa opinião em relação ao Flomax? tive muito boas impressões dos fios tekline, já li algures que o "flomax faz trax" mas penso que não será bem assim, pois uso o 0,12 tekline na pesca em águas interiores, quer em competição que só por diversão e não é hábito "fazer trax" nem com carpas de tamanho mais considerável. Há um fluorocarbono da flomax próprio para o uso no mar com uma resistencia "DECLARADA" :pay: para o 0.35 de 10,700 o que nem é mau de todo.

Que me dizem?

Obrigado

p.s. Não há meio deste tempo levantar um bocado para poder sair de novo para pescar!!!!!!
Responder